Veja como um curso de extensão melhora sua formação acadêmica

Para quem está na faculdade ou já se formou, existem diferentes alternativas que trazem novos conhecimentos e melhoram ainda mais a formação acadêmica. Uma das opções é um curso de extensão, que pode ser feito até mesmo por quem ainda não iniciou a graduação.

Os cursos de extensão são atividades — práticas, culturais, acadêmicas ou técnicas — que não estão incluídas nos currículos dos cursos superiores. Vão desde palestras e congressos até grupos de estudo. São formações complementares que permitem ao estudante se aprofundar no campo de atuação ou em uma área específica, gerando destaque no mercado de trabalho.

Quer entender melhor as vantagens desse tipo de curso? Continue a leitura e confira!

Como um curso de extensão se diferencia de uma pós-graduação?

Em geral, os cursos de extensão são uma complementação curricular. Eles podem ser oferecidos por instituições de ensino públicas ou privadas apenas para a comunidade acadêmica (extensão universitária) ou ainda para toda a sociedade interessada (cursos livres).

Esses cursos costumam ter uma curta duração e podem ser presenciais ou a distância. Diferentemente de uma pós-graduação, essa formação não disponibiliza diplomas, mas sim certificados, que servem principalmente para informar a carga horária ofertada e atestar a conclusão do curso.

Já a pós-graduação é voltada ao aprimoramento ou aprofundamento da formação acadêmica e atividade profissional. Ou seja, é uma educação continuada, que serve para especializar os conhecimentos de uma determinada profissão. Ela pode ser dividida em duas formas de qualificação: pós-graduação stricto sensu e pós-graduação lato sensu.

Enquanto a primeira é voltada à formação de mão de obra capacitada para atuar com desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica e docência, a segunda é destinada à qualificação profissional e técnica em uma área de conhecimento específica.

Como um curso de extensão ajuda a melhorar a formação acadêmica?

Maior rapidez

Uma das principais vantagens dos cursos de extensão está relacionada com a sua carga horária. Com duração significativamente menor que uma pós-graduação, os cursos de extensão são uma grande fonte de conhecimento e aprendizado, tornando o aluno um profissional com diferencial competitivo entre os demais candidatos no mercado de trabalho.

Os cursos dessa modalidade se caracterizam justamente por sua curta duração e, por conta disso, os custos são reduzidos (podendo ser gratuitos), e as atividades ofertadas são essencialmente práticas.

Acessibilidade

Outra importante vantagem para o aluno que faz sua matrícula nessa modalidade é que o curso de extensão pode ser realizado a qualquer momento: simultaneamente à sua formação acadêmica, pós-graduação ou até mesmo ao finalizar qualquer uma dessas etapas.

E a acessibilidade também está no investimento. Conforme mencionamos, por serem formações de curta duração, os cursos de extensão costumam ter custos reduzidos. Com isso, você pode obter uma certificação que trará um diferencial de mercado sem necessariamente ter que desembolsar altos valores.

Essa condição, muitas vezes, é decisiva para aqueles que desejam uma maneira eficaz de conseguir melhores salários, se recolocar no mercado de trabalho ou avançar dentro da carreira ao conquistar melhores cargos.

Flexibilidade de local e horário

É bastante comum que os cursos de extensão sejam oferecidos no modo online, em que o aluno pode estudar em qualquer lugar ou hora, desde que tenha conexão com a internet. A flexibilidade de local e de horário são muito atrativas para os profissionais que precisam conciliar a atualização de mercado com o trabalho.

Caso a extensão seja presencial, vale notar que ela não precisa ser realizada na mesma instituição em que o estudante cursa ou cursou o ensino superior. De qualquer modo, optar pela modalidade a distância possibilita que todo o estudo seja feito online com bastante praticidade.

Novos interesses

Um curso de extensão pode revelar e despertar no aluno novos interesses — sendo o incentivo que faltava para que haja uma mudança de planos — ou então ajudar a definir de vez seus próximos passos na carreira escolhida. Essa experiência também fornece elementos que auxiliam o estudante a escolher a especialização ou mestrado que deseja cursar mais para frente.

Diferencial no mercado

Ao concluir um curso de extensão, o aluno recebe um certificado. Como citado, embora o documento não tenha validade acadêmica, ele pode ser considerado um diferencial importante por quem busca melhores oportunidades, visto que os contratantes costumam dar preferência para candidatos mais qualificados.

Portanto, um curso dessa categoria é uma ótima maneira de você atualizar seus conhecimentos e conquistar novas oportunidades, mesmo em momentos de crise.

Maior experiência na profissão

É verdade que os cursos de extensão não substituem a importância de uma graduação, pós-graduação ou outro tipo curso validado formalmente como essencial para exercer certa profissão. Mas eles são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e geram certificados para que o participante prove que tem mais fontes de conhecimento em determinados assuntos.

Um curso de extensão é ideal para que o aluno resolva possíveis carências de currículo. Por exemplo, você pode se matricular um curso de aprimoramento das habilidades em uma ferramenta específica ou de capacitação de softwares muito utilizados por uma profissão. Com metodologias bastante objetivas e práticas, esse ensino pode suprir suas necessidades de conhecimento aprofundado.

Por serem de curta duração, você pode realizar vários cursos (inclusive, em sequência) com a intenção de melhorar seu desempenho em determinados tópicos e gerar ótimos resultados para seu currículo.

Quais são os requisitos necessários para quem deseja fazer um curso de extensão?

Esses cursos são oferecidos por universidades, porém, o participante não é obrigado a ter um diploma de graduação para participar. Portanto, estudantes que já acabaram o ensino superior ou que estão cursando uma graduação ou pós-graduação podem se matricular tranquilamente em cursos de extensão.

Outro diferencial é que o estudante pode optar tanto por um curso de extensão disponibilizado pela instituição em que estuda ou que se formou quanto por opções ofertadas por outras universidades. Ou seja, o aluno é livre para escolher a alternativa que seja mais interessante para a sua profissão.

Por fim, fica claro que um curso de extensão é uma ótima alternativa para quem deseja ampliar seus conhecimentos de maneira rápida e dinâmica. Para isso, basta verificar se existem oportunidades na instituição de ensino da qual você faz parte, ou até mesmo em outras universidades.

E você, está pensando em fazer um curso de extensão? Deixe um comentário com suas dúvidas ou resoluções no espaço abaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This