Entre as opções de faculdade que você pretende cursar, já cogitou estudar Marketing? É uma formação bastante abrangente e com alta demanda por empresas de variados portes — devido à alta concorrência do mercado e à necessidade de entender com mais clareza os anseios dos clientes.
É preciso esclarecer que o Marketing é um conceito bem amplo, que engloba, entre várias áreas, a de vendas e também a de publicidade. Por isso, pode ser uma graduação com boas perspectivas de carreira, pois oferece ao profissional uma gama de segmentos de atuação.
Quer entender melhor o que é Marketing, seus tipos e as áreas de atuação para os profissionais? Acompanhe o post que preparamos para você e veja por que essa pode ser uma escolha interessante de curso superior!
O que é Marketing?
O Marketing é uma área de negócios que trabalha para entender o mercado e, desse modo, atender as necessidades e anseios dos clientes — atuando sempre de acordo com os objetivos da empresa.
Desse modo, os profissionais elaboram estratégias de atração dos consumidores, com o desenvolvimento de produtos voltados para um público específico, ações de divulgação ou ainda de fortalecimento de uma marca.
O profissional da área realiza, portanto, a ponte entre empresa e consumidor. Com isso, pode identificar e antecipar tendências — com a sugestão de estratégias de processos mercadológicos, como preço e ponto de venda.
4 Ps
Qualquer estratégia de Marketing é pauta nos 4 Ps, que são:
-
preço: quanto e como será cobrado do cliente;
-
praça (ponto de venda): é o contato do cliente com o produto, seja um ponto físico ou online;
-
produto: atributos do produto ou serviço;
-
promoção: estratégias de divulgação.
Eras do Marketing
Pode parecer um termo novo, mas saiba que o Marketing existe desde que o homem passou a realizar trocas comerciais. Assim, pode ser dividido em 3 eras:
Marketing 1.0 ou era de produto
Relação mais simplista entre empresas e clientes, pautada na ideia de que os consumidores é que tinham que se adaptar aos produtos.
Marketing 2.0 ou era do consumidor
Empresas e marcas começam a dar mais atenção aos clientes, que, com a internet, estão munidos de informação e ficam mais críticos e exigentes, já que podem comparar preços e produtos.
Marketing 3.0 ou era dos valores
É a era que vivemos hoje em que as empresas devem levar em conta as experiências e valores dos consumidores. É um público que, em muitos casos, passa a comprar apenas de empresas que se preocupam com a sustentabilidade ambiental, por exemplo.
Assim, é necessário conhecer o comportamento e estilo de vida do consumidor e, a partir disso, buscar formas de interagir com ele e de antecipar seus desejos.
Quais são os tipos de Marketing?
Bom, já deu para notar como o Marketing é uma ferramenta fundamental para empresas que querem crescer no mercado, alcançando e fidelizando seus clientes. Por ser muito abrangente, pode ser dividido em vários tipos. Conheça alguns deles a seguir:
Marketing digital
É uma das divisões mais recentes do Marketing, que ganhou força com os avanços da internet e conectividade. Trata-se de estratégias para divulgação, comunicação e interação com os consumidores por meio de plataformas digitais — com o atendimento personalizado e promoção de produtos e serviços.
Marketing de produto
É uma vertente que tem como objetivo aproximar produtos e pessoas. A ideia é encontrar os clientes mais adequados para determinados produtos e elaborar ações de venda que sejam interessantes para esse público. Dessa maneira, é importante entender o perfil desses consumidores.
Endomarketing
Ações direcionadas para o ambiente interno das corporações com o intuito de promover e envolver funcionários de uma empresa, aumentando seu engajamento, produtividade e, consequentemente, os resultados de um negócio.
Marketing de relacionamento
São estratégias de negócio para criar e manter um bom relacionamento com os seus clientes (inclusive no pós-venda), visando a sua fidelização e também a divulgação espontânea de seus produtos ou serviços.
Marketing pessoal
São ações e conduta adotadas por um profissional para melhorar sua imagem pessoal.
Quais são as áreas de atuação para o profissional?
O interessante dessa carreira é que o profissional pode trabalhar em uma série de segmentos, escolhendo aquele que mais se encaixa em seu perfil. Existem oportunidades em empresas de qualquer porte e de ramos variados. É possível atuar com:
Inbound Marketing
Estratégia para educar e criar um relacionamento com os clientes, muito impulsionado pelas mídias digitais. Entre as atividades do profissional estão o desenvolvimento de sites e blogs, e-mail marketing, criação de conteúdos direcionados e personalizados, otimização de sites, entre outras.
Social Media
É o gerenciamento de mídias sociais de marcas e empresas, objetivando uma interação saudável com os consumidores e estratégias certeiras de divulgação de conteúdo, produtos e serviços.
Consultoria
Para quem quer empreender, a oportunidade pode estar justamente em fazer consultoria a empresas e profissionais na área de Marketing.
Neuromarketing
É a área do Marketing que utiliza a ciência para pesquisar as reações que ocorrem no cérebro dos consumidores quando são submetidos a imagens, vídeos e anúncios de produtos e serviços.
Por que escolher esse curso de graduação?
Se você busca atuar no ramo de negócios — principalmente na elaboração de estratégias focadas na relação entre empresa e consumidor — pode apostar nessa graduação.
Quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho pode optar ainda pelo curso Tecnologia em Marketing, que dura 2 anos e tem um enfoque mais voltado para a prática.
Acompanhe a seguir algumas disciplinas que você terá nessa graduação:
-
Fundamentos da Administração;
-
Fundamentos da Economia;
-
Empreendedorismo;
-
Fundamentos de Marketing;
-
Gestão de Produtos e Marcas;
-
Canais de Distribuição;
-
Comportamento de Compra e Consumo;
-
Comunicação Integrada de Marketing;
-
Marketing de Serviços;
-
Marketing de Varejo;
-
Marketing Digital, Social e Ambiental;
-
Negociação e Vendas.
Viu só como você pode ter um futuro de sucesso ao escolher a graduação em Marketing? É uma área que tende a crescer ainda mais de acordo com o novo comportamento e exigências do consumidor.
E se você ainda está na dúvida se esse é o curso ideal para você, conheça as diferenças entre Publicidade e Marketing!
Deixe uma resposta