Por que você deveria procurar um coaching de carreira na faculdade?

Durante a faculdade, nosso principal objetivo costuma ser ingressar no mercado de trabalho, certo? O detalhe é que dentro de qualquer profissão são vários os possíveis caminhos a percorrer. Sem contar que os conhecimentos adquiridos no curso também podem ser usados para trilhar outras carreiras. Como então dar os primeiros passos?

Pois uma solução cada vez mais procurada nesses casos é o coaching de carreira. Nunca ouviu falar? Não se preocupe! A partir de agora, vamos esclarecer tudo sobre esse processo, que é capaz de solucionar dúvidas e acelerar resultados. Vamos lá?

O que é coaching?

O coaching é um processo que produz melhorias duradouras de forma acelerada. Para gerar resultados em um curto espaço de tempo, a metodologia lança mão de um conjunto de recursos, técnicas, ferramentas e conhecimentos das mais diversas ciências.

Algumas das disciplinas que dão embasamento aos processos de coaching são: Neurociência, Administração, Gestão de Pessoas, Psicologia, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos, entre outras. A intenção é conquistar grandes resultados tanto para a vida profissional como para a esfera pessoal.

Na prática, o objetivo de um processo de coaching é levar a pessoa do seu estado atual para o estado desejado, trazendo conquistas concretas e mais felicidade. Ao longo desse caminho, o coachee, pessoa que passa por um processo de coaching, tem a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, criando consciência sobre suas virtudes e limitações. Abre-se espaço, assim, para o alcance do potencial máximo, conquistando diversas metas.

Quais são os tipos de coaching?

Na verdade, os tipos de coaching são subjetivos e sua classificação varia de uma instituição para a outra. De modo geral, porém, podemos afirmar que existem 2 grandes ramificações: o coaching pessoal e o coaching profissional. Entenda em que tipos cada um deles se desdobra!

Coaching pessoal

Dentro do coaching pessoal estão, por exemplo, os nichos de:

  • coaching familiar;
  • coaching de relacionamento;
  • coaching espiritual;
  • coaching financeiro;
  • coaching esportivo;
  • coaching nutricional.

Coaching profissional

Já o coaching profissional engloba:

  • coaching de carreira;
  • coaching corporativo;
  • coaching de vendas.
  • coaching de equipes;
  • coaching para concurso;
  • coaching de liderança.

O que é o coaching de carreira?

O coaching de carreira é uma versão de coaching voltada especificamente para quem quer gerar resultados profissionais, direcionando seus talentos para uma atuação mais adequada a seu perfil. É recomendado para quem deseja iniciar uma nova carreira, entrar no mercado de trabalho ou encontrar uma atuação dentro da área que está cursando.

Talvez você já tenha reparado que muitas pessoas saem da faculdade e têm dificuldade para ingressar no mercado. Em diversos casos, os estudantes deixam para se preocupar com essa questão só quando estão próximos da formatura. No entanto, com a competitividade cada vez mais acirrada, quem busca por inserção profissional já deve começar o planejamento de sua carreira desde cedo, o que ajuda até mesmo a evitar dúvidas sobre a graduação correta e a se precaver contra desperdício de investimento.

Por que procurar o coaching de carreira?

Um dos principais pontos que torna o coaching tão procurado é o fato de a metodologia proporcionar uma boa dose de autoconhecimento, o que é muito útil principalmente para aquelas fases em que precisamos dar algum rumo para a vida. Portanto, as épocas do vestibular e da graduação são especialmente afetadas.

Como você pode ver, não é por acaso que inúmeros jovens procuram o coaching de carreira quando desejam escolher um curso ou até mesmo depois da faculdade, quando se sentem perdidos em relação ao futuro profissional. Como mencionamos, o coaching permite que o alcance de resultados expressivos em um curto período de tempo. Tais resultados podem ser a escolha da carreira, a aprovação no vestibular ou o ingresso no mercado.

Coaching para universitários e recém-formados

Existem atualmente programas pensados justamente para ajudar os alunos egressos por meio das técnicas e estratégias usadas no coaching. Essas iniciativas são ideais para quem está no processo de mudança em sua carreira, seja buscando entrar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Também conhecido como coaching para universitários, esse tipo de processo permite estruturar e planejar a carreira, traçando objetivos realistas para ser bem-sucedido na profissão.

O coaching para universitários busca desenvolver competências e habilidades voltadas especialmente para a atuação no trabalho escolhido. Com o acompanhamento do treinador, o jovem pode planejar seus estudos, gerenciar questões financeiras, encontrar oportunidades de emprego e alcançar mais satisfação profissional.

Para a surpresa de muitas pessoas, um dos pontos constantemente trabalhados é o equilíbrio entre carreira e vida pessoal, sendo uma palavra-chave aqui a qualidade de vida. Afinal de contas, de nada adianta ter uma carreira de sucesso se você estiver sacrificando totalmente as demais áreas da sua vida, não concorda?

Principais benefícios do coaching de carreira

Podemos citar como maiores benefícios trazidos pelo coaching de carreira:

  • o planejamento da carreira;
  • a preparação para o ingresso no mercado;
  • a descoberta do perfil profissional;
  • o teste vocacional;
  • a identificação de qualidades internas;
  • a identificação de pontos de melhoria;
  • o aumento da motivação;
  • o alinhamento de objetivos, visão e valores;
  • o equilíbrio emocional;
  • a gestão de tempo;
  • o desenvolvimento de currículo e portfólio.

Que ferramentas o coaching de carreira usa?

Como apresentamos, o coaching usa diversas técnicas, estudos e conhecimentos distintos. Entre as ferramentas disponíveis estão exercícios, testes e planejamentos que ajudam o coachee a encontrar seu propósito profissional. Confira 3 exemplos para entender melhor!

Método Disc

Esse método ajuda o jovem a conhecer seu perfil comportamental — que pode ser analista, executor, comunicador ou planejador. Cada um desses grupos tende a ter mais sucesso em determinadas profissões. O analista, por exemplo, é alguém que tem perfil para trabalhar no mercado financeiro, em pesquisa e em Tecnologia da Informação. Já o comunicador costuma ter mais afinidade com cursos da área de humanas, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.

Teste vocacional

Sozinho, o teste vocacional nem sempre é útil para definir uma atuação para o resto da sua vida. Contudo, quando combinado com outros recursos, pode dar um belo direcionamento, ajudando a focar naquelas alternativas de carreira que fazem mais sentido para cada pessoa.

Roda da vida

Esse é um exercício ao mesmo tempo simples e eficiente, que ajuda a compreender quais áreas da vida estão desequilibradas. Nem sempre nos damos conta, mas é fato: se um setor está com problemas, isso quase sempre acaba afetando a área profissional. Uma pessoa que não cultiva bons relacionamentos pessoais, por exemplo, acaba perdendo inúmeras oportunidades de networking para sua carreira.

E então, gostou de conhecer os benefícios do coaching de carreira? Se você ainda tem dúvidas ou qualquer tipo de receio em relação à sua atuação profissional, essa pode ser uma ótima solução para ganhar confiança e encontrar respostas importantes.

Se este conteúdo fez sentido para você, aproveite para conferir também um outro post que o ajudará a escolher entre um curso tecnólogo, bacharelado ou licenciatura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This