Tire já suas principais dúvidas sobre fazer faculdade de Educação Física

A crescente preocupação da sociedade com a qualidade de vida vem aumentando a demanda pelo profissional de Educação Física. Afinal, a realização de atividades físicas deve fazer parte da rotina de quem se preocupa com a saúde.

Muitos estudantes que estão escolhendo o curso superior se identificam com a área, mas ficam com algumas dúvidas em relação à faculdade de Educação Física. O que é estudado? Qual deve ser o perfil desse profissional? Em quais segmentos é possível atuar depois de formado?

Se você está curioso para saber as respostas para essas perguntas, confira o post que preparamos para você. Com essas informações, ficará mais fácil planejar seu futuro profissional!

Como é a matriz curricular da faculdade de Educação Física?

Se você resolver cursar a faculdade de Educação Física, vai precisar escolher entre as modalidades licenciatura (formação para ser professor na educação básica) ou bacharelado (formação para atuar em diversos setores, excluindo-se o da educação). 

É um curso com um conteúdo programático bastante dinâmico — que mescla aulas teóricas e práticas. A matriz curricular do bacharelado, por exemplo, aborda aspectos da biologia, movimento e corpo humano, como:

  • Aparelho Locomotor;
  • Motricidade Humana — Controle, Aprendizado e Desenvolvimento;
  • Sistema Cardiorrespiratório;
  • Biomecânica e Cinesiologia;
  • Condicionamento Físico;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Avaliação Física.

Na graduação, você ainda terá noções de nutrição, psicologia do esporte, lazer e recreação, primeiros socorros, estilo de vida, saúde e meio ambiente, entre outras disciplinas.

Modalidades esportivas

Mas e quanto às modalidades esportivas? Pode ficar tranquilo, pois o aluno vai aprender sobre os mais variados esportes, como:

  • Atletismo;
  • Natação;
  • Ginástica Coletiva;
  • Handebol;
  • Voleibol;
  • Basquetebol;
  • Futebol e Futsal;
  • Atividade Física e Esportiva Adaptada.

Gestão e empreendedorismo

Além disso, o curso prepara o profissional para fazer a identificação e seleção de talentos esportivos, empreender na área, trabalhar na gestão de serviços de saúde — além​ de marketing e organização de eventos esportivos. Tem ainda uma disciplina voltada para ética e profissionalismo.

Estágio e TCC

Para concluir a faculdade, é preciso ainda fazer o estágio supervisionado — em que o estudante vai conhecer a rotina dessa profissão — e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais são as áreas de atuação para essa carreira?

Estou com o diploma em mãos, e agora? Depois de formado, para poder atuar legalmente em qualquer uma das áreas da Educação Física, é preciso fazer o registro no Conselho Estadual de Educação Física — órgão que fiscaliza o exercício profissional.

Todo mundo sabe que trabalhar em escolas ou em academias são segmentos que abrem muitas vagas para esse profissional. Mas saiba que não é só! O formado encontra um mercado de trabalho em expansão e pode atuar em diversas áreas, como:

Condicionamento físico

É um segmento bem amplo, em que o profissional pode atuar como personal trainer ou professor em spas, condomínios, academias, associações e clubes. Ele é responsável pela elaboração de programas de treinamento, faz o acompanhamento individual e de turmas e dá aulas.

Saúde

Um campo que vem expandindo nos últimos tempos é o da atuação do profissional de Educação Física na saúde, em clínicas e hospitais. Muitos acreditam que o trabalho voltado para os movimentos do corpo humano — com o intuito de fazer a reabilitação física — pode ser considerada a medicina do futuro.

Grupos especiais

A faculdade de Educação Física permite a você fazer o acompanhamento de grupos especiais, com a elaboração de programas de atividades físicas específicas. Desse modo, é possível trabalhar com a terceira idade, crianças, portadores de necessidades especiais, gestantes, pacientes cardíacos, entre outros.

Esportes

Quem quer trabalhar junto a equipes esportivas e atletas profissionais pode atuar na área de esporte — como preparador físico ou treinador. Há a possibilidade de atuar nas mais diversas modalidades em clubes, centros de treinamento e escolas.

Recreação e lazer

O profissional pode elaborar e coordenar programas recreativos para crianças e grupos de turistas. Dessa maneira, encontra espaço em hotéis, resorts, clubes, navios e outros espaços de lazer.

Educação

É o segmento exclusivo de quem faz a licenciatura em Educação Física. O professor pode trabalhar com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio ou atuar como coordenador pedagógico. Assim, há vagas em escolas públicas e privadas.

Empreendedorismo

Quer abrir o próprio negócio? Saiba que fazendo a faculdade de Educação Física você consegue empreender, abrindo sua própria academia, por exemplo. Você será responsável pela gestão de todos os processos do negócio e coordenação de equipes.

Ginástica laboral

Empresas vêm apostando em programas voltados para a saúde e bem-estar de seus colaboradores, visando a um aumento da produtividade, satisfação das equipes e redução de faltas ou afastamentos por doenças.

Dessa maneira, contratam o profissional de Educação Física para a elaboração e realização de programas de ginástica laboral para os funcionários.

Turismo ecológico

Você pode trabalhar também com o turismo, na área de esportes radicais — como trilhas, montanhismo, exercícios ao ar livre e até passeios em cavernas.

Qual é o perfil do profissional de Educação Física?

Agora que você já conhece a estrutura do curso da faculdade de Educação Física e as possibilidades de atuação, pode ainda estar com uma dúvida: qual deve ser o perfil do profissional dessa área?

Em primeiro lugar, é fundamental gostar de se socializar, ou seja, de trabalhar junto a pessoas de diversas faixas etárias e com diferentes objetivos. Ter afinidade com esportes, atividades físicas e outros hábitos de vida saudável também é um diferencial.

Saiba que você terá uma rotina bem dinâmica e cheia de desafios. Veja a seguir algumas competências que esse profissional precisa ter:

  • boa comunicação;
  • foco;
  • paciência;
  • empatia;
  • espírito de liderança para trabalhar com grupos.

​Quem decide ser professor de escola precisa ser bastante didático e gostar de trabalhar, principalmente, com crianças e adolescentes.

​Se você tem vontade de fazer a faculdade de Educação Física, realize esse sonho sem medo. Escolha uma instituição de ensino de qualidade, dedique-se ao máximo e adquira os conhecimentos e habilidades que vão proporcionar a você trabalhar em diferentes segmentos.

E aí, gostou do nosso post? Quer mais dicas sobre cursos universitários e carreira? Assine a nossa newsletter e receba outros posts como este diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This