Para além do Direito: 6 razões para se formar em Serviços Judiciais

Formar-se em Direito é o sonho de muita gente, até porque as possibilidades de trabalho são variadas, e você ainda ganha uma base excelente para prestar concursos públicos. Porém, são cinco anos para concluir a faculdade, e não são todos que têm tempo e dinheiro para isso. É aí que entra o curso de tecnologia em Serviços Judiciais, no qual você se forma em dois anos apenas, e as possibilidades para sua carreira são muitas!

A formação já é reconhecida pelo MEC e, após sua conclusão, você pode fazer a faculdade de Direito e eliminar algumas matérias, o que facilita bastante o caminho. É ideal para quem gosta e/ou precisa estudar e já começar a trabalhar. Na UniNorte, a grade curricular foi pensada para oferecer aos alunos a melhor experiência possível — como você descobre melhor a seguir!

Posso confiar em graduações de dois anos?

Pode e deve. O curso de tecnologia em Serviços Judiciais da UniNorte foi pensado especificamente nas demandas do mercado, o que lhe dá um ótimo referencial teórico e também prático.

Aqui, cabe falar sobre a diferença entre cursos técnicos e graduações tecnológicas. O primeiro tem uma duração variável, que vai de poucos meses até três anos, e pode ser feito por quem concluiu o Ensino Fundamental.

Em compensação, para ingressar em qualquer curso tecnológico, você deve ter o Ensino Médio completo. A duração é mais curta que uma graduação tradicional e dura de dois a três anos. São formações mais focadas nas necessidades do mercado de trabalho.

No Brasil, a opção por cursos tecnológicos está crescendo: o número de alunos matriculados nesse tipo de graduação subiu 331% entre 2014 e 2016 — dado fornecido pelo Censo da Educação Superior.

Em países como Coreia do Sul e Alemanha, 50% das matrículas são feitas em cursos equivalentes, de acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil. Fez seus olhos brilharem? Então, vamos lá!

Por que fazer o curso de tecnologia em Serviços Judiciais?

Os motivos são variados e possibilitam que você ingresse mais facilmente no mercado de trabalho e, ainda, permitem que você vá para a faculdade de Direito eliminando alguns créditos, se essa for sua vontade. Listamos algumas vantagens a seguir!

1. Cursos tecnológicos são rápidos

Especificamente, a opção de Serviços Judiciais da UniNorte dura dois anos, que não é nem a metade do período da graduação em Direito. Assim, os conteúdos são relevantes e ricos desde o início — não há tempo a perder!

O fato de durar menos também ajuda quem está com as finanças mais apertadas, pois o investimento é menor, e logo você se torna apto a ingressar no mercado de trabalho.

2. Você também está no caminho para o Direito

Se o seu sonho inicial é o diploma de Direito, a formação em Serviços Judiciais se torna um trampolim para isso. O motivo? Parte das matérias vistas no curso de Direito acabam sendo eliminadas, uma vez que você já as estudou.

É bastante comum alunos fazerem essa trajetória, uma vez que a mensalidade e a duração do curso de Serviços Judiciais são menores, o que ajuda demais os estudantes com renda limitada a não desistirem no meio do caminho.

Outro ponto positivo é que você ganha mais certezas e uma visão mais clara do curso e do conteúdo das matérias. Ou seja, você chega à graduação de Direito com muito mais base!

3. Sem estágio, mas com boas possibilidades

Diferentemente das graduações tradicionais, a formação em tecnólogo não exige que o aluno tenha horas de estágio no currículo. No entanto, como todos sabem que a experiência é um diferencial, a UniNorte tem parcerias com diversas empresas de Manaus para facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Uma dica importante é fazer networking durante o curso. Converse com professores e com os alunos. Esses momentos podem ajudar na busca por uma colocação profissional.

4. Opções variadas de trabalho

As funções de quem se forma em Serviços Judiciais estão voltadas principalmente para escritórios e empresas com decisões administrativas e judiciais. Muitos alunos acabam trabalhando diretamente com advogados, o que traz um aprendizado na prática muito importante!

Os principais postos de trabalho estão em departamentos administrativos empresariais, escritórios de auditoria, organizações e repartições públicas, cartórios judiciais e extrajudiciais, tribunais arbitrais, empresas de consultoria e demais esferas com âmbito jurídico.

5. Mais conhecimento para prestar concurso público

Passar em um concurso público é um misto de meta e sonho de muita gente que opta pelo Direito. Mas, para quem estuda Serviços Judiciais, a possibilidade também é real.

Isso se deve ao fato de que, durante as aulas, você conhece todos os rumos de atuação dos profissionais concursados na área jurídica, o que acaba servindo como um elemento facilitador para quem vai focar nos concursos.

Com certeza é um passo à frente em relação a quem nunca estudou essa área. Afinal, algumas das matérias de Serviços Judiciais incluem:

  • Direito Penal;

  • Direito Civil;

  • Direito Empresarial;

  • Direito Individual do Trabalho;

  • Direito Processual;

  • Direito Empresarial;

  • Direito Tributário, entre outros.

6. Bonificações e diploma

Muitos alunos que estudam Serviços Judiciais já são concursados em cargos de nível médio e aposta nessa formação para receber bonificações. Isso mesmo: a partir da conclusão da formação, quem é concursado passa a receber bonificação, visto que passa a ter diploma em Ensino Superior.

Falando nisso, você não precisa de quatro ou cinco anos em curso de graduação tradicional para poder ter um diploma de Ensino Superior. A opção de fazer um curso de tecnologia, como o de Serviços Judiciais, garante a você essa formação.

Dessa forma, você pode até prestar concursos que exijam nível superior, e seu currículo também ganha um diferencial.

Por que na UniNorte?

Os motivos são variados! Primeiro, porque a UniNorte prepara os alunos para o mercado de trabalho e também para concursos públicos. Você termina a graduação pronto para atuar brilhantemente, até porque a instituição de ensino faz parte do grupo internacional Laureate, que facilita o intercâmbio entre as unidades, por meio de palestras e workshops — eventos que agregam muito conhecimento.

O curso de Serviços Judiciais da UniNorte é reconhecido pelo MEC e tem professores supercapacitados e sempre prontos para ajudar você. A duração total é de 1.672 horas, distribuídas em dois anos de formação. Além disso, você tem 100 horas de atividades complementares obrigatórias.

A infraestrutura dos três campi também faz você sentir mais prazer em estudar: o acervo das bibliotecas é gigante, as instalações são modernas e confortáveis, e os laboratórios, de última geração.

Como você viu, a graduação em Serviços Judiciais é uma opção acertada para quem sonha com a carreira em Direito, mas tem pressa em arrumar emprego. Com duração de dois anos, você tem uma formação bem abrangente. Além disso, o curso atende pessoas que sonham em passar em concurso público ou já são concursadas e adorariam receber bonificações.

Serviços Judiciais é o curso que você precisa para melhorar sua evolução profissional, certo? Então, não espere mais e entre em contato conosco para ter mais detalhes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This