UniNorte Carreiras: sinta-se mais preparado para o seu futuro profissional!

A experiência universitária não é apenas uma fase de aprendizado. É também a melhor hora de preparação para a entrada no mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades profissionais. Pensando nisso, o programa UniNorte Carreiras proporciona uma chance ampla para a qualificação dos alunos — e foi pensado para quem quer conquistar um diploma e, ao mesmo tempo, começar a construir um currículo de ponta!

Não há dúvida de que os estágios e o primeiro emprego são muito importantes. Afinal, são eles que permitem que o aluno amplie as noções teóricas relacionadas aos conhecimentos adquiridos na universidade. Mas o que poucos sabem é que a prática no mercado também é um momento para aprender sobre marketing pessoal na carreira.

Aliás, um levantamento realizado por um instituto de pesquisa de tendências aponta que a falta de experiência chega a ser uma barreira profissional para 77% dos jovens. É por tal razão que um programa direcionado para apoiar o desenvolvimento profissional do aluno traz inúmeras vantagens, entre elas o aumento das chances de empregabilidade.

Quer entender como é possível se preparar melhor para o seu futuro profissional? Continue a leitura e conheça o programa que foi pensado para ajudar o aluno a se destacar na entrevista de emprego!

Planejamento de carreira: saiba qual é a importância

O aluno que inicia um processo de graduação começa uma nova etapa de vida. É nisso que acredita Juliana Alves, assistente de desenvolvimento de carreira da UniNorte. É nesse momento que a probabilidade de surgirem novas e grandes oportunidades profissionais aparecem.

Acontece que o planejamento de carreira, realizado desde o processo de graduação, facilita a inserção no mercado de trabalho. “Com uma preparação, o aluno sai da universidade com uma bagagem e um nível de conhecimento muito grande na área que ele deseja atuar”, explica Juliana Alves.

O pensamento estratégico que existe em um planejamento de carreiras entrega benefícios como:

  • perspectiva de prazo para que metas sejam alcançadas;

  • noção mais clara do mercado de trabalho e da área de atuação;

  • protagonismo da carreira, a partir da construção de uma trilha profissional;

  • metas estruturadas, o que contribui para uma jornada mais segura.

Além disso, é o plano de carreira iniciado nos tempos da faculdade que faz com que o aluno consiga ter mais foco e conheça melhor os seus objetivos. Isso reduz a ansiedade e permite que o aluno tenha uma visão a longo prazo de sua trajetória profissional.

Ou seja, apostar em uma instituição que ofereça um programa direcionado para a construção da carreira faz toda a diferença e aumenta significativamente as chances de empregabilidade.

UniNorte Carreiras: entenda o que é e como funciona

Não há dúvida quanto a importância da qualificação profissional. Portanto, ao pensar na escolha de uma instituição de ensino superior, é essencial avaliar quais programas de desenvolvimento são oferecidos aos alunos. No caso da UniNorte, não faltam opções que ajudam a preparar o estudante para o mercado de trabalho.

Foi assim que surgiu o Carreiras — um setor que oferece serviços voltados para a inserção no mercado de trabalho, tanto de alunos, quanto de egressos. Ou seja, tudo o que é preciso para sair da faculdade já empregado.

“Realizamos inúmeras ações no UniNorte Carreiras. Entre elas, oficinas de currículos, com aulas práticas”, explica a especialista em desenvolvimento de carreira.

Fazem parte do programa de empregabilidade estratégias como:

  • apresentação do cenário atual do mercado de trabalho;

  • indicação das competências de empregabilidade desejadas na atualidade;

  • análise vasta dos principais desafios encontrados no mercado de trabalho;

  • estratégias para melhorar a postura profissional do aluno;

  • oficinas de aprimoramento do currículo;

  • treinamentos para participação em entrevistas de emprego.

Mas existem outras possibilidades no UniNorte Carreiras. Continue a leitura para entender mais!

Soluções para aumentar as suas chances nos processos de recrutamento

Um dos diferenciais do UniNorte Carreiras, entre todos os serviços, é o processo de recrutamento e seleção. “Temos um forte relacionamento com o mercado local, e isso facilita o encaminhamento dos alunos e egressos para o mercado de trabalho”, destaca Juliana Alves. Por isso, não é raro que recrutamentos regionais sejam realizados exclusivamente com alunos da UniNorte.

Outra vantagem do Carreiras, como citado, é que o programa não se limita aos novos alunos. “Temos vários programas, de acordo com o nível de conhecimento apresentado”, destaca a especialista em desenvolvimento de carreira. “Entendemos que hoje existem muitos alunos que já têm conhecimento para atuar em determinadas áreas e fica pendente apenas a graduação.”

Por isso, qualquer aluno pode participar do programa Carreiras, a partir do primeiro período do curso. “Identificamos qual é a deficiência do aluno para a inserção no mercado e, em cima disso, trabalhar com ele o processo de qualificação”, explica.

Mercado de trabalho: conheça os serviços e benefícios do Carreiras

No UniNorte Carreiras existem programas de qualificação. Eles são cursos com empresas parceiras, nos quais são trabalhadas áreas específicas de recrutamento e seleção.

Além disso, no leque de ofertas, são exploradas as vagas de estágios e empregos. Isso acontece por meio de parcerias com as empresas nos processos de recrutamento.

Separamos os serviços que são oferecidos no UniNorte Carreiras para os estudantes. Confira:

  • workshop de empregabilidade;

  • mapeamento de perfil comportamental;

  • formação executiva e empresarial;

  • coach para melhoria de performance e crescimento profissional;

  • auxílio ao estudante no cadastramento de currículo em sites de emprego e estágio.

Durante o treinamento, o aluno UniNorte consegue perceber os benefícios exclusivos do programa Carreiras. São realizadas dinâmicas de desenvolvimento de competência e treinamentos completos para que o candidato consiga ser chamado para seletivas — e possa se sair bem desde sua primeira entrevista de emprego.

5 dicas para sair na frente em um processo seletivo

Juliana Alves explica que, muitas vezes, o aluno ou egresso não percebe que uma entrevista que não foi tão boa por causa da falta de preparo. “É primordial se qualificar, até mesmo mexer no currículo ou buscar por informações sobre a empresa na qual o candidato pleiteia uma vaga”.

Sendo assim, para se dar bem em uma entrevista, o candidato deve:

  • ter um currículo claro e bem-estruturado;

  • saber falar sobre as suas qualidades;

  • estar preparado para falar sobre seus defeitos;

  • fazer perguntas pertinentes;

  • pesquisar sobre a empresa.

O aluno que busca uma instituição de ensino superior com o objetivo de conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho deve focar no planejamento de carreira. Isso passa pela escolha de um centro universitário que ofereça ferramentas para o seu desenvolvimento profissional.

O UniNorte Carreiras é um programa diferenciado, completo e com foco no mercado de trabalho da região Norte do Brasil. Ao participar dele, o aluno se beneficia desde a graduação até o momento em que se torna egresso.

Ainda sem saber qual é a melhor opção de carreira para o seu futuro? Entre em contato conosco. Queremos orientar você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This