Profissões do futuro: 9 melhores carreiras que ficarão em alta

A escolha pelo curso superior passa por vários fatores, e um deles é a valorização da profissão no futuro. Afinal, os constantes avanços da tecnologia resultam em modificações nas mais diversas áreas. Por isso, é importante analisar as melhores profissões do futuro e optar por uma carreira que estará em alta daqui a alguns anos.

Você deve estar se perguntando: mas como vou “adivinhar” o que estará ou não em evidência num futuro próximo? Como optar agora por uma graduação e ter a certeza de que a demanda por essa área será alta?

Seguindo previsões de algumas das principais consultorias de recrutamento profissional do mercado (como Robert Half, Michael Page e Hays), conseguimos destacar para você 9 profissões do futuro e os cursos superiores relacionados a cada carreira.

Além de profissões que serão muito requisitadas pelo mercado de trabalho em pouco tempo, também listamos algumas mais tradicionais, que continuarão em alta. Portanto, fique atento a este post e opte por uma graduação que, além de ter tudo a ver com as suas habilidades, será muito demandada no futuro. Continue a leitura!

1. Engenheiro ambiental

Atualmente, a Engenharia Ambiental já é uma área fundamental para as empresas — e, no futuro, a demanda por profissionais do setor será ainda maior. Isso acontece por que, cada vez mais, a preocupação com os impactos ambientais é crescente. Nesse contexto, nada melhor do que contar com profissionais especialistas para cuidar da área.

O estudante que deseja atuar na profissão deve graduar-se no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, tendo assim competências específicas para exercer a função.

2. Gestor de resíduos

O aumento da população e a geração cada vez maior de lixo farão com que o especialista em gestão de resíduos seja bastante requisitado no mercado. Esse profissional é responsável pelo direcionamento correto desses materiais e, também, por suas transformações em fontes de renda e energia.

Tudo isso sem falar, é claro, do cuidado constante com o meio ambiente. Inclusive, algumas leis brasileiras passaram a exigir a obrigatoriedade de profissionais que sejam especializados na área de gestão do tratamento de água, esgotos, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana.

Para atuar nessa profissão, você tem algumas opções de formação, como engenheiro ou gestor ambiental, biólogo, químico e tecnólogos em processos ambientais e em saneamento ambiental.

3. Gestor de logística

Os setores de transporte e logística crescem desenfreadamente, graças aos grandes investimentos em infraestrutura. O gestor logístico é considerado figura estratégica dentro da empresa, sendo responsável pela inteligência operacional e processual da organização.

É esse profissional que também administra atividades da empresa como transporte, compras, armazenamento, distribuição e entrega de mercadorias. Grandes indústrias e comércios buscam frequentemente por maior produtividade aliada à redução de custos, o que deve ampliar ainda mais as oportunidades para esse profissional.

Graduações que possibilitam a formação nessa área são: Gestão Logística, Tecnologia em Logística e Engenharia de Produção, entre outras.

4. Cientista de dados

A informação nunca teve tanto poder como nos dias de hoje, e a expectativa é que, em um futuro próximo, ela seja ainda mais essencial. O cientista de dados é o profissional qualificado que lê e interpreta diversas informações importantes para a empresa, transformando-as em estratégias para o sucesso do negócio.

É uma área de atuação muito útil na gestão pública, publicidade, indústrias e vários outros setores. Formações na área de tecnologia da informação, matemática e estatísticas capacitam o profissional para a função.

5. Gestor de inovação

Atualmente, a inovação está muito ligada ao desenvolvimento de novos produtos. No entanto, a tendência é que essa área também abranja, em pouco tempo, a otimização de processos e redução de custos.

O gestor de inovação é o profissional responsável por esse processo. Ele deve ter boa visão de desenvolvimento industrial, pesquisar tendências e aplicar novas ideias e funcionalidades em soluções demandadas pelas empresas.

Para quem deseja atuar nessa área, cursos de Marketing e especialização em Pesquisa de Mercado são as opções.

6. Consultor financeiro

Não é de hoje que as pessoas vivem endividadas, não é mesmo? Pois no futuro, o problema deve persistir — e é aí que entra o consultor financeiro, responsável por trabalhar essas questões juntos às famílias e empresas.

Ele atua na orientação e planejamento dos gastos, sempre pensando na saúde financeira das pessoas envolvidas. O estudante que deseja atuar na função deve graduar-se em Ciências Contábeis, Economia ou Administração.

7. Médico

Uma das profissões mais tradicionais que existem, o médico continuará em alta no futuro. E isso por causa de um simples motivo: a população sempre adoecerá e precisará dos cuidados desse profissional. Com isso, outras profissões da área de saúde, como enfermeiro, também continuarão em alta.

Com a formação no curso de Medicina, você adquire os conhecimentos e habilidades para exercer a função.

8. Professor

Outra tradicional profissão demandada constantemente é o professor. A busca por conhecimento não para! Por isso, o trabalho desse profissional é vital para as pessoas, desde a educação infantil até a idade adulta.

Cursos de licenciatura, como História, Ciências Biológicas, Letras, entre outros, credenciam o estudante para atuar na profissão, com boas possibilidades de especialização em programas de pós-graduação.

9. Especialista em Marketing Digital

A concorrência entre as empresas é algo que também aumentará. Considerando o poder do ambiente digital, as organizações buscam cada vez mais esse canal.

Por isso, o profissional especialista em Marketing Digital é e será ainda mais demandado, principalmente para traçar estratégias e planejamentos que deem destaque às organizações frente aos seus concorrentes.

Se interessou por essa carreira? Então, procure graduações na área de Comunicação, como Jornalismo, Publicidade, Marketing e Relações Públicas.

Viu só? São várias as opções, em diferentes áreas, que podem ser consideradas como profissões do futuro. Na hora de escolher o seu curso superior, procure aliar as suas aptidões a uma profissão que tem ótimas possibilidades de ser requisitada no futuro. O mercado de trabalho vai “brigar” por você!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também saibam sobre as profissões do futuro! Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This