Tenha o Marketing como uma de suas opções de curso de graduação

Entre as opções de faculdade que você pretende cursar, já cogitou estudar Marketing? É uma formação bastante abrangente e com alta demanda por empresas de variados portes — devido à alta concorrência do mercado e à necessidade de entender com mais clareza os anseios dos clientes.

É preciso esclarecer que o Marketing é um conceito bem amplo, que engloba, entre várias áreas, a de vendas e também a de publicidade. Por isso, pode ser uma graduação com boas perspectivas de carreira, pois oferece ao profissional uma gama de segmentos de atuação.

Quer entender melhor o que é Marketing, seus tipos e as áreas de atuação para os profissionais? Acompanhe o post que preparamos para você e veja por que essa pode ser uma escolha interessante de curso superior!

O que é Marketing?

O Marketing é uma área de negócios que trabalha para entender o mercado e, desse modo, atender as necessidades e anseios dos clientes — atuando sempre de acordo com os objetivos da empresa.

Desse modo, os profissionais elaboram estratégias de atração dos consumidores, com o desenvolvimento de produtos voltados para um público específico, ações de divulgação ou ainda de fortalecimento de uma marca.

O profissional da área realiza, portanto, a ponte entre empresa e consumidor. Com isso, pode identificar e antecipar tendências — com a sugestão de estratégias de processos mercadológicos, como preço e ponto de venda.

4 Ps

Qualquer estratégia de Marketing é pauta nos 4 Ps, que são:

  • preço: quanto e como será cobrado do cliente;

  • praça (ponto de venda): é o contato do cliente com o produto, seja um ponto físico ou online;

  • produto: atributos do produto ou serviço;

  • promoção: estratégias de divulgação.

Eras do Marketing

Pode parecer um termo novo, mas saiba que o Marketing existe desde que o homem passou a realizar trocas comerciais. Assim, pode ser dividido em 3 eras:

Marketing 1.0 ou era de produto

Relação mais simplista entre empresas e clientes, pautada na ideia de que os consumidores é que tinham que se adaptar aos produtos.

Marketing 2.0 ou era do consumidor

Empresas e marcas começam a dar mais atenção aos clientes, que, com a internet, estão munidos de informação e ficam mais críticos e exigentes, já que podem comparar preços e produtos.

Marketing 3.0 ou era dos valores

É a era que vivemos hoje em que as empresas devem levar em conta as experiências e valores dos consumidores. É um público que, em muitos casos, passa a comprar apenas de empresas que se preocupam com a sustentabilidade ambiental, por exemplo.

Assim, é necessário conhecer o comportamento e estilo de vida do consumidor e, a partir disso, buscar formas de interagir com ele e de antecipar seus desejos.

Quais são os tipos de Marketing?

Bom, já deu para notar como o Marketing é uma ferramenta fundamental para empresas que querem crescer no mercado, alcançando e fidelizando seus clientes. Por ser muito abrangente, pode ser dividido em vários tipos. Conheça alguns deles a seguir:

Marketing digital

É uma das divisões mais recentes do Marketing, que ganhou força com os avanços da internet e conectividade. Trata-se de estratégias para divulgação, comunicação e interação com os consumidores por meio de plataformas digitais — com o atendimento personalizado e promoção de produtos e serviços.

Marketing de produto

É uma vertente que tem como objetivo aproximar produtos e pessoas. A ideia é encontrar os clientes mais adequados para determinados produtos e elaborar ações de venda que sejam interessantes para esse público. Dessa maneira, é importante entender o perfil desses consumidores.

Endomarketing

Ações direcionadas para o ambiente interno das corporações com o intuito de promover e envolver funcionários de uma empresa, aumentando seu engajamento, produtividade e, consequentemente, os resultados de um negócio.

Marketing de relacionamento

São estratégias de negócio para criar e manter um bom relacionamento com os seus clientes (inclusive no pós-venda), visando a sua fidelização e também a divulgação espontânea de seus produtos ou serviços.

Marketing pessoal

São ações e conduta adotadas por um profissional para melhorar sua imagem pessoal.

Quais são as áreas de atuação para o profissional?

O interessante dessa carreira é que o profissional pode trabalhar em uma série de segmentos, escolhendo aquele que mais se encaixa em seu perfil. Existem oportunidades em empresas de qualquer porte e de ramos variados. É possível atuar com:

Inbound Marketing

Estratégia para educar e criar um relacionamento com os clientes, muito impulsionado pelas mídias digitais. Entre as atividades do profissional estão o desenvolvimento de sites e blogs, e-mail marketing, criação de conteúdos direcionados e personalizados, otimização de sites, entre outras.

Social Media

É o gerenciamento de mídias sociais de marcas e empresas, objetivando uma interação saudável com os consumidores e estratégias certeiras de divulgação de conteúdo, produtos e serviços.

Consultoria

Para quem quer empreender, a oportunidade pode estar justamente em fazer consultoria a empresas e profissionais na área de Marketing.

Neuromarketing

É a área do Marketing que utiliza a ciência para pesquisar as reações que ocorrem no cérebro dos consumidores quando são submetidos a imagens, vídeos e anúncios de produtos e serviços.

Por que escolher esse curso de graduação?

Se você busca atuar no ramo de negócios — principalmente na elaboração de estratégias focadas na relação entre empresa e consumidor — pode apostar nessa graduação.

Quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho pode optar ainda pelo curso Tecnologia em Marketing, que dura 2 anos e tem um enfoque mais voltado para a prática.

Acompanhe a seguir algumas disciplinas que você terá nessa graduação:

  • Fundamentos da Administração;

  • Fundamentos da Economia;

  • Empreendedorismo;

  • Fundamentos de Marketing;

  • Gestão de Produtos e Marcas;

  • Canais de Distribuição;

  • Comportamento de Compra e Consumo;

  • Comunicação Integrada de Marketing;

  • Marketing de Serviços;

  • Marketing de Varejo;

  • Marketing Digital, Social e Ambiental;

  • Negociação e Vendas.

Viu só como você pode ter um futuro de sucesso ao escolher a graduação em Marketing? É uma área que tende a crescer ainda mais de acordo com o novo comportamento e exigências do consumidor.

E se você ainda está na dúvida se esse é o curso ideal para você, conheça as diferenças entre Publicidade e Marketing!

 

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