O que fazer depois da faculdade?

Pertinho de terminar seu curso superior, agora você está lidando com aquela dúvida sobre o que fazer depois da faculdade? Saiba que não é o único com essa preocupação! Muitos estudantes ficam sem saber que caminho seguir. Nesse cenário, a possibilidade de ingressar em uma pós fica de frente com o mercado de trabalho. É possível conciliar esses 2 caminhos?

Não tem jeito: você precisa mesmo começar a desenhar sua trajetória e a adquirir experiências. Por outro lado, também deve continuar investindo na sua qualificação profissional constantemente. Que tal discutir suas possibilidades, pesando prós e contras, para conseguir escolher com segurança?

Caminhos possíveis depois da faculdade

Depois de terminar o ensino superior, você pode passar por um momento de ressaca. O TCC suga suas energias, tornando o último semestre bem complicado… Mas finalmente vem a colação de grau como um oásis no meio do deserto. Atenção: nada de parar muito tempo, ok?

Lembre-se de que seu diploma abre sim muitas portas, mas para conseguir uma boa colocação e crescer dentro de uma boa empresa é preciso agregar sempre mais ao currículo. Portanto, planeje sua carreira levando isso em consideração!

Vamos conversar sobre suas opções? Assim, você pensa um pouco mais em cada uma para entender se ela ajuda ou atrapalha seus planos!

Arranjar um bom emprego

O que mais se quer depois de formado é achar uma oportunidade boa, com chances de crescimento para entrar com o pé direito na vida profissional, certo? No entanto, para não queimar a largada, pode valer a pena esperar um pouco, de olho naquela vaga incrível com que tanto sonhou. Deixe para dar match quando a oportunidade atender aos seguintes requisitos:

  • for na sua área de formação;
  • tiver chances de crescimento;
  • pertencer a uma empresa com plano de cargos e salários definido;
  • der espaço para você aprender e colaborar.

Como ainda é cedo, nada se jogar de cabeça na primeira entrevista para que for chamado, aceitando o que for, sem critério. Afinal, se a experiência for ruim, você talvez passe muito pouco tempo por lá, o que pode ser prejudicial para seu currículo.

Fazer um intercâmbio

A grana está sob controle? Que tal aproveitar o vácuo pós-faculdade para fazer aquele intercâmbio que você não conseguiu fazer durante a graduação? Pode ser uma experiência de curta duração, durante o período de férias, ou algo um pouco mais longo.

Essa vivência aumenta sua empregabilidade, transformando-o em um profissional mais maduro, uma vez que amplia seus horizontes. Pense bem: nada mais diferente que experimentar outra cultura e sair da sua zona de conforto em um país estrangeiro, não concorda?

Participar de um trabalho voluntário

Essa é outra experiência vista com ótimos olhos pelo mercado de trabalho. Você gasta seu tempo tentando tornar a vida de outras pessoas melhor? Ótimo! Eis aí um sinal de boa vontade, de disposição para trabalhar em equipe e até de criatividade para achar soluções diferentes.

Não dá para fazer aquele intercâmbio agora? Paciência! Jogue nos planos para o futuro! Enquanto isso, nada o impede de tirar algumas horinhas por semana para se dedicar a uma boa causa!

Ingressar em uma pós-graduação

Uma opção inteligente a seguir depois da faculdade é não tirar o pé do freio, engatando a quinta marcha para ir direto para a pós. Afinal, quanto mais você se diferenciar da concorrência, melhor. Avalie as áreas que mais despertaram sua atenção na faculdade e busque por opções de especialização.

Como a mensalidade da pós-graduação vai ocupar o espaço deixado pela que você pagava na faculdade, não vai ser nenhum sacrifício continuar investindo em si mesmo! E ainda dá certinho para encaixar os horários se você precisar trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Incrementar o currículo com cursos de extensão

Não está seguro ainda de que área escolher? Os cursos de extensão são uma ótima pedida! Como eles têm duração menor, você vai enriquecendo seu currículo e se torna um profissional mais completo, agregando conhecimentos extras que não chegam a ser uma especialização, mas que podem ser muito úteis para o dia a dia corporativo.

