Quer um diploma rápido? Descubra a melhor opção de curso para você!

Em um cenário cada vez mais marcado pela competitividade, adquirir um diploma rápido para ingressar logo no mercado de trabalho pode se mostrar uma vantagem decisiva na caminhada rumo ao sucesso. E o melhor percurso a seguir é, sem sombra de dúvida, o da educação.

Tomando como base o princípio da otimização do tempo de ingresso no mercado de trabalho, aos poucos foram surgindo opções abreviadas de especialização, como os cursos técnicos e os cursos tecnológicos. Contudo, como essas 2 modalidades são bem diferentes, como escolher? Entenda mais sobre o assunto e tire suas próprias conclusões!

Qual a diferença entre cursos técnicos e cursos superiores de tecnologia?

Muitas pessoas acreditam que cursos tecnólogos e cursos técnicos são a mesma coisa. Mas a verdade é que existe uma grande diferença entre essas 2 formações, principalmente no que se refere ao nível de escolaridade.

Para começar, um curso técnico é de nível médio, enquanto o tecnólogo é um curso de nível superior. Assim, o técnico tem como exigência mínima o Ensino Fundamental incompleto até o Ensino Médio completo. Já o tecnólogo tem como exigência a conclusão do Ensino Médio, pois se trata de um curso de graduação.

Outra diferenciação básica entre as 2 modalidades diz respeito ao período. Enquanto o curso técnico tem duração de 2 meses a 3 anos, os cursos superiores tecnológicos têm duração de 2 a 3 anos. E tem mais: o profissional que conclui um curso técnico adquire um certificado de conclusão, enquanto o curso tecnólogo oferece um diploma de nível superior.

Ambas as modalidades de formação preparam os profissionais para o mercado de trabalho. A diferença está no fato de o curso técnico se voltar para áreas mais operacionais, enquanto o tecnólogo foca mais na gestão.

Como funcionam os cursos superiores de tecnologia?

Quem busca uma formação de nível superior, mas não quer passar de 4 a 5 anos na sala de aula tem como alternativa o curso superior de tecnologia, que equivale a uma graduação e tem como objetivo formar especialistas em determinadas áreas.

Os cursos tecnológicos têm conquistado cada vez mais interessados, pois, apesar de sua curta duração, formam profissionais qualificados, com capacidade de ingresso em pós-graduações, mestrados, doutorados e MBA. São ótimas saídas para estudantes que almejam uma rápida inserção no mercado, bem como para profissionais que já estão na labuta e precisam de uma especialização e para quem já tem um foco definido em sua formação.

Confira a seguir os eixos temáticos em que você pode ingressar ao escolher um curso tecnológico!

Ambiente e saúde

Os cursos incluídos no eixo tecnológico de ambiente e saúde são direcionados a assuntos como melhoria da qualidade de vida, preservação e recuperação da natureza, desenvolvimento sustentável e programas de educação ambiental. Os principais aspectos tratados aqui dizem respeito a biossegurança, tecnologias e políticas públicas. Os cursos mais prestigiados desse eixo são os de Gestão Ambiental, Radiologia e Estética.

Controle e processos industriais

O eixo controle e processos industriais compreende basicamente o estudo de tecnologias associadas aos processos mecânicos e eletroeletrônicos do sistema produtivo. O foco se volta, assim, para modelos de instalação, manutenção, controle e otimização em atividades de produção. Os principais cursos dessa área são os de Manutenção de Aeronaves, Sistemas Automotivos, Automação Industrial e Eletrônica Industrial.

Desenvolvimento educacional e social

O eixo tecnológico de desenvolvimento educacional e social abrange basicamente as tecnologias direcionadas a atividades educativas e sociais. Compreende aspectos de coordenação e operação de tarefas organizacionais e gerenciais no contexto dos espaços educativos. Idealizado recentemente, esse eixo ainda conta com poucos cursos, como o de Tecnólogo em Gestão Escolar e Processos Escolares.

Gestão e negócios

O eixo de gestão e negócios compreende as áreas voltadas para a administração de empresas. Está associado a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão, englobando aspectos de planejamento, avaliação e gestão de pessoas, processos presentes em organizações públicas ou privadas. Os cursos oferecidos aqui são os mais procurados, como o de Comércio Exterior, Empreendedorismo, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Marketing.

