Ser pai e fazer faculdade: conheça 6 boas maneiras de conciliar!

Conciliar a paternidade com outras tarefas é sempre um desafio, mas quem disse que não é possível? Atualmente, muitas pessoas que têm filhos dão conta do “malabarismo” que é ser pai e fazer faculdade ao mesmo tempo. Afinal de contas, nunca é tarde para começar!

É claro que existem alguns obstáculos nesse caminho, mas cada um deles pode ser superado com uma dose extra de determinação e paciência.

Embora os pais sempre valorizem a educação dos filhos, também precisam de empenho em sua própria jornada de aprendizagem — até porque, dessa maneira, podem servir como exemplo para que os filhos nunca desistam dos estudos.

Portanto, neste post, trouxemos as principais dicas para ser pai e fazer faculdade ao mesmo tempo, equilibrando as duas jornadas. Continue a leitura e coloque o seu sonho em prática!

1. Priorizar a organização

Em geral, quem precisa conciliar os estudos com trabalho e paternidade simplesmente inicia as atividades e tenta ajeitar tudo ao longo do caminho. Porém, essa organização improvisada nem sempre gera bons resultados.

Tanto os estudos quanto a paternidade exigem tempo, energia, dinheiro e a realização de diversas tarefas. Então, que tal listar esses requisitos e colocar tudo no papel? Desde já, procure encontrar a maneira mais eficiente de cumprir cada atividade do seu dia a dia.

Por exemplo, você pode otimizar seu caminho e aproveitar os momentos em que está na rua para fazer mais de uma tarefa, como passar no supermercado na saída da aula. Esses pequenos gestos, quando pensados de antemão e priorizando a organização, facilitam muito a rotina.

2. Definir objetivos

O que você espera alcançar com os estudos? Que curso deseja fazer? Sua prioridade é ter um diploma rapidamente ou fazer a graduação mais completa possível? Você vai usar a faculdade como trampolim para conseguir um trabalho melhor ou pretende estudar como forma de realização, independentemente do retorno que isso trará na carreira?

Todos esses pontos podem parecer óbvios em um primeiro momento. Entretanto, quando começa a refletir sobre eles, você descobre mais sobre seus próprios desejos e aspirações. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões.

Para quem busca um diploma rápido, por exemplo, há a opção de uma graduação mais curta. Já quem quer usar a faculdade para avançar na carreira pode cursar menos disciplinas a cada semestre, mas focando em estágios e atividades complementares.

3. Estabelecer horários de estudo

Não há dúvida de que um dos maiores desafios de ser pai e fazer faculdade ao mesmo tempo é encontrar tempo para realizar todas as tarefas. É natural que os filhos exijam muita atenção e cuidado e, em muitos casos, os pais acabam estudando só durante as próprias aulas.

Para conseguir fazer as duas coisas com qualidade, procure estabelecer desde o início alguns horários de estudo. Se necessário e possível, peça ajuda para outras pessoas que possam cuidar das crianças e reserve um tempo para si mesmo, com foco exclusivo no aprendizado.

De início, pode ser bastante difícil aproveitar essas janelas de tempo de estudo, até porque os pais tendem a ficar preocupados com o bem-estar dos pequenos. Contudo, essa separação de horários ajuda você a ficar mais presente nos momentos em que está com seu filho, sem ficar pensando nas tarefas de estudo o tempo todo.

4. Focar em qualidade em vez de quantidade

Há certas verdades que não dá para ignorar! Se você vai conciliar diversas jornadas, não será possível dedicar inúmeras horas para cada uma delas. Isso significa que, se você valorizar somente a quantidade, sempre ficará com a sensação de que não está cumprindo seu papel de pai e nem seu papel de estudante.

Por isso, é bom se acostumar desde já a focar mais em qualidade do que em quantidade. Em vez de passar muitas horas estudando, você pode passar menos tempo, mas com concentração e dedicação total.

O mesmo vale para os períodos em família. Pode ser que, a partir de agora, você não consiga mais passar tantas horas com seu filho, mas quem disse que isso é o mais importante para uma criança ou adolescente? O que eles realmente precisam é de amor, carinho e atenção plena. Portanto, quando estiver na companhia de quem você ama, esteja realmente presente!

5. Ter a família como motivação

Se por um lado quem tem filhos enfrenta mais dificuldades para fazer faculdade, por outro, ser pai também traz um grande diferencial. Isso porque, quando se trata de enfrentar os desafios da vida, você já tem a principal motivação: seus filhos.

Então, você pode não ter a mesma disponibilidade de tempo que uma pessoa sem filhos, mas tem alguém por quem lutar. O seu diploma não será algo conquistado apenas para você próprio, mas também para dar uma vida melhor a quem você ama.

A cada momento de estudo, a cada prova e a cada final de dia, pense no seu propósito maior. Isso ajuda a deixar o cansaço e as dificuldades para trás. O desânimo bateu? Lembre-se de que a família também vai se beneficiar da sua persistência e dedicação!

6. Encontrar um ambiente de aprendizado

Algo simples e que ajuda muito a encontrar o equilíbrio é organizar a casa para facilitar os estudos. Você pode, por exemplo, reservar um espaço para guardar os livros e materiais de aula, ou até mesmo separar uma mesinha só sua para estudar.

Além de servir como um lembrete da sua responsabilidade com a faculdade, isso contribui para que sua família compreenda a importância dos estudos (seu e deles).

Ainda assim, se você não tiver espaço ou condições de estudar em casa, não se desespere. Também é válido fazer isso em bibliotecas ou salas da própria faculdade, nas quais geralmente há silêncio e privacidade. No fim das contas, o que importa não é a forma, e sim o hábito e organização que você aplica para tornar o seu sonho realidade.

Como deu para perceber, você certamente dará conta do desafio de ser pai e fazer faculdade se dedicar-se e organizar-se para isso. O seu sucesso está nas suas mãos!

E você, como está conciliando a paternidade com as outras áreas de sua vida? Quais são suas estratégias para ser pai e ainda fazer faculdade ao mesmo tempo? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências, dúvidas e sugestões com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This