Os cursos complementares podem ser o que você precisa para se destacar

Nem só de graduações é feito o mercado de trabalho! A verdade é que os cursos complementares também têm muita importância para a capacitação profissional, contribuindo para que as pessoas consigam bons empregos e obtenham excelentes aprendizados.

Independentemente do setor de atuação, é fácil perceber que os melhores trabalhadores são aqueles que estão sempre expandindo seus conhecimentos e habilidades. Por isso, para quem realmente tem interesse em avançar na carreira, é natural a busca por estudos que complementem formações anteriores.

Quer entender mais sobre a importância e os benefícios dos cursos complementares? Então, continue acompanhando este post e conquiste seu lugar de destaque no mercado de trabalho!

Quais são os tipos de cursos complementares?

De modo geral, além de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, pode-se categorizar os cursos complementares em 4 diferentes categorias:

Cursos rápidos

Dedicar-se a cursos rápidos ou modalidades de extensão focados na sua área de interesse contribui bastante para que você expanda seus conhecimentos, aumente seu círculo de conexões com outros estudantes e se aproxime do mercado de trabalho.

Existem muitas opções de cursos livres, divididos em curta e curtíssima duração. Alguns duram apenas algumas horas no período da manhã ou da tarde; outros são de um dia inteiro ou levam até um fim de semana.

Cursos online

Com a facilidade da tecnologia espalhada por todas as áreas, não seria na educação que ela ficaria de fora. Hoje, basta que você tenha um computador com acesso à internet para que possa participar de cursos online, uma das mais vantajosas e práticas maneiras de adquirir conhecimentos específicos para sua formação acadêmica e profissional.

São muitos os benefícios que o aluno pode encontrar nessa modalidade:

  • o certificado de conclusão do curso é garantido;

  • o valor é bem mais acessível quando comparado a outros cursos (pois não exige despesas com materiais, transporte ou alimentação);

  • os horários são flexíveis, ideais para quem tem um dia a dia corrido e pouco tempo;

  • você tem chances de ter aulas com os melhores profissionais do país e do mundo, já que a internet diminui as barreiras físicas e monetárias.

Visitas técnicas

As visitas técnicas são uma maneira de vivenciar de perto o ambiente real da profissão e observar as atividades do dia a dia desempenhadas por quem já está no mercado de trabalho. Elas aproximam o aluno do seu caminho profissional, uma vez que ele tem acesso a empresas em pleno funcionamento.

Logo, se você é um estudante de engenharia ou um engenheiro recém-formado, pode visitar um canteiro de obras, por exemplo. Se sua área é jornalismo, que tal se programar para conhecer uma emissora de TV ou o parque gráfico de um jornal? Se seu sonho é ser arquiteto, pode visitar uma empresa do ramo.

Não menospreze o valor de poder acompanhar a rotina da profissão que você deseja para o seu futuro!

Intercâmbio e cursos de idioma

Você já deve saber da importância de um curso de idiomas, não é mesmo? Não importa se ele é realizado no país ou fora ou se você estudou inglês, espanhol ou qualquer outra língua. O importante é ter esse conhecimento na bagagem na hora de se posicionar no mercado e conseguir melhores ofertas.

Além disso, se você está em início de carreira ou quer se destacar na sua área, um intercâmbio para a realização de um curso (de idioma ou de especialização) é um grande indicativo de que você possui habilidades técnicas e comportamentais — algo muito valorizado por empresas de todos os segmentos.

Quais são os benefícios dos cursos complementares?

Crescimento pessoal e estratégico

A especialização profissional possibilita que você utilize seus conhecimentos na sua vida pessoal e em qualquer área em que estiver atuando. Já dizia Freud: “o conhecimento traz poder”. Ele permite que o profissional crie, inove, gere oportunidades, minimize conflitos, encontre soluções, descubra a causa de problemas e use essa descoberta em prol do crescimento de um negócio e do bem comum.

O conhecimento se torna estratégico quando você consegue aplicá-lo no seu dia a dia com eficácia nas atividades que desenvolve e na orientação de outras pessoas. Afinal, o conhecimento também deve ser compartilhado para ser útil.

Diferencial competitivo

A especialização profissional ainda permite que você desenvolva uma visão diferenciada sobre as atividades que desempenha. Estudando a fundo uma determinada área ou assunto, seu foco será mais preciso, seu olhar mais bem direcionado e seus objetivos mais definidos.

Um exemplo é o que acontece com o médico que, depois de formado em Medicina, se especializa em cardiologia. Dentro do conjunto de todos os seus conhecimentos, ele passa a ter uma visão apurada daquele aspecto da saúde. Dessa maneira, um paciente com problemas cardíacos prefere se consultar com um profissional capaz de ver seu problema com precisão e profundidade.

A especialização profissional é a exploração profunda de um ou mais temas. Quando é capaz de ir do macro ao micro — e vice-versa —, você se torna um profissional que atua com mais segurança, autoridade e até liderança.

Valorização profissional

Apesar de não ter a garantia de ser promovido imediatamente, a especialização facilita essa etapa na sua carreira profissional. Não importa o tempo que levará para conquistar a promoção, você certamente refinará o seu currículo, chegando a novos patamares de experiências e conquistas.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Catho Online, o aumento salarial dos profissionais que realizam cursos complementares pode chegar a até 70%.

Acima de questões salariais e de promoção, você precisa considerar que terá oportunidade de se dedicar a uma área com a qual se identifica, e assim, trabalhar com mais empenho e satisfação — o que representa crescimento profissional por si só!

Como escolher o curso ideal?

Reflita sobre seus objetivos profissionais

Os cursos complementares servem para adquirir novos conhecimentos de acordo com os seus objetivos profissionais. No entanto, para que isso seja possível, é fundamental que você reflita sobre os rumos que deseja para a sua carreira.

Fique atento aos requisitos pedidos pelo mercado

Além dos cursos de graduação e pós, para saber quais conhecimentos são exigidos na sua profissão, você pode entrar em sites de consultoria de carreira e acompanhar os requisitos exigidos para o cargo que você almeja.

Se você pretende se candidatar a uma vaga ou conquistar um cargo acima do seu, precisa conferir os conhecimentos pedidos para aquele posto e investir neles, mesmo sem a certeza de conseguir a posição.

Escolha uma boa instituição de ensino

Estudar em uma boa instituição de ensino pode fazer a diferença para a sua especialização. Por isso, sempre avalie o estabelecimento e confira se os professores estão atualizados no assunto, a fim de evitar cursos ultrapassados.

Viu só quantas vantagens existem em fazer cursos complementares? Com um bom planejamento, é possível encaixar esses estudos na sua agenda e no seu orçamento. E o melhor de tudo é que, depois de aprimorar seus conhecimentos e habilidades, suas chances de obter destaque no mercado serão cada vez maiores. Por isso, não deixe de investir nesse tipo de oportunidade.

E você, já buscou algo do tipo? Quais são os cursos complementares que despertam o seu interesse? Deixe seu comentário abaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This