Sistema da Informação: conheça mais sobre o curso e suas oportunidades

Você sabia que o profissional formado em Sistema da Informação pode atuar em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte e segmento? A área de tecnologia é bastante promissora e, atualmente, o mercado de trabalho tem procurado por profissionais altamente qualificados para ocupar as mais diversas posições.

E isso acontece em virtude da era digital, que foi capaz de remodelar muitos setores de nossa sociedade, sobretudo o meio empresarial. Já não é mais possível viver sem a tecnologia, e as soluções desenvolvidas pelo profissional formado em Sistema da Informação são indispensáveis em nosso dia a dia.

Se você tem interesse pelo setor de tecnologia, confira este artigo até o final. A seguir, explicamos mais sobre o curso de Sistema da Informação e mostramos o porquê ele é uma excelente aposta para quem busca bons salários e oportunidades de crescimento consistentes. Vamos lá?

Saiba mais sobre o curso de Sistema da Informação

O profissional formado em Sistema da Informação faz muito mais do que simplesmente lidar com atividades relacionadas ao mundo da informática. Seu papel está diretamente relacionado ao desenvolvimento de softwares e aplicativos, além do gerenciamento de sistemas de armazenamento, recuperação de dados e o desenho de páginas de sites.

De modo geral, ao longo da graduação, o aluno aprende a lidar com questões associadas à solução de problemas de tratamento de informação, tendo como base conceitos e técnicas de informática, teoria de sistemas e administração.

As seguintes competências da área são desenvolvidas durante o curso. Veja:

  • análise de requisitos;

  • manutenção de sistemas;

  • implementação de sistemas;

  • desenvolvimento em linguagens de programação;

  • gestão de projetos em TI;

  • segurança de sistemas;

  • infraestrutura de redes;

  • programação.

Conheça a grade curricular

O curso de Sistema da Informação é presencial e tem duração de quatro anos. As disciplinas do programa são teóricas e práticas, focadas na gestão e desenvolvimento de sistemas de informação, além de aspectos administrativos da profissão.

É importante destacar que os cálculos acompanham o aluno durante toda a graduação. Então, se você não curte muito Matemática, é melhor considerar outra carreira, pois a atuação exige o domínio de algoritmos matemáticos associados às novas tecnologias.

Você acredita que esse curso tem a ver com você? Então, confira a seguir as principais matérias presentes na grade curricular:

  • Banco de Dados;

  • Cálculo;

  • Algoritmos e Programação;

  • Matemática;

  • Estrutura de Dados;

  • Fundamentos para Computação;

  • Arquitetura e Organização de Computadores;

  • Desenvolvimento Humano e Social;

  • Engenharia de Software;

  • Gerenciamento e Administração de TI;

  • Probabilidade e Estatística;

  • Interface Humano Computador;

  • Sistemas Operacionais.

Descubra qual é o perfil do aluno de Sistema da Informação

Depois de conhecer mais detalhes sobre o curso e descobrir quais são as principais disciplinas que compõem a grade curricular, é o momento de saber qual é o perfil do profissional formado nessa graduação. Será que o seu perfil está alinhado às exigências da profissão?

Falamos sobre a necessidade de curtir matemática, lembra-se? Além do gosto por cálculos, algoritmos matemáticos e, claro, o mundo da programação, é necessário gostar de analisar e resolver problemas — e ainda elaborar estratégias criativas para solucioná-los. Para isso, é importante ser comunicativo, analítico, saber trabalhar em grupo e ter jogo de cintura para atuar bem sob pressão.

A área de tecnologia é bastante competitiva. Por esse motivo, se destaca mais quem está sempre atento às diversas inovações e atualizações de um mercado em constante evolução e aprimoramento. Então, saiba que para encarar a profissão, o estudo precisará fazer parte da sua rotina, mesmo após a sua formação, beleza?

Não podemos esquecer de mencionar outro ponto: para atuar como profissional da área de tecnologia, é essencial ter bons conhecimentos em inglês, porque a linguagem da programação está nesse idioma e, se você não domina a língua inglesa, acaba ficando para trás.

Saiba mais sobre a atuação após a formação

Como pode perceber, a área de tecnologia é abrangente. São várias as possibilidades de atuação e esse mercado está superaquecido e em constante expansão.

Os profissionais formados em Sistema da Informação são extremamente requeridos nos dias atuais. Afinal, sistemas de informação são utilizados em diversos setores de empresas e organizações — públicas ou privadas — para o planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação.

Relacionamos abaixo cinco áreas de atuação que oferecem oportunidades ao profissional formado em Sistema da Informação. Acompanhe:

Educação

É possível trabalhar como professor em escolas de informática, ensino fundamental, médio e técnico. Para tal, é indispensável concluir uma pós-graduação. O profissional também pode lecionar em universidades ou atuar como pesquisador no mundo acadêmico, mas deve possuir um mestrado ou doutorado para seguir esse caminho.

Marketing e vendas

Graças ao vasto conhecimento em sistemas, existe a oportunidade de atuar com o gerenciamento e a comercialização de equipamentos, softwares e periféricos.

Suporte técnico

Nesse setor, há a possibilidade de trabalhar efetuando a manutenção de redes de computadores, banco de dados e sistemas em geral.

Desenvolvimento de softwares

Na área de desenvolvimento de softwares, o profissional pode criar e desenvolver programas de logística, produção, marketing etc. Além disso, atuar na criação de sites e no cuidado de suas respectivas funcionalidades.

Fluxo de informação

Aqui, a atuação consiste na otimização de sistemas de processos de comunicação de uma empresa, bem como a elaboração e instalação de programas que contribuem para tal.

Os ganhos dos profissionais formados em Sistema da Informação variam de acordo com o porte e segmento das empresas. No entanto, o salário médio de um analista de TI, por exemplo, gira em torno de R$ 2.600 e pode chegar a R$ 9.100 se o profissional ocupar uma posição como gerente de TI.

Agora você já sabe mais sobre o curso de Sistema da Informação! Viu como a área de tecnologia é promissora? Como pôde conferir, a carreira no setor oferece inúmeras possibilidades, além de salários altamente atrativos. Mas, para conquistar boas posições, é indispensável apostar em uma boa formação em uma instituição reconhecida pelo MEC e comprometida em oferecer um ensino de qualidade.

Este post foi útil para você? Então, o que acha de receber mais artigos sobre carreira e educação diretamente em seu e-mail? Assine agora mesmo a nossa newsletter!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This