Saiba como se planejar para mudar de cidade para fazer faculdade

Mudar de cidade para fazer faculdade não é uma decisão fácil. Além da rotina puxada de estudos, a questão financeira, a necessidade de “se virar” por conta própria e o medo do desconhecido atrasam ou dificultam o sonho de quem precisa sair de casa para cursar uma graduação.

A boa notícia é que esse desafio pode se tornar mais fácil do que você imagina. Basta se planejar! No post a seguir reunimos um passo a passo para facilitar esse planejamento e tornar a sua mudança possível. Confira!

Reúna informações com antecedência

Muitos estudantes tomam decisões por impulso antes de fazer uma mudança de cidade e se arrependem. Isso acontece principalmente no que se trata de moradia. Por medo de não ter onde morar, fecham contratos em locais ruins ou acima do preço de mercado.

Para evitar esse problema, quem está de mudança precisa reunir o máximo de informações possíveis para facilitar a sua vida. Além dos tópicos essenciais, como: média de preços de aluguéis, moradias universitárias com vagas disponíveis, melhores bairros para morar, é importante pesquisar também sobre a cidade de destino.

Qual o nível de segurança? O que as pessoas fazem para se divertir? O sistema de transporte público é eficiente?

Hoje não dá mais para reclamar da falta de informação. Com a ajuda da internet dá para descobrir sobre quase tudo sem sair de casa. Por meio das redes sociais ainda é possível se conectar com pessoas que estudam na sua faculdade ou apenas moram na cidade que você está indo. O principal é deixar a vergonha de lado e não assumir compromissos se não tiver certeza de que está seguindo o melhor caminho.

Visite a cidade antes da mudança

Antes de mudar de cidade para fazer faculdade considere fazer uma visita ou passar alguns dias nesse local, com os seus amigos ou com a própria família. Ter uma ideia das distâncias, do dia a dia do transporte público e do nível de segurança, com a ajuda das pessoas que você confia, pode trazer mais tranquilidade para tomar decisões.

Se possível visite também as opções de moradia diretamente e veja quais delas realmente te farão “se sentir em casa”. Muitas pessoas, especialmente aquelas que estão saindo de uma cidade pequena para uma metrópole, desistem antes mesmo de tentar por medo do desconhecido.

É um medo natural, mas que vai passando com a experiência. E quanto mais cedo você vivenciar o dia a dia na sua nova casa, mais fácil será se adaptar.

Considere o deslocamento até a faculdade

Muito apartamentos e casas parecem ter um preço irresistível, mas se você considerar o tempo e as condições de deslocamento até a faculdade talvez esse valor não valha tão a pena quanto parece. Antes de escolher a moradia ideal pesquise as opções de transporte até o campus, especialmente se você for utilizar o transporte público.

Lugares distantes significam que você vai precisar gastar mais com passagens, algo que pesará nos seus gastos mensais. Além disso, a rotina de uma graduação costuma ser pesada para muitos estudantes, e perder muito tempo no deslocamento de ida e volta pode causar exaustão ou motivar atrasos e faltas.

Não esqueça dos detalhes burocráticos

Antes de mudar de cidade para fazer faculdade esteja pronto para enfrentar a burocracia. Além da documentação necessária para o aluguel ou compra de um apartamento, você deve lembrar de reunir outros documentos para o seu dia a dia na nova cidade.

E isso inclui uma mudança na zona e seção eleitoral, caso você pretenda começar a votar nesta localidade, além da transferência da sua agência bancária.

Outro detalhe importante é verificar a cobertura do seu plano de saúde. Muitos deles não são válidos em cidades diferentes, especialmente se há uma mudança de Estado. Caso você não tenha um plano particular, uma boa dica é pesquisar postos de saúde públicos e hospitais perto da sua casa.

Comece a se familiarizar com tarefas domésticas

O medo de morar sozinho assombra a vida de muitos universitários que mudam de cidade para fazer faculdade. É somente nesse período que muitos aprendem que roupas não se lavam sozinhas e comidas não aparecem na geladeira por milagre.

Se você já é um verdadeiro “chefe do lar”, parabéns! Mas se mal sabe fritar um ovo, antes de fazer as malas, comece a se familiarizar com as atividades que você terá que fazer sozinho daqui para frente.

Pesquise receitas de comidas que você gosta e experimente fazer já, acompanhe sua família ao supermercado, tome a iniciativa de realizar algumas tarefas domésticas, como limpar o banheiro, lavar louça e assim por diante.

Estude suas fontes de renda

Uma das maiores preocupações de quem vai mudar de cidade para fazer faculdade é a questão financeira. Cobrir os gastos mensais em um lugar diferente nem sempre é uma realidade possível para muitas pessoas, especialmente para quem ainda não tem uma graduação.

Para ter um pouco mais de tranquilidade nesse sentido avalie quais serão as suas fontes de renda. Mesmo que você conte com o apoio financeiro dos seus pais, sempre é possível conseguir uma ocupação extra até mesmo sem sair de casa: a internet já conta com diversas oportunidades para atuar como freelancer, por exemplo.

Caso você queira um emprego formal, o ideal é pesquisar a oferta da cidade com antecedência e começar a enviar o seu currículo. Também é importante ter em mente que na maioria dos cursos universitários já é possível conseguir um estágio a partir do segundo semestre, algo que gera uma renda extra e ainda traz aprendizado na área.

Afaste o medo da frustração

Todo tipo de mudança implica em se desfazer de laços: com a família, com os amigos e com aquilo que você está acostumado. Mas é importante lembrar que isso é algo temporário e que pode trazer muitas surpresas positivas. Por isso deixe o medo de errar e se frustrar de lado e pense positivo.

Até se transformar em alguém realmente independente você ainda vai errar muito. Mas é daí que nasce o aprendizado. Qualquer pessoa que sonha em vencer e construir uma trajetória de sucesso precisa estar aberta a encarar os desafios. Eles são necessários e mais fáceis de superar do que você imagina.

Mesmo que mudar de cidade para fazer faculdade pareça algo grande ou você ainda tenha dúvidas se esse é o melhor caminho a seguir, é importante lembrar que, hoje, ter uma graduação é essencial para conseguir boas oportunidades profissionais. Seguindo as nossas dicas e com uma pitada de coragem ela só te trará benefícios a longo prazo, especialmente para a sua carreira. Acredite!

Se você gostou das dicas, mas ainda não está certo se essa mudança é a melhor opção para você, compartilhe as suas dúvidas aqui nos comentários! Será um prazer lhe ajudar a tomar a melhor decisão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This