Trabalhar e estudar ao mesmo tempo: é possível? Como conciliar?

Sair de casa logo cedo, trabalhar durante todo o dia e, à noite, ainda conseguir ânimo e disposição para ir à faculdade. Essa parece uma rotina desafiadora e estressante, não é mesmo? Se você já está nessa situação ou pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo — mas não sabe se é possível —, mostraremos ao longo deste post como fazer isso e de forma saudável.

Todos sabemos a importância que um curso superior tem para nossas vidas. Conseguir melhores oportunidades de trabalho ou o emprego dos seus sonhos, quase sempre, passa pela vida acadêmica.

Contudo, compreendemos também que muitas pessoas precisam trabalhar para garantir o acesso a um curso superior de qualidade e suprir outras necessidades. E é aí que entra a dúvida sobre a possibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo e, ainda, mantendo qualidade de vida.

Como é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Fique tranquilo; essa não é uma dúvida somente sua. Muito pelo contrário, boa parte das pessoas se encontra nessa situação após concluir o Ensino Médio.

Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que, para atingir o objetivo de conciliar trabalho e estudo, o foco do estudante deve se voltar principalmente para dois fatores: organização e planejamento.

Essas duas palavras podem ser entendidas como a base para um bom equilíbrio entre trabalho e estudo. Mas, evidentemente, não é somente isso.

Para mostrar que você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo e manter qualidade de vida, saúde e bem-estar, listamos a seguir cinco dicas essenciais de como fazer isso da melhor maneira possível. Acompanhe!

1. Faça um planejamento bem definido do seu dia

Como mencionado anteriormente, realizar um bom planejamento é uma tarefa fundamental para que os seus objetivos sejam atingidos. Procure elaborar um plano de atividades do seu dia, desde a hora que você acorda até quando for dormir — incluindo lazer, descanso, idas à academia, tempo de deslocamento entre trabalho e faculdade etc.

Tente dar mais atenção às tarefas urgentes e que, portanto, necessitam de maior foco. Depois, parta para as atividades que possuem um prazo de entrega maior.

Tudo isso deve ser feito com calma e planejamento, evitando estresse desnecessário com o acúmulo de atividades a serem realizadas no mesmo dia.

Em períodos de provas na faculdade, por exemplo, é importante dedicar mais tempo aos estudos. Nesse caso, conseguir algumas horas no trabalho (por meio de um banco de horas), para focar nas tarefas acadêmicas, é uma boa sugestão.

Ao final do seu dia, observe se você cumpriu as atividades e horários definidos no planejamento. Isso te ajudará a entender a eficácia do seu plano de estudos bem como enxergar falhas e outros gargalos que podem atrapalhar o processo.

2. Otimize o seu tempo

Saber utilizar de forma eficiente o tempo que você tem disponível é fundamental para obter êxito na conciliação entre trabalho e estudo. Por isso, momentos que inicialmente não pareçam oportunos podem se tornar grandes aliados da sua rotina.

Você já parou para pensar que pode aproveitar o deslocamento de casa para o trabalho, e do trabalho para a faculdade, por exemplo, para estudar? Esse tempo dentro de transportes públicos (caso esse seja o seu caso) pode ser bastante útil para leituras, áudios de aulas e outras formas de estudo.

Utilizar o horário do almoço para essa finalidade também é outra maneira de otimizar o seu tempo para estudar. Claro que isso não precisa ser feito todo dia — até porque você também merece e precisa descansar —, mas, eventualmente, são atitudes que só vão acrescentar.

Outro tempo bastante útil que podemos aproveitar são os fins de semana. Tudo bem que são períodos também para o descanso, lazer e o aconchego da família e amigos. Mas tente pensar que você está investindo em seu futuro, em uma carreira profissional mais promissora e que lhe renderá bons frutos em médio e longo prazos.

3. Aproveite os benefícios que a tecnologia pode lhe proporcionar

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, tanto em atividades profissionais quanto em pessoais. E já que temos esse valioso recurso a nosso favor, por que não o utilizar também para os estudos?

Atualmente, existem diversos aplicativos — como o Trello, o RescueTime e o Aldiko — que possibilitam a otimização do nosso tempo, além de permitir melhor organização para os estudos. Saber agregá-los ao seu planejamento pode facilitar a rotina e contribuir para o cumprimento dos seus objetivos.

4. Cuidado com as redes sociais

Da mesma forma que a tecnologia pode e deve ser utilizada a seu favor, ela também é um grande risco para o seu plano de conciliar trabalho e estudo. Afinal, as redes sociais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e temos de ficar atentos para não passar mais tempo do que o necessário navegando por essas redes.

Quem não gosta de atualizar o seu Facebook, postar fotos e ver o que os amigos estão comentando? Pois é, mas ao decidir trabalhar e estudar simultaneamente, o seu tempo torna-se um dos seus bens mais valiosos. Portanto, fuja das armadilhas que as redes sociais podem proporcionar.

Você não precisa tomar medidas drásticas como o cancelamento do seu perfil ou algo do tipo. Na maioria dos casos, deixar o celular no modo silencioso na hora dos estudos ou desativar notificações de mensagens são atitudes que já dão algum resultado. Mas o principal é trabalhar a sua consciência e focar no que realmente vai acrescentar para o seu planejamento.

5. Crie grupos de estudos com pessoas que tenham o mesmo perfil que o seu

Outro ponto bastante benéfico na missão de conciliar trabalho e estudo é encontrar pessoas que têm as mesmas rotinas, metas e dificuldades que você. Melhor ainda é formar grupos de estudos com esses estudantes, a fim de revisar aulas, estudar para provas e dividir conhecimentos e problemas.

Além de ser um recurso motivador para enfrentar a rotina de trabalhar e estudar, esses grupos podem ser úteis em situações que você faltar de aula por ter trabalhado até mais tarde, por exemplo. Assim, o conteúdo pode ser passado por um colega do grupo, fazendo com que você se mantenha atualizado com as matérias.

E então, viu como é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, sem que isso se torne um estresse em sua vida? Tem alguma dúvida ou sabe outras formas para facilitar a conciliação entre trabalho e estudo? Deixe seu comentário e interaja conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This