O que você precisa saber sobre o curso de Biomedicina na UniNorte

Você pensa em ingressar em uma graduação para obter um diploma superior na área de saúde? Já ouviu falar em Biomedicina, mas não está 100% seguro de que é essa sua vocação? Então você chegou ao post certo. Aqui, tiraremos todas as suas dúvidas em relação ao curso e à profissão de biomédico!

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o curso de Biomedicina na UniNorte, abordando suas principais características, os possíveis campos de atuação e a receptividade do mercado de trabalho. Interessado em conhecer todos os detalhes dessa área tão promissora? Acompanhe!

Afinal, o que é a Biomedicina?

A Biomedicina é a área responsável por pesquisar e entender doenças e epidemias, além de elaborar novas formas de diagnóstico, tratamento e prevenção. É uma profissão fundamental para a produção desse tipo de conhecimento, podendo ser vista como uma mistura entre conceitos e disciplinas de Biologia com conceitos e disciplinas de Medicina.

O foco da profissão é, de fato, a pesquisa dos mecanismos de agressão e defesa do organismo humano, a identificação das causas associadas a enfermidades e o desenvolvimento de medidas de tratamento, como medicamentos e vacinas.

O curso dura em média 4 anos e sua modalidade é bacharelado. Os profissionais diplomados são regidos pelo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). E vale dizer que, no Brasil, a Biomedicina já ultrapassou os 50 anos!

Qual o perfil dos estudantes do curso?

O graduando ideal de Biomedicina é aquele que gosta de investigação e pesquisa. Isso porque estamos falando de um curso e de uma profissão calcados na prática, em que boa parte da carga horária é dedicada a atividades em laboratório. Além disso, depois de formado, o profissional precisa demonstrar uma postura proativa em relação aos avanços da tecnologia e da própria Medicina, fatores que impactam fortemente sua própria atuação. É preciso estar sempre em busca de atualização.

Como você já deve imaginar, todas as ciências da saúde estão em constante transformação. Pense como uma doença X era tratada na década de 1990 e compare com os tratamentos disponíveis hoje em dia. Há uma distância considerável, não é verdade? É preciso lembrar que os conhecimentos a respeito do corpo humano estão em revisão contínua. E o biomédico tem um papel fundamental na construção desses conhecimentos.

Por fim, é essencial saber (ou aprender ao longo do curso, claro) trabalhar em equipe, já que esse profissional não costuma trabalhar isolado. Muito pelo contrário, aliás, ele faz parte de uma equipe multidisciplinar.

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho é bem receptivo a esse profissional, uma vez que suas áreas de atuação são numerosas e diversificadas. Ao todo, são 33 áreas de atuação possíveis para o biomédico, segundo o Conselho Federal de Biomedicina. Além disso, a incidência e a diversificação de doenças e epidemias em território nacional fazem com que a atuação desse profissional seja muito valorizada para seu combate.

Em que áreas o profissional formado pode atuar?

Como mencionamos, as opções de atuação desse profissional são múltiplas, podendo trabalhar desde hospitais e laboratórios a universidades. Patologia Clínica, Microbiologia, Fisiologia, Imunologia, Genética, Toxicologia e Histologia Humana são exemplos de áreas em que esse profissional pode atuar e construir uma carreira de sucesso. Os principais contratantes são laboratórios de análises clínicas, de análise de imagens, de reprodução assistida e vigilância sanitária, além da indústria farmacêutica.

Até aqui achou tudo muito interessante? Então continue acompanhando, porque vai ficar ainda melhor. Prepare-se para conhecer os diferenciais do curso de Biomedicina na UniNorte!

Como é o curso de Biomedicina na UniNorte?

A graduação em Biomedicina na UniNorte é dividida em 8 períodos e tem duração de 4 anos, sendo oferecida nos turnos matutino e noturno. O curso forma profissionais generalistas, tendo uma grade curricular ampla, que engloba disciplinas como Estrutura e Função Humana, Processos Biológicos, Processos Moleculares e Genéticos, Práticas em Biomedicina, Tecnologia Genética, Saúde Coletiva, Medicina Nuclear e Diagnóstico por Imagem.

No fim, para serem aprovados, todos os alunos devem realizar um estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E saiba desde já: os cursos da UniNorte normalmente têm uma metodologia bastante voltada para a prática e para ações sociais. Pois a Biomedicina não é exceção.

Um exemplo é o programa Biomedicina em Ação, que leva estudantes e professores para trabalhos fora do campus, promovendo atendimentos básicos à população de determinadas localidades. Estamos falando de testes sanguíneos, orientações de higiene e prevenção de doenças. Há também ciclos anuais de palestras para os graduandos, com a apresentação de profissionais sobre a construção de uma carreira na área. Além disso, há ainda minicursos e oficinas direcionados a atuações específicas dentro da Biomedicina.

Por fim, precisamos citar o Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC). Nele, são oferecidas 500 horas de laboratório a todos os alunos de Biomedicina na UniNorte, com atendimento interno aos colaboradores e até possibilidade de atendimento externo. Essa é uma iniciativa para promover a aproximação entre a universidade e a comunidade onde ela está inserida, mas também uma forma de tornar o estudante o foco da aprendizagem, que já é construída a partir desse viés mais prático desde os primeiros períodos.

Outro diferencial do curso é a parceria que a universidade tem com a Laureate International Universities, rede global de ensino superior com crescente atuação no Brasil. Como há instituições credenciadas em mais de 20 países pelo mundo afora, é sempre possível tentar um intercâmbio. O que acha da ideia?

Para fechar nosso post com chave de ouro, precisamos ressaltar que, se você está preocupado com a forma de ingresso no curso e as possibilidades de pagamento, pode parar de se estressar agora mesmo. Afinal, é possível contratar o FIES ou conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni. Sem falar que há ainda as opções do PraValer Crédito Universitário e do Bolsa Universidade, uma iniciativa socioeducativa da prefeitura de Manaus.

E então, pronto para garantir sua vaga no curso de Biomedicina na UniNorte para ser um profissional diferenciado? Reflita sobre tudo o que leu aqui e depois entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This