Informação e comunicação

O eixo de informação e comunicação engloba atividades relacionadas à manutenção de sistemas e a tecnologias associadas a informática e telecomunicações. Os cursos oferecidos nessas áreas também são bastantes populares. É o caso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Telecomunicações, Jogos Digitais, Redes de Computadores e Redes de Telecomunicações.

Infraestrutura

A área de infraestrutura é orientada para aspectos referentes a transporte e construção civil. Compreende atividades de planejamento, operação, manutenção e gerenciamento de tecnologias para infraestruturas, como obras civis, de saneamento, hidráulicas, de transporte ou de controle de trânsito. Os principais cursos oferecidos na área são os de Agrimensura, Construção de Edifícios, Estradas, Geoprocessamento e Transporte Terrestre.

Militar

O eixo militar abrange processos relacionados à formação tecnológica do militar, de olho no favorecimento do cumprimento da missão constitucional das Forças Armadas. Um detalhe importante: os cursos aqui se limitam a quem ingressou na carreira militar por meio de concurso público. Os principais cursos são: Ciências Militares, Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Infantaria, Manutenção Aeronáutica, Meteorologia Aeronáutica e Sistemas de Armas.

Produção alimentícia

O eixo de produção alimentícia abrange as tecnologias associadas à industrialização de alimentos e bebidas. Compreende atividades de planejamento, operação, implantação e gerenciamento dos processos físicos, químicos e biológicos presentes na industrialização. Os principais cursos da área são os de Agroindústria, Alimentos, Cacau e Chocolate, Cachaça, Laticínios, Processamento de Carnes, Viticultura e Enologia.

Produção cultural e design

A área de produção cultural e design está associada a representações, linguagens, códigos e projetos para as mais diferentes modalidades do mercado cultural, como rádio, televisão, cinema, internet, teatro, editoras, agências, entre outros. Os cursos mais procurados desse eixo são: Design de Moda, Design Gráfico, Design de Interiores, Fotografia e Produção Publicitária.

Produção industrial

Os cursos do eixo de produção industrial são direcionados aos processos industriais, como atividades de transformação de matérias-primas, produção, operação de maquinário, controle e gerenciamento. São oferecidas opções de curso como Biocombustíveis, Construção Naval, Papel e Celulose, Petróleo e Gás, Processos Químicos, Produção de Vestuário, Produção Gráfica e Produção Têxtil.

Recursos naturais

O eixo de recursos naturais compreende tecnologias direcionadas à produção animal, vegetal e mineral. Contempla atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Suas principais opções de cursos são: Aquicultura, Cafeicultura, Gestão do Agronegócio, Horticultura, Produção de Grãos e Produção Pesqueira.

Segurança

O eixo de segurança está associado às áreas de formação de profissionais em segurança pública e privadas. Suas opções de cursos são: Gestão de Segurança Privada, Segurança no Trabalho, Segurança no Trânsito, Segurança Pública e Serviços Penais.

Turismo, hospitalidade e lazer

O eixo de turismo, hospitalidade e lazer compreende atividades relacionadas a viagens, eventos, gastronomia, hotelaria, serviços de alimentação, bebidas e entretenimento. Os principais cursos da área são: Eventos, Gastronomia, Gestão de Turismo, Hotelaria, Gestão Desportiva e de Lazer.

Por que fazer uma graduação tecnológica?

Diante de tudo o que você viu aqui em relação aos cursos superiores em tecnologia, fica bastante evidente que essa é uma ótima opção, tendo em vista as particularidades dos estudantes — como a vontade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho ou o desejo de se especializar em determinado assunto dentro de sua área de atuação.

Mesmo não disponibilizando a mesma variedade de opções de um curso de bacharelado ou licenciatura, os cursos tecnológicos se aprofundam em conteúdos específicos, voltados para a prática. Se seu perfil se encaixa nas particularidades de um curso superior em tecnologia e você deseja ingressar imediatamente no mercado de trabalho, amparado por um diploma rápido de graduação, não perca mais tempo: matricule-se já!

E então, gostou do nosso post? Ficou ainda com alguma dúvida? Entre em contato conosco para mais informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This