Publicidade ou Marketing: conheça as diferenças e saiba como escolher

Com as exigências do mercado de trabalho atual, fica evidente que cursar uma graduação é o caminho certo para alcançar seus objetivos. Assim, o dilema passa a ser a escolha do curso, e a aparente semelhança entre alguns deles é um fator que complica essa decisão. Optar entre Marketing ou Publicidade, por exemplo, pode não ser muito fácil.

O fato é que, por mais que essas áreas tenham aspectos parecidos (que muitas vezes até se misturam), elas apresentam diferenças tanto na teoria, quanto na prática de trabalho. Por isso, entender as características de cada curso é muito importante para que você tome uma decisão mais consciente.

Então, se você está em dúvida entre Publicidade ou Marketing porque confunde essas áreas, não deixe de acompanhar este artigo. Quer saber mais sobre cada uma dessas profissões e o que as diferencia? Continue lendo e confira as informações que trouxemos para ajudar você!

Quais são as diferenças entre essas áreas?

Para se situar melhor, é interessante que você entenda o significado de cada um desses conceitos. Por esse motivo, observe as diferenças entre eles:

Publicidade

Publicidade é uma estratégia de Marketing que visa divulgar uma ideia ou um conceito associado a uma empresa, um produto ou um serviço, a fim de obter a aceitação das pessoas. Para isso, a compra de espaço em veículos da mídia é necessária.

A Publicidade também pode ser entendida como uma ferramenta de comunicação que busca influenciar hábitos e estimular as relações comerciais. Por meio dela, as empresas conseguem convencer os consumidores de que um determinado produto ou serviço é vantajoso e, portanto, precisa ser adquirido.

Propaganda

A Propaganda é, na verdade, uma parte da Publicidade. Consiste em ações pagas — ou seja, o espaço que a empresa compra na mídia —, sempre com a intenção de divulgar e criar condições para que as pessoas conheçam algum serviço ou produto, induzindo o público a adquiri-lo.

É possível afirmar que o poder da Propaganda está na maneira como ela consegue utilizar a emoção, além da repetição de palavras, para atingir o público-alvo e construir uma opinião sobre o produto ou serviço que está sendo promovido. Na prática, engloba, por exemplo, anúncios em jornais, televisão, revistas e redes sociais, panfletagens e links patrocinados na internet.

Marketing

O Marketing, por sua vez, é mais abrangente, estendendo-se para a empresa como um todo e atuando em conjunto com a estratégia corporativa. Seu objetivo é entender profundamente o mercado a fim de descobrir quais são as necessidades e os desejos dos clientes. A partir daí, o Marketing usa a Publicidade e a Propagandacomo ferramentas para promover produtos ou serviços.

Em que aspectos o Marketing e a Publicidade se assemelham?

Embora cada uma dessas áreas tenha particularidades que as diferem entre si, o Marketing e a Publicidade também apresentam semelhanças. A seguir, conheça as principais delas:

O planejamento

Sem planejamento, dificilmente uma ação de Marketing ou Publicidade vai conseguir atingir seus objetivos. Para isso, são necessárias estratégias definidas com cuidado e executadas à risca. Portanto, o planejamento é uma etapa indispensável nas atividades dos profissionais desses dois ramos.

A persona

Tanto o Marketing quanto a Publicidade usam a criação de personas como uma ferramenta para conhecer melhor o público que a marca precisa alcançar. Essa é uma estratégia que evita a perda de tempo e de dinheiro, uma vez que a empresa passa a criar campanhas direcionadas aos seus clientes em potencial, e não mais a um público que não tem interesse no produto ou serviço oferecido.

A análise

Após desenvolver ações de Publicidade ou Marketing, é imprescindível avaliar os indicadores de resultados para conhecer a real eficácia dessas ações. A análise desses números, a fim de obter dados que possam influenciar as tomadas de decisão subsequentes, é mais um aspecto importante que essas duas profissões têm em comum.

Quais são as diferenças entre os perfis desses profissionais?

Apesar de ambas as profissões terem objetivos parecidos e trabalharem com foco na relação entre empresa e consumidor, as características dos profissionais da área costumam ser um pouco diferentes. Veja mais:

Publicidade

O publicitário é o profissional responsável pela criação de peças e campanhas que objetivam apresentar um produto ou serviço para o consumidor, promovendo, assim, sua comercialização. Sua atuação também tem como foco o fortalecimento de uma marca ou empresa.

O profissional dessa área pode atuar em agências e até no departamento de Marketing das empresas, nos mais variados ramos — atendimento ao cliente, criação e gerência de produto, pesquisa, produção gráfica, mídia, entre outras possibilidades. Nesse cenário, o domínio de ferramentas de recursos visuais e boas habilidades de escrita para a produção de textos de impacto são muito bem-vindos.

Esse profissional tende a ter uma mente rápida e criativa. Portanto, a carreira é mais adequada para pessoas com perfil extrovertido, que tenham facilidade para criar relacionamentos interpessoais e formar opiniões. Além disso, os publicitários costumam ser dinâmicos e antenados às mudanças na sociedade e nas relações de consumo.

