Saiba quanto ganha um químico e onde ele pode atuar

Você gostava das aulas de Química no Ensino Médio e se encantava em entender os elementos, fórmulas e como as coisas são feitas? Então, o curso de Química pode ser para você! E se você está se perguntando quanto ganha um químico, saiba que o salário é bastante atraente.

Químicos encontram um amplo mercado de trabalho e podem trabalhar em indústrias de diversos ramos, em empresas de proteção e fiscalização do meio ambiente, laboratórios farmacêuticos e de pesquisa, controle de qualidade, perícia e muito mais. É preciso ser curioso, analítico e gostar de buscar conhecimentos.

Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais sobre o curso e a profissão!

Como é o curso de Química?

Ao escolher estudar Química, você pode encontrar dois tipos de graduação: bacharelado e licenciatura. A diferença entre os dois é que o primeiro é focado na formação de profissionais para o mercado, enquanto o licenciado estará habilitado para dar aulas de Química para Ensino Fundamental e Médio.

O curso oferece disciplinas teóricas e práticas, colocando você para realizar experimentos e estudar conteúdos como:

  • Matéria e Energia;

  • Físico-química;

  • Termodinâmica;

  • Modelos Atômicos;

  • Estrutura dos Materiais;

  • Química Orgânica, entre outros.

O curso deve também abranger todos os conceitos relativos à Química Geral, Ambiental, Orgânica, Inorgânica e Analítica. Há ainda a disciplina de Bioquímica — em que você aprenderá sobre as substâncias e moléculas provenientes de seres vivos —, Química Biológica e Fisiológica.

Conteúdos de tecnologias orgânicas e inorgânicas, processos biológicos, avaliação econômica dos processos químicos, metrologia química e cálculo diferencial e integral complementam o curso. Controle de qualidade, história e epistemologia da Química e segurança do trabalho completam a formação, que como você viu é bem completa.

Caso opte pela licenciatura, você estudará ainda:

  • Probabilidade e Estatística;

  • Ciências Naturais;

  • Sociologia da Educação;

  • Didática;

  • Metodologia e Prática de Ensino;

  • Psicologia da Educação;

  • Legislação Educacional;

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outras.

Quanto ganha um químico e quais são as áreas de trabalho?

O profissional licenciado pode ser professor dos ensinos Fundamental e Médio. Já o bacharel está apto para o mercado de trabalho, podendo atuar em diversas áreas. Com pós-graduação, ambos podem ser professores do Ensino Superior.

Os salários variam conforme a área que você escolher, porte da empresa e tempo de serviço. Segundo dados do Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) levantados pelo site Salario.com.br, os químicos brasileiros ganham entre R$ 3 mil e R$ 10 mil por jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Confira a seguir as principais áreas de atuação do bacharel em Química.

Química Ambiental

Gosta de meio ambiente? Então você pode atuar com Química Ambiental em indústrias, empresas prestadoras de serviços ou no setor público.

O profissional trabalha com o tratamento de resíduos, busca soluções para diminuir a emissão de gases nocivos à atmosfera, elabora medidas de prevenção e correção a acidentes ambientais e também fiscaliza o cumprimento de leis relativas à preservação do meio ambiente.

É uma área em crescimento, principalmente em tempos de maior preocupação com o futuro da vida no planeta.

Química de Alimentos

Já imaginou trabalhar com alimentos, pensando em novas composições químicas e desenvolvendo produtos? O químico em alimentos trabalha dentro de indústrias do ramo, visando a criação de soluções para alimentação. Controle de qualidade também é uma das áreas de atuação desse profissional.

Química Forense

O químico forense trabalha na perícia de crimes, ajudando na investigação dos acontecimentos. Junto com a Polícia Civil e Federal, faz análises orgânicas e inorgânicas das provas tanto em campo, quanto no laboratório. Sua principal função é definir a presença e alteração de materiais que possam estar ligados ao crime.

Para trabalhar nessa área, é preciso passar em um concurso público e fazer um curso de aprimoramento oferecido pelas academias de polícia.

Química Industrial e Tecnologia

Nessa área, o químico é o responsável por desenvolver produtos e tecnologias ligados à composição, propriedades e transformações de substâncias químicas. O trabalho envolve invenção, testes, criações e busca por solucionar problemas de forma mais rápida, eficaz e econômica. Você se considera inventivo? Então essa pode ser a sua vocação!

Petroquímica

Nesse campo, o químico trabalha diretamente com o petróleo e os produtos derivados dele e também faz análises, identificação e pesquisas. É parecido com a Química Industrial, mas é direcionada para o petróleo.

Como está o mercado de trabalho e como deve ser o profissional de Química?

O mercado de trabalho para os químicos é bastante abrangente e oferece uma boa quantidade de vagas. Indústrias têxteis, de plástico, borracha, tinta, alimentação, cosmético, defensivos agrícolas, cerâmica, cimento e muitas outras precisam dos profissionais formados em Química.

Você pode conseguir estágios já nos primeiros anos da faculdade, o que abre as portas para o mercado de trabalho e aumenta as suas chances de ser contratado assim que se formar.

O químico tem um conhecimento amplo, e essa é uma das habilidades que o mercado de trabalho valoriza. Portanto, ainda que se especialize em uma área, é importante enxergar as situações de maneira holística para conseguir se destacar e ser um profissional valioso.

Além disso, é necessário ser curioso, dinâmico, gostar de números, de desafios e de experimentar. Muito do trabalho envolve tentativas e erros, e busca contínua por atualizações e conhecimentos.

O mesmo perfil é necessário para os pesquisadores e professores. Os primeiros precisam ser inventivos, ter alta capacidade analítica, foco para encontrar soluções para alcançar resultados e muito desejo por aprender. Os professores precisam ser criativos para ensinar os alunos de forma consistente e ajudar a formar novos profissionais.

Como você viu, o curso de Química é bastante interessante e abrangente. Os formados saem com conhecimento geral sobre a área e tem a oportunidade de se especializar em pós-graduações ou no próprio mercado de trabalho, que oferece vagas em empresas privadas e públicas.

Por fim, é importante que você entenda que, para fazer o curso, é preciso ser analítico, inventivo, gostar de experimentar e estudar constantemente para se manter atualizado.

Tirou todas as suas dúvidas acerca da profissão e sobre quanto ganha um químico? Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail mais informações sobre estudo, carreiras e mercado de trabalho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This