Aprender uma nova língua

E que tal aprender um segundo (ou terceiro) idioma? Um profissional bilíngue sempre encontra boas oportunidades de trabalho. Aproveite as horas vagas e assista a aulas no YouTube, veja filmes sem legenda e avalie letras de música. Tudo isso ajuda no domínio de um outro idioma, o que é essencial para concorrer a uma oportunidade em multinacionais, por exemplo.

Dicas para organizar a vida nessa fase

Fato é que essa fase é sujeita a muita bagunça devido à mudança de rotina e à ansiedade pelo que vem pela frente. É preciso tomar certas precauções para não sair do eixo e sucumbir ao furacão chamado formatura. Então tome nota das nossas dicas!

Organize seu dia com listas de compromissos

Você quer ficar ativo nas redes sociais, visitar os amigos, fazer exercícios e enviar currículos? Quase falta ar de tanta coisa que está nos planos, né? Para não perder o rumo com essa empolgação, faça listas para cada dia. Assim, você aproveita ao máximo o tempo livre e mantém o foco no que realmente importa.

Descanse a mente e não dê espaço à autocobrança

Aqui vai uma dica valiosa: tenha calma! Isso mesmo. Como diria Chaves, não priemos cânico! Ou melhor: não criemos pânico! Tudo bem que você quer fazer tudo ao mesmo tempo e colocar o mundo para girar na sua velocidade, mas a pressa, como sabemos, costuma atrapalhar o andamento das coisas.

O melhor é resolver um ponto de cada vez. Assim, sempre que terminar ou dominar um aspecto importante da rotina, reorganize o dia para caber outro. Nesse caminho, é importante não se cobrar demais, porque isso só traz estresse e ansiedade, prejudicando seu desempenho.

Mantenha seus horários ajustados

O importante é não perder as rédeas. Portanto, se estiver em casa de manhã, estabeleça um horário para acordar cedinho. Às 6 ou às 7, quem sabe? Dessa forma, você não corre o risco de entrar em uma rotina de trocar o dia pela noite, o que costuma acabar com qualquer disposição.

Seja organizado com suas tarefas diárias

Aproveite para incluir as obrigações da casa na sua lista de atividades. Mantenha a cama arrumada, o quarto limpo e os livros organizados. Isso ajuda a desenvolver seu senso de praticidade. Que tal aproveitar para aplicar o conceito 5S na sua vida pessoal? E o melhor: ele é muito conceituado no mundo corporativo, viu?

Limpe sua caixa de e-mail

Outra atividade importante (e que você vai aproveitar no mundo profissional) é manter sua caixa de e-mails organizada. Limpe o lixo eletrônico, divida os assuntos importantes em pastas e, sobretudo, fique de olho na resposta daquela vaga a que você se candidatou!

Crie um currículo interessante

Um currículo bem escrito, corretamente direcionado e que descreva suas experiências mais importantes é seu cartão de entrada para as melhores oportunidades. Aproveite o momento para buscar modelos interessantes, compatíveis com sua área. No Direito, a seriedade é mais bem-vista que na Publicidade, por exemplo, que aprecia a criatividade. Pesquise e crie opções bacanas!

Leia bons livros

Quando você expande seus horizontes, nada é capaz de voltar a estreitá-los! Isso significa que o conhecimento sempre faz você enxergar mais longe. Portanto, leia livros, dos clássicos aos best-sellers do ano, e aprenda sempre mais!

Assista a palestras do TED

Falando em aprendizado, você já parou para analisar o canal do TED no YouTube? Pois saiba que está perdendo a oportunidade de ouvir palavras incríveis que vão fazer com que você repense muitos aspectos da sua vida. Dê uma olhada!

Controle suas economias

Um cuidado importante que você deve ter diz respeito ao controle do seu dinheiro. Afinal, é nessa fase da vida que você se prepara para equilibrar as contas, balanceando os boletos pagos, a diversão e os cursos extracurriculares. Parece difícil? Planeje-se e foque no que é importante!

Não perca o entusiasmo

Por último, mas definitivamente não menos importante: mantenha a motivação. Você acabou de se formar, tem um longo e belo caminho pela frente. É normal ter dificuldades e passar por momentos de adaptação, mas é uma questão de tