Plano de carreira: 5 dicas para conseguir criar o seu

Você sabe qual é a importância de um plano de carreira? Ele é indispensável para quem deseja colocar em prática seus objetivos profissionais. A ferramenta é capaz de nortear de maneira realista todos os seus passos rumo ao sucesso, organizando metas e ações para que você possa se desenvolver e alcançar resultados surpreendentes.

Você espera conseguir uma posição em uma nova empresa? Quer conquistar a promoção tão sonhada? Independentemente do que almeja para o futuro, uma coisa é certa: sem organização e muita dedicação, a ascensão profissional não acontecerá.

Ficou interessado pelo assunto? Então, confira este post até o final. Preparamos um conteúdo superespecial para você entender a importância do plano de carreira e começar a elaborar o seu agora mesmo. Acompanhe!

Qual é a relevância do plano de carreira?

O plano de carreira traz benefícios para a vida profissional e também para a pessoal. Listamos a seguir 3 vantagens dessa ferramenta. Veja:

Melhoria do foco

Fica muito mais fácil manter o foco quando já sabemos qual caminho pretendemos percorrer. Mesmo que seus planos mudem no final das contas, o plano de carreira age como uma espécie de bússola para guiar você até a conclusão de seus objetivos profissionais.

Exercício do autoconhecimento

O autoconhecimento será fundamental em todo o processo de construção do plano de carreira. Sem ele, não é possível enxergar suas potencialidades e dificuldades, tampouco saber aonde pretende chegar em alguns anos.

Quem conhece a si mesmo, toma consciência de suas ambições e qualidades, reconhece falhas e trabalha ativamente para maximizar resultados, tanto no âmbito profissional, como no pessoal.

Gestão da ansiedade

Saiba que a ansiedade atrapalha bastante o desempenho profissional. Ela pode gerar inseguranças e ainda trazer uma sensação de desânimo e fracasso. Para sanar esse problema, o plano de carreira é uma excelente ferramenta, pois a partir dele é possível acompanhar sua evolução e ainda compreender o momento presente como um trampolim para o sucesso futuro.

Como elaborar um plano de carreira?

Depois de conhecer alguns benefícios do plano de carreira, vamos ao que interessa: a elaboração do seu planejamento. Para traçar uma jornada profissional com precisão e tranquilidade, basta seguir as 5 dicas que apresentamos a seguir. Vamos lá?

1. Compreenda quem você é

Falamos acima sobre a importância do autoconhecimento, lembra? O seu plano de carreira vai começar a partir desse exercício. Então, pegue papel e caneta e relacione alguns pontos superimportantes, como:

  • as qualidades que mais admira em si mesmo;

  • quais são as suas motivações;

  • quais valores são primordiais para você;

  • quais talentos já desenvolveu;

  • as habilidades que gostaria de aprimorar.

Nesse primeiro momento, foque na compreensão de sua personalidade e gostos. Investigue a fundo quem você é verdadeiramente e do que necessita para ser uma pessoa realizada em todos os campos de sua vida, especialmente o profissional.

E não se surpreenda se esse exercício demorar um pouco para ser realizado, viu? As respostas para essas questões são amplas e requerem um bom tempo de reflexão. Mas acredite: o autoconhecimento vale a pena e guiará você ao lugar exato onde está seu coração.

2. Entenda o seu estado atual

Essa segunda parte tem a ver com a sua condição profissional atual. Assim, é recomendado que você reflita acerca da posição que ocupa hoje. Investigue quais atividades mais curte fazer e as que não são tão prazerosas assim. Veja, ainda, quais aspectos são positivos em sua carreira e o que parece não ter dado muito certo até agora. Em suma, avalie os pontos positivos e negativos do seu estado atual.

3. Conheça as suas capacidades e dificuldades

Aqui, é preciso uma alta dose de franqueza: você sabe quais competências deve aperfeiçoar? Todo e qualquer profissional pode melhorar de alguma forma, afinal, ninguém nasce pronto para o mercado de trabalho. Reconhecer seus pontos fracos fará de você uma pessoa mais forte e consciente de que é possível se superar.

E não deixe de lado os pontos positivos! Celebre suas conquistas, reconheça seus talentos e identifique aquilo que faz você brilhar entre os demais. Lembre-se de que todos nós, sem exceção, somos seres humanos capacitados que enfrentam, vez ou outra, algumas dificuldades, tudo bem?

4. Defina os seus objetivos

Essa etapa é a base de todo o plano de carreira. Nesse momento, imagine o que você gostaria de alcançar a curto, médio e longo prazo. É importante estabelecer objetivos que estejam alinhados às suas competências e experiências profissionais para evitar frustrações no futuro.

É claro que você deve pensar em alçar voos cada vez mais altos, mas não adianta nada ter como meta, por exemplo, um cargo de chefia se você nunca assumiu essa posição. Para fazer movimentos mais ousados, é necessário construir um caminho bem-estruturado até a conquista da carreira ideal.

5. Elabore um plano de ação

Depois de praticar o autoconhecimento, realizar um panorama sobre seu estado atual, reconhecer pontos fortes e fracos e, por fim, estabelecer objetivos, é hora de elaborar o plano de ação.

Pode se tranquilizar, pois essa etapa não é um bicho de sete cabeças. Basta imaginar quais ações são fundamentais para que você atinja seus objetivos. Talvez seja necessário estudar um outro idioma ou ainda concluir uma nova graduação, por exemplo.

É importante estabelecer prazos para que essas atividades sejam realizadas. Dessa forma, é mais fácil acompanhar sua evolução e identificar o que necessita ser mudado. O plano de ação não deve ser engessado. Permita-se mudar de direção sempre que identificar que algo não deu certo — ou simplesmente quando sentir que é necessário.

Viu como o plano de carreira é uma ferramenta poderosa para alcançar seus sonhos profissionais? Agora que você já sabe como elaborar um, pode começar a pensar em quais ações serão importantes para conquistar a carreira que sempre quis! E lembre-se: tudo dependerá de muito foco, disciplina e dedicação.

Curtiu o post? O que acha, então, de entrar em contato com a gente para conhecer os cursos que oferecemos? Nossos programas serão essenciais para turbinar o seu plano de carreira e fazer você se destacar no mercado profissional!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This