Saiba as 6 vantagens de cursar faculdade de Ciências Biológicas!

Diante de tudo que acontece com o mundo, é preciso cada vez mais despertar a consciência ambiental das pessoas. Olhando para essa necessidade, você pode perceber o papel fundamental que o biólogo assume na formação de pessoas alinhadas com as necessidades do meio ambiente e, consequentemente, as vantagens de escolher fazer uma faculdade de Ciências Biológicas.

Não estamos falando apenas do professor de biologia, viu? Sim, ele encanta as crianças com a transformação de um grão de feijão em um pequeno broto no meio do algodão e prepara os jovens para a prova de Ciências Naturais do Enem. Mas o espaço está aberto para o biólogo que participa diretamente da transformação socioambiental.

Neste post, vamos falar sobre algumas vantagens de cursar uma faculdade de Ciências Biológicas, além de mostrar para você as principais características do curso. Acompanhe!

Como é a faculdade de Ciências Biológicas?

Normalmente, o curso de biologia é oferecido em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. A grande diferença entre elas está no foco que cada uma possui. 

Enquanto os bacharéis recebem uma formação mais generalista, voltada para a pesquisa e atuação no ensino superior, os licenciados têm diversas matérias com enfoque pedagógico, que os capacitam para dar aulas no ensino fundamental e médio.

Mas não pense que a licenciatura forma apenas professores de escola, enquanto o bacharelado produz somente pesquisadores docentes universitários. Na verdade, o licenciado pode fazer tudo o que o bacharel faz, inclusive pesquisas e carreira acadêmica no ensino superior. Por outro lado, os bacharéis em Ciências Biológicas não podem dar aulas para alunos dos ensinos fundamental e médio.

Veja algumas das matérias em comum que o bacharelado e a licenciatura em Ciências Biológicas têm:

  • genética;
  • química;
  • análises clínicas;
  • citologia;
  • reprodução assistida;
  • sistemas corporais e muitas outras.

Bacharelado ou licenciatura: qual escolher?

A resposta para essa pergunta é: depende. Se o seu sonho é fazer pesquisas ou seguir carreira acadêmica dando aulas em universidades, o bacharelado é a melhor opção.

Mas se você ainda não tem muita certeza do que pretender fazer depois de se formar, está em dúvida entre realizar um mestrado, dar aulas no ensino fundamental e médio ou prestar um concurso para professor, a licenciatura é a modalidade mais indicada.

Isso acontece porque, com o diploma de licenciado, você estará apto a lecionar assim que concluir a faculdade de Ciências Biológicas, com a vantagem de poder seguir carreira acadêmica se quiser.

Quais são as vantagens de cursar Ciências Biológicas?

Motivos para cursar Biologia não faltam. Se você é apaixonado pela natureza e deseja um trabalho que una o útil ao agradável, por exemplo, já tem uma excelente razão para ingressar em uma faculdade de Ciências Biológicas. Veja alguns dos principais benefícios de fazer esse curso!

1. Dinamismo

O dia a dia de um biólogo inclui uma série de atividades que vão muito além da sala de aula. O profissional de Ciências Biológicas trabalha em laboratórios e também junto à natureza, além de participar de diversos congressos e conferências sobre o mundo da Biologia.

Dessa forma, a monotonia passa longe dessa profissão. Passar a semana confinado atrás de um computador ou em um escritório, definitivamente, não faz parte das atividades de um biólogo!

2. Ecoativismo

Uma das atribuições da Biologia é levantar e guardar informações essenciais para a preservação de plantas e animais. Dessa maneira, ser biólogo é trabalhar ativamente em prol das causas ambientais.

E não é brincadeira! De um jeito ou de outro, o biólogo assume o papel de protagonista na conservação do meio ambiente. Por exemplo, mesmo que seu sonho seja trabalhar com crianças, as informações que você transmitirá para elas serão fundamentais para conscientizá-las sobre as causas ambientais.

3. Conhecimento

As grandes questões do universo e da vida fazem parte do estudo da Biologia. Quem nunca se perguntou como surgiu o mundo ou de onde viemos? Exatamente! As Ciências Biológicas são fundamentais para solucionar esses e outros enigmas que instigam a imaginação da humanidade há milênios.

E não para por aí! As descobertas da genética têm trazido esperança de cura para diversas doenças, além de ajudarem a entender melhor quem nós somos enquanto seres humanos. Portanto, estudar Biologia é adquirir e construir um conhecimento fundamental para a vida de todos nós.

4. Possibilidades de escolha

Você sabia que zoologia, botânica e paleontologia são alguns dos ramos da Biologia? Ao formar-se em Ciências Biológicas, é possível escolher entre uma incrível e interessante variedade de especializações.

Os horizontes proporcionados pela Biologia são amplos e muito promissores, especialmente em tempos em que a consciência sobre a preservação do meio ambiente é tão valorizada.

5. Contato com a natureza

Não importa a área da Biologia que você escolher para atuar o contato com o meio ambiente será uma constante no seu trabalho. Seja como professor ou como paleontólogo, os trabalhos de campo farão parte do seu cotidiano, permitindo que a monotonia passe longe da sua rotina.

Se você gosta de passar aquele tempinho curtindo uma bela paisagem ou sente um enorme prazer em estar ao ar livre, é possível que tenha nascido para ser biólogo.

6. Viagens

Já falamos um pouco sobre isso lá no primeiro item da lista, mas essa vantagem definitivamente merece seu próprio espaço. Afinal, quem não ama viajar? No caso dos biólogos, isso é quase uma necessidade. A Biologia é uma ciência viva e em constante evolução. Para acompanhar as novas descobertas, muitas vezes, é necessário participar de conferências, congressos e palestras ao redor do país e do mundo.

Mas não pense que isso representa um custo extra para os biólogos, porque o conhecimento adquirido nesses eventos é quase sempre de interesse dos empregadores, que costumam arcar com as despesas.

Como deu para perceber, cursar a faculdade de Ciências Biológicas é ideal para quem ama a a natureza, deseja contribuir para a preservação do meio ambiente e não quer um trabalho que caia facilmente na rotina. Além disso, o biólogo tem um mercado de trabalho bastante vasto e variado, seja nas salas de aula, nos laboratórios ou em reservas naturais.

Agora que você conferiu nosso post sobre as vantagens de entrar na faculdade de Ciências Biológicas, é preciso saber também como escolher a melhor instituição para fazer o seu curso. Pensando nisso, confira também nosso e-book especial sobre o assunto e não erre na escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This