Vale a pena fazer faculdade de Direito? Descubra aqui!

Depois de finalmente escolher a graduação que deseja realizar, vem uma das partes que mais causam apreensão: o processo seletivo. Saiba que o friozinho que você sente na barriga antes dessa etapa é totalmente compreensível, afinal, você está prestes a encarar um novo desafio. Por isso, para aplacar o medo e abater a ansiedade, vale a pena considerar o vestibular agendado.

A opção é válida para quem deseja encarar esse momento no seu próprio tempo, sem estresse e com tranquilidade. Se a alternativa parece interessante para você, confira o conteúdo a seguir. Preparamos um artigo completo para você compreender como funciona o vestibular agendado e conhecer as suas principais características e vantagens. Boa leitura!

O que é o vestibular agendado?

Entre as várias opções de ingresso em uma faculdade particular, o vestibular agendado é a alternativa ideal para os candidatos que desejam efetuar um processo seletivo sem ter a necessidade de remarcar compromissos ou postergar suas atividades, por exemplo. Isso é possível porque a modalidade permite ao vestibulando o agendamento da prova de acordo com os seus próprios horários.

Ou seja, você pode realizar o seu processo seletivo quando for melhor para você, de acordo com suas demandas e necessidades. E ainda sem aquela pressão no dia do vestibular tradicional, quando a faculdade está cheia de gente. Bom demais, não é mesmo?

É comum que o vestibular agendado ocorra após o vestibular tradicional, momento no qual vários candidatos comparecem à faculdade para realizar o processo seletivo em uma data e horário específicos. A modalidade, que promete ser uma opção recorrente no futuro, é oferecida especialmente com o intuito de viabilizar a participação de mais candidatos nos processos seletivos.

As provas são agendadas pela internet ou por telefone. No momento do agendamento, os candidatos têm a oportunidade de escolher entre diversos dias e horários. Para garantir comodidade, existem faculdades que disponibilizam mais de um local para efetivação do processo seletivo.

Para ter certeza sobre as informações acerca do vestibular agendado que pretende participar, recomendamos que você atente ao edital oferecido pela instituição de ensino. O documento, sempre disponibilizado no site oficial da instituição, traz especificações importantes sobre as provas que merecem muita atenção.

Quais são as principais características da modalidade?

Como dissemos, é fundamental atentar às informações do vestibular agendado no edital do processo seletivo, pois os detalhes podem variar de acordo com a instituição de ensino. Reforçamos novamente esse ponto porque, por conta do nervosismo e ansiedade, é comum que alguns candidatos deixem passar detalhes primordiais sobre a prova.

Para efetuar o vestibular agendado, é essencial apresentar um documento com foto. A prova aplicada normalmente abarca questões objetivas, de múltipla escolha e de conhecimentos gerais. Além disso, quase sempre há a necessidade de realizar uma redação.

O processo seletivo ocorre presencialmente em locais previamente estabelecidos pela instituição de ensino. O resultado costuma sair bem rápido, logo após o término da prova e, em seguida, você tem acesso ao gabarito das questões.

Quais são as vantagens do vestibular agendado?

Agora que você já compreendeu como funciona e quais são as principais características do vestibular agendado, apresentamos a seguir as vantagens dessa modalidade. Vamos lá?

Autonomia de escolha

Poder escolher exatamente quando realizar a prova é o primeiro grande benefício dessa modalidade, afinal, é possível que você não esteja disponível na data e horário exatos do vestibular tradicional. Essa flexibilidade é de grande valia para quem não pode se ausentar do trabalho a qualquer momento, por exemplo.

Além disso, algumas instituições de ensino acabam marcando seus vestibulares tradicionais no mesmo dia de seus concorrentes com o intuito de inibir a participação de candidatos em outros processos seletivos. Assim, o vestibular agendado se torna uma opção viável para quem quer explorar mais possibilidades, realizando a prova em várias faculdades.

Mais tranquilidade

Sabemos que o vestibular é uma etapa que gera muita ansiedade. Muitas vezes, se preparar para ela pode ser estressante, não é verdade? Você sente muito cansaço, acredita que o nervosismo vai interferir em seu desempenho e pensa que a insegurança vai arruinar os seus planos. Parece que tudo simplesmente vai dar errado.

Então, se você quer diminuir a tensão e o medo, precisa considerar essa modalidade de seleção. Com um planejamento especial e antecipado, esse momento é facilmente superado, sem que outras questões influenciem negativamente os seus resultados.

Resultados rápidos

Ao optar pelo vestibular tradicional, você terá que aguardar bastante para saber se recebeu a sua aprovação. Uma vantagem da modalidade agendada é que a resposta sai praticamente na hora — em cerca de 20 minutos, você descobre se passou ou não. Mas, se não quiser esperar, também não há problema, pois, o seu resultado fica registrado no site da instituição rapidamente.

Mesmo nível de dificuldade

Não há surpresas no vestibular agendado: a prova tem o mesmo nível de dificuldade da opção tradicional, e os mesmos conteúdos são cobrados nas duas modalidades. Mas você pode ficar tranquilo, pois a faculdade não oferece essa alternativa com o objetivo de impossibilitar a sua matrícula em um curso superior — muito pelo contrário!

Sem limite para realização da prova

Se você optou pela modalidade agendada, se preparou com bastante antecedência e, mesmo assim, não conseguiu ingressar na faculdade desejada, pode relaxar: você não sairá prejudicado. Com o vestibular agendado, você pode tentar o seu ingresso novamente sem problema algum, pois não há um limite de vezes para a realização da prova. Isso é ótimo, não é verdade?

Gostou de conhecer mais informações sobre o vestibular agendado? Como você pôde conferir, a modalidade é perfeita para quem tem uma rotina atribulada, pouco tempo livre e precisa adequar constantemente os seus horários para participar de qualquer atividade.

Além disso, o vestibular agendado é uma opção excelente para quem está com medo do processo seletivo e quer mais tempo para se preparar com tranquilidade para uma fase que marca o início de uma etapa muito especial.

Depois de saber tudo sobre o vestibular agendado, o que acha de entrar em contato conosco para marcar o melhor dia, horário e unidade para realizar a sua prova? Fale com a gente agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This