Vestibular 2018: e agora, por onde começar a estudar?

E aí, você já está pensando no vestibular 2018? Se para quem apenas estuda, já é difícil organizar a rotina de estudos, imagine para quem também trabalha! Porém, seja qual for o seu caso, existem algumas dicas certeiras que vão ajudar você a se preparar bem para esse momento tão importante.

Cursar uma universidade é o sonho de muitas pessoas, e alcançar esse objetivo requer muita disciplina e dedicação. Então, continue a leitura e confira as dicas incríveis que separamos para ajudar você a se sair bem no vestibular 2018! Vamos lá?

Conheça e analise o edital

Antes de começar o estudo propriamente dito, é interessante que você leia o edital com cuidado e atenção para saber exatamente quais conteúdos de cada disciplina vão ser cobrados nas provas.

Todas as informações referentes ao vestibular, como documentos necessários e local de aplicação, estarão no edital e, por isso, você deve analisá-lo com calma. Dessa forma, é possível evitar certos contratempos, como confundir o horário (e correr o risco de chegar atraso e perder a prova) ou se surpreender com um conteúdo “inesperado”.

Elabore um cronograma

Depois de se inteirar a respeito das orientações presentes no edital, vem o momento de definir quando e como você vai estudar.

O ideal é estipular um determinado número de horas por dia, considerando a sua rotina, para que o tempo destinado aos estudos seja efetivamente cumprido. Uma dica é destinar um dia da semana especifico para cada matéria ou grupo de matérias — com organização, fica ainda mais fácil estudar e assimilar o conteúdo.

Você certamente tem outros afazeres diários, como a escola ou o trabalho, não é? Por isso, é necessário se programar de acordo com a sua realidade, levando em consideração as suas obrigações. Assim, você não vai se sentir sobrecarregado, e terá tempo de fazer tudo o que precisa sem abrir mão de alguma de suas tarefas.

Foque nos conteúdos mais difíceis

Você começou a estudar e percebeu que tem mais dificuldade em alguns conteúdos? Então, dê prioridade a eles e defina um período de tempo maior para os assuntos em questão.

Contudo, lembre-se de que não é para deixar as outras matérias de lado, mesmo que você ache que já está craque nelas. Continue estudando! Apenas diminua o número de horas destinadas a elas e adapte o seu cronograma de estudos às suas principais necessidades.

Monte um grupo de estudos

Trabalhar em equipe nem sempre é fácil, mas é uma ótima maneira de aprender a respeitar opiniões diferentes, dialogando e chegando a um acordo em relação a tudo o que envolve os membros do grupo. Mais especificamente em relação aos estudos para o vestibular 2018, as chances de tirar dúvidas são maiores.

Geralmente, como todos os envolvidos costumam ser amigos, ninguém se sente envergonhado em fazer perguntas sobre o assunto que está sendo estudado, por mais bobas que possam parecer. Além disso, a linguagem utilizada costuma ser de fácil compreensão, o que contribui para facilitar o processo.

Outro ponto importante é o fato de que aquele que ensina acaba reforçando muito seu próprio conhecimento. Você já tem alguns colegas em mente para formar um grupo de estudos? Então, não se esqueça de que é preciso ter organização e comprometimento para que ninguém perca o foco.

Faça provas de vestibulares de anos anteriores

Além de livros, apostilas e outros materiais que você pode utilizar, provas de vestibulares de outros anos constituem um instrumento de estudo muito rico.

Ao resolver as questões propostas, você vai testar seus conhecimentos e verificar os assuntos nos quais ainda tem dúvidas. Além disso, conseguirá observar o modo como o conteúdo é cobrado nas questões, bem como a forma como elas são estruturadas.

É válido usar provas de instituições diversas, mas dê uma atenção especial àquelas que são da universidade para a qual você pretende fazer vestibular.

O ideal é responder a todas as questões, sempre conferindo o relógio. Dessa forma, você vai saber quanto tempo foi necessário para responder cada uma. São indicados até 3 minutos para as questões de múltipla escolha e até 15 para as questões discursivas.

Para evitar problemas nesse sentido, leia toda a prova, marque as perguntas que você considere mais difíceis e comece pelas que são menos trabalhosas. Essa tática pode ser levada também para o dia do vestibular verdadeiro!

Revise todo o conteúdo estudado

Realizar revisões regularmente também é uma estratégia necessária e útil para quem está se preparando para o vestibular 2018.

Uma opção é deixar o sábado disponível para rever os assuntos que vêm sendo estudados. Leia o conteúdo e faça resumos utilizando palavras-chave e conceitos que você considera mais importantes. Aposte, também, em associações que sejam relevantes e que ajudem na assimilação do assunto.

Nos casos em que o vestibular seja composto por duas fases, priorize os conteúdos que vão cair na primeira fase e, depois de saber o resultado, inicie a revisão das matérias para a segunda etapa de provas.

Prepare-se bem para a redação

A nota da redação costuma ser decisiva no resultado do vestibular. Se você não gosta ou não tem o hábito de escrever, fique atento a esse item! Aproveite propostas de produção de outros vestibulares para conhecer as modalidades que costumam ser exigidas e treinar a escrita.

Ao finalizar, verifique se o conteúdo do seu texto está de acordo com o que foi proposto, observe se a linguagem utilizada é clara e adequada ao contexto, se há problemas relacionados à gramática e/ou à ortografia e se o número máximo de linhas não foi ultrapassado.

Tenha muito cuidado ao passar a limpo! Faça uma letra bem legível e não se esqueça de dar um título à sua produção.

Viu só? Com foco e determinação, você pode ter sucesso no vestibular 2018! Lembre-se de reservar um tempo, também, para o descanso e o lazer. Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada e procure dormir, no mínimo, 8 horas seguidas. Afinal, corpo e a mente precisam estar alinhados para que você alcance um resultado positivo.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como se preparar para o vestibular 2018, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este!

Comments (14)

  1. Fiz minha inscrição, mas não sei o que estudar para a prova

    1. Lucélly, a prova é de conhecimentos gerais. Enviamos mais informações pelo seu e-mail.

  2. Pra quem vai fazer o vestibular pra serviços judiciais, o que é preciso estudar?

    1. Oi Maissa, passamos tudo pelo e-mail.

  3. nao sei o que estudar pra prova dia 21 de julho pode me ajudar?

    1. Oi Larissa, confira seu e-mail que tem mais informações.

  4. Me inscrevi no vestibular da uninorte, mas não sei o que devo estudar

    1. Já está tudo no seu e-mail. 😉

  5. Quais os assuntos que caem nesse vestibular ?

    1. Fabrício, trata-se de uma prova de conhecimentos gerais e atualidades, com matérias como: português, matemática e língua estrangeira.

  6. Não faço idéia do que estudar

    1. Calma Neuziane 😉 A prova é de conhecimentos gerais e atualidades.

  7. Também fiz minha inscrição, mas não sei o que devo estudar.

    1. Oi Ruan, confira seu e-mail que enviamos informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This