Marketing

O Marketing é uma área bastante abrangente. Engloba desde estratégias para atração de consumidores, passando pelo desenvolvimento de produtos e sua respectiva divulgação até cuidar do processo de identificação das necessidades do cliente.

O profissional da área normalmente atua no setor de Marketing das empresas, no qual realiza diversas atividades. Desenvolver estudos de Marketing, criar estratégias para alcançar metas de venda e usar suas competências para criar, planejar e executar processos mercadológicos são algumas delas.

Nesse caso, os profissionais costumam ser mais objetivos. São pessoas que sabem equilibrar o emocional e o racional, além de terem boas habilidades de comunicação e se identificarem com a área — uma vez que a profissão exige visão global e curiosidade sobre a empresa como um todo.

Como essas áreas podem caminhar juntas?

Diferenças e semelhanças à parte, o Marketing e a Publicidade são áreas que se complementam e que, portanto, não só podem como devem caminhar juntas. Um exemplo disso é o fato de que os dados do Marketing podem ajudar a desenvolver campanhas publicitárias mais eficientes.

Desse modo, profissionais de ambos os setores precisam trabalhar juntos em prol da obtenção de melhores resultados para a marca. Quando isso acontece, as empresas só têm a ganhar!

Quais são as características desses cursos?

graduação em Publicidade e Propaganda capacita o profissional para elaborar diversas estratégias de comunicação, tudo por meio do planejamento e da execução de peças envolvendo diferentes públicos, veículos e clientes. Entre outras opções, a grade curricular dessa graduação conta com as seguintes disciplinas:

  • Linguagem Publicitária;
  • Sociologia da Comunicação;
  • Fotografia;
  • Produção Gráfica;
  • Redação Publicitária — para mídia impressa e mídia digital;
  • Laboratório de Rádio e TV;
  • Direção de Arte;
  • Gestão de Marcas.

Já as disciplinas do curso de Marketing têm o foco voltado para a atuação profissional na área de negócios, levando em conta que a função desempenhada nas empresas é organizacional, trabalhando em conjunto com a área de vendas.

A propósito, a formação nessa área é muito enriquecedora para quem deseja se capacitar para gerir sua própria empresa. Nesse sentido, a grade curricular conta com as seguintes disciplinas:

  • Comportamento Organizacional;
  • Gestão Empresarial;
  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão de Pessoas;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Gestão da Qualidade;
  • Estratégia de Comunicação;
  • Planejamento de Mídia.

Com esses esclarecimentos, esperamos que você tenha conseguido identificar qual dos cursos é mais adequado para seus objetivos profissionais. Como foi possível ver, apesar de terem muitos pontos em comum, essas graduações direcionam o profissional para diferentes formas de atuação no mercado.

Como o Jornalismo se diferencia do Marketing e da Publicidade?

No início deste artigo, falamos sobre os conceitos de Publicidade, Propaganda e Marketing. Entretanto, se você se interessa pela área de Comunicação, é natural que também tenha curiosidade em relação ao curso de Jornalismo. Logo, antes de tomar uma decisão, você precisa conhecer as diferenças entre essas três carreiras.

O jornalista é o profissional conhecido por buscar fatos que podem se tornar notícia. Como repórter, tem a oportunidade de se dedicar ao ramo que mais o interessa — reportagem investigativa, economia, política, esportes, entretenimento, entre vários outros.

Além disso, ainda conta com outras possibilidades de atuação. A assessoria de imprensa, a edição, o fotojornalismo e a comunicação empresarial são apenas algumas delas.

Como não é difícil notar, o Jornalismo está ligado, principalmente, à divulgação de acontecimentos, sem qualquer interesse comercial. Por outro lado, a Publicidade e o Marketing são voltados para a promoção de uma marca, serviço ou produto. Essas diferenças são determinantes no futuro profissional de quem opta por um ou outro curso, o que ressalta a importância dessa decisão.

Marketing ou Publicidade: como escolher o curso ideal?

Escolher o curso ideal é uma missão complexa, mas que se torna mais fácil a partir do momento em que você conhece o seu próprio perfil e analisa o quanto ele combina com cada profissão. Tenha em mente que, independentemente do curso escolhido, a graduação vai proporcionar contato com novas pessoas e novos conhecimentos, sendo um meio incomparável para acessar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Se você, por acaso, já adiou os planos de cursar uma faculdade por causa de dificuldades financeiras, fique tranquilo: hoje em dia, ter pouco dinheiro não é mais motivo para deixar de estudar. São diversas as opções de bolsas de estudo e financiamentos para ajudá-lo no que você precisa.

Dessa forma, será possível conciliar trabalho e estudo e aproveitar sua graduação ao máximo. Você pode escolher entre Marketing ou Publicidade com a certeza de que seu objetivo de conquistar uma formação de nível superior está ao seu alcance.

Por fim, se este post contribuiu para a sua decisão entre Publicidade ou Marketing, que tal continuar se informando? Leia também o nosso artigo sobre o curso de Marketing e conheça mais essa área que pode definir o seu futuro acadêmico e profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This