Os 6 melhores cursos de licenciatura que você deve conhecer agora mesmo!

Procurando um curso que proporcione a você várias oportunidades no mercado de trabalho? E se, depois de formado, estivesse qualificado para um emprego que existe em todos os lugares? Para isso, você deve fazer um curso de licenciatura. Assim, você poderá atuar como professor do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas do Brasil inteiro.

Existem cursos de licenciatura em diversas áreas, desde as disciplinas mais conhecidas como Física, Química, Matemática, e outras menos comuns, mas igualmente interessantes, como Turismo, Artes e Informática.

Ficou curioso para saber como esse tipo de curso de graduação funciona? Então continue a leitura e conheça 6 dos melhores cursos de licenciatura e as oportunidades que cada um deles oferece!

1. Pedagogia

O primeiro da lista é o principal curso de licenciatura, pois direciona a atuação de todos os outros professores da educação infantil, ensino fundamental, médio e profissional. O pedagogo licenciado está habilitado não apenas para lecionar em todos esses níveis, mas também para trabalhar nas áreas de serviço e apoio escolar, como coordenação e direção.

No curso de licenciatura em Pedagogia, você aprenderá sobre como acontece o processo de aprendizagem, conhecerá as melhores técnicas de ensino e desenvolverá pensamento crítico em relação à educação. Também estará apto para identificar e solucionar problemas educacionais tanto das instituições quanto aqueles ligados às dificuldades do aluno.

O mercado de trabalho oferece muitas vagas como professor em escolas de todos os níveis, e você também pode ser pesquisador ou produtor de materiais de ensino e aprendizagem.

2. Letras

Outro curso muito interessante é o de licenciatura em Letras. Seja em língua portuguesa, língua inglesa ou outra, você encontrará muitas oportunidades de trabalho, tanto em escolas públicas e privadas quanto em cursos de línguas ou cursos profissionalizantes. Também há possibilidades de atuar como tradutor, intérprete, professor particular, entre outros.

No curso de licenciatura em Letras, você aprenderá a história da língua escolhida, aspectos socioculturais da comunicação oral e escrita, regras gramaticais, estilos de linguagem e literatura.

Se escolher o curso em língua portuguesa, você poderá focar em dar aulas de gramática, literatura ou redação, o que aumenta bastante a sua área de atuação no ensino médio, por exemplo.

Outra profissão possível está nas editoras de livros didáticos, nas quais o licenciado em Letras terá a oportunidade de trabalhar tanto na revisão quanto na produção de materiais didáticos.

3. Educação Física

Um curso bastante procurado por jovens que gostam de esportes é o de licenciatura em Educação Física. No entanto, se você gosta de saúde, essa também pode ser a sua escolha, já que a atividade física está ligada com qualidade de vida e bem-estar.

Além de ensinar sobre as práticas esportivas, o curso tem disciplinas como anatomia, nutrição, fisiologia, biomecânica, organização de eventos e muitas outras interessantes.

O licenciado em Educação Física pode ser professor tanto em instituições de ensino quanto dentro de empresas e academias. O setor do turismo também contrata educadores físicos para desenvolver atividades com crianças, passeios com adultos, realização de eventos, entre outras atribuições. Portanto, é um curso bastante abrangente.

4. Ciências Biológicas

Agora, se você adora biologia e natureza, então o curso de licenciatura ideal para você é o de Ciências Biológicas. O licenciado poderá ser professor no ensino fundamental e médio, explicando sobre as plantas, os animais, o corpo humano e a importância da preservação do meio ambiente. Assim, ele atuará como um formador de cidadãos mais conscientes.

Com o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, você encontrará trabalho não só nas escolas, mas também como instrutor em zoológicos, museus, herbários, aquários etc. Órgãos de preservação do meio ambiente também precisam desse profissional para projetos de conscientização, assim como empresas de consultoria na área. Portanto, como esse é um assunto atual, o biólogo licenciado é absorvido com facilidade no mercado de trabalho.

5. Matemática

O curso de licenciatura em Matemática é para os amantes dos números, geometria, álgebra e afins. O atrativo desse curso é que a procura por ele é menor, restando mais vagas no mercado de trabalho. Os licenciados em Matemática podem atuar em todas as séries do ensino fundamental e médio, em escolas particulares de reforço escolar e também como pesquisadores.

Como é uma disciplina mais complexa, é fundamental gostar muito de ensinar. É necessário também utilizar diversas metodologias para que o aluno possa compreender o conteúdo e desenvolver o raciocínio matemático. Lembre-se de que a Matemática está presente em toda nossa vida e, por isso, são necessários excelentes professores para as crianças e adolescentes.

6. Química

Se você é apaixonado por Química e tem vontade de dar aula sobre essa ciência no ensino fundamental e médio, não tenha dúvidas: a escolha certa é o curso de licenciatura em Química.

Os professores de Química são requisitados em escolas públicas e privadas e, assim como a Matemática, é preciso gostar muito de ensinar. Uma característica interessante desse curso é a possibilidade de mostrar aos alunos a aplicabilidade do conhecimento no dia a dia, já que a Química explica vários fenômenos naturais.

Como Química é uma disciplina específica cobrada em muitos vestibulares, há bastante oportunidades em cursos preparatórios também.

Seja qual for a sua escolha, os cursos de licenciatura oferecem uma possibilidade de ampliar a sua atuação no mercado de trabalho. É possível dar aulas em um período e trabalhar em empresas em outro — e isso pode até melhorar a sua metodologia de ensino. Analise aquele que mais tem a ver com seu perfil. Após formado, a pós-graduação pode qualificá-lo ainda mais para ser um profissional melhor e bem remunerado.

O importante é sempre optar por uma universidade de qualidade e com cursos bem-conceituados. A UniNorte tem não só excelência de ensino mas também uma infraestrutura completa e foco na empregabilidade dos alunos. Ou seja, você recebe total apoio e é impulsionado para o mercado de trabalho por meio dos programas de carreira da instituição.

E então, algum curso de licenciatura entre os mencionados pareceu interessante para você? Então não perca tempo: conheça os cursos da UniNorte e comece agora mesmo a mudar o seu futuro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This