Publicidade ou Marketing: conheça as diferenças e saiba como escolher

Para você, que quer investir no seu crescimento profissional e melhorar de vida, não restam dúvidas: ingressar em um curso superior é a melhor opção. Afinal de contas, ter em mãos o diploma de uma instituição reconhecida por sua qualidade acadêmica só tem como proporcionar melhores perspectivas para seu futuro!

Você já está convencido de que cursar uma graduação é a opção certa para alcançar seus objetivos? Então logo chegará o momento de enfrentar o grande dilema da escolha do curso, decisão que será determinante em sua trajetória profissional.

Digamos que você tenha pensado bem a ponto de eliminar inúmeras possibilidades. Agora basta escolher entre os cursos de Publicidade e Marketing? Pois temos uma boa notícia: este post vai ajudá-lo a entender as características de cada curso para que você tome uma decisão mais consciente!

Aliás, se a dúvida existe porque você confunde essas profissões, não pode deixar de acompanhar os próximos tópicos. Um spoiler: por mais que ambas tenham aspectos parecidos, que muitas vezes até se misturam, apresentam diferenças tanto na teoria como na prática de trabalho!

E aí, Publicidade ou Marketing? Quer saber mais sobre cada uma dessas profissões e o que as diferencia? Continue a leitura!

As diferenças

Para se situar melhor, é interessante que você entenda o significado de cada um desses conceitos. Então vamos logo a eles?

Publicidade

Publicidade é toda forma de divulgação espontânea e não paga. Essa atividade profissional se dedica a tornar pública uma ideia ou um conceito associado a uma empresa, um produto ou um serviço, a fim de obter a aceitação das pessoas.

Essa ferramenta de comunicação busca influenciar hábitos e estimular as relações comerciais. Exemplos importantes são a comunicação boca a boca, as indicações, as relações públicas e os compartilhamentos no Facebook e no YouTube, por exemplo.

Propaganda

A Propaganda é, na verdade, uma parte da Publicidade. Consiste em ações pagas, sempre com a intenção de divulgar e criar condições para que as pessoas conheçam algum serviço ou produto, induzindo o público a adquiri-lo. Engloba, por exemplo, propagandas na televisão, anúncios em jornais, panfletagens e links patrocinados na internet.

Marketing

Já o Marketing é mais abrangente, estendendo-se para a empresa como um todo e atuando em conjunto com a estratégia corporativa. Seu objetivo é entender profundamente o mercado a fim de descobrir quais são as necessidades e os desejos dos clientes. A partir daí, o Marketing usa a Publicidade e a Propaganda como ferramentas para promover produtos ou serviços.

Os profissionais

Apesar de ambas as profissões terem objetivos parecidos e trabalharem com foco na relação entre empresa e consumidor, as características dos profissionais da área costumam ser um pouco diferentes.

Publicidade

O publicitário é o profissional responsável pela criação de peças e campanhas que objetivam apresentar um produto ou serviço para o consumidor, promovendo assim sua comercialização. Sua atuação também tem como foco o fortalecimento de uma marca ou empresa.

O profissional dessa área pode atuar em agências e até no departamento de Marketing das empresas, nos mais variados ramos — atendimento ao cliente, criação e gerência de produto, pesquisa, produção gráfica, mídia, entre outras possibilidades.

Esse profissional tende a ter uma mente rápida e criativa. Portanto, a carreira é mais adequada para pessoas com perfil extrovertido, que tenham facilidade para criar relacionamentos interpessoais e formar opiniões. Além disso, os publicitários costumam ser dinâmicos e antenados às mudanças na sociedade e nas relações de consumo.

Marketing

O marketing é uma área bem abrangente, pois engloba desde estratégias para atração de consumidores, passando pelo desenvolvimento de produtos e sua respectiva divulgação até cuidar do processo de identificação das necessidades do cliente.

O profissional da área pode, claro, atuar no setor de Marketing das empresas, seja fazendo estudos, criando estratégias para alcançar metas de venda ou usando suas competências para criar, planejar e executar processos mercadológicos.

Nesse caso, os profissionais costumam ser mais objetivos. São pessoas que sabem equilibrar o emocional e o racional, além de terem boas habilidades de comunicação e se identificarem com a área — uma vez que a profissão exige visão global e curiosidade sobre a empresa como um todo.

As graduações

A graduação em Publicidade e Propaganda capacita o profissional para elaborar diversas estratégias de comunicação, tudo por meio do planejamento e da execução de peças envolvendo diferentes públicos, veículos e clientes. Entre outras opções, a grade curricular dessa graduação conta com as seguintes disciplinas:

  • Linguagem Publicitária;
  • Sociologia da Comunicação;
  • Fotografia;
  • Produção Gráfica;
  • Redação Publicitária — para mídia impressa e mídia digital;
  • Laboratório de Rádio e TV;
  • Direção de Arte;
  • Gestão de Marcas.

Já as disciplinas do curso de Marketing têm o foco voltado para a atuação profissional na área de negócios, levando em conta que a função desempenhada nas empresas é organizacional, trabalhando em conjunto com a área de vendas. Aliás, a formação nessa área é muito enriquecedora para quem deseja se capacitar para gerir sua própria empresa!

Nesse caso, a grade conta com as seguintes disciplinas:

  • Comportamento Organizacional;
  • Gestão Empresarial;
  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão de Pessoas;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Gestão da Qualidade;
  • Estratégia de Comunicação;
  • Planejamento de Mídia.

Com esses esclarecimentos, esperamos que você tenha conseguido identificar qual dos cursos é mais adequado para seus objetivos profissionais. Como pôde ver, apesar de terem muitos pontos em comum, essas graduações direcionam para diferentes formas de atuação no mercado.

Tenha em mente que, independentemente do curso escolhido, a graduação vai proporcionar contato com novas pessoas e novos conhecimentos, sendo um meio incomparável para acessar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

E se você por acaso já adiou os planos de cursar uma faculdade por causa de dificuldades financeiras, fique tranquilo: hoje em dia, ter pouco dinheiro não é mais motivo para deixar de estudar! São diversas as opções de bolsas de estudo e financiamentos para ajudá-lo no que você precisa. Dessa forma, será possível conciliar trabalho e estudo e aproveitar sua graduação ao máximo!

Por fim, se este post o ajudou a decidir entre Publicidade ou Marketing, que tal receber mais informações sobre o mundo acadêmico e sobre formas facilitadas de acesso à graduação para já entrar no clima da faculdade? Assine agora mesmo a nossa newsletter e se mantenha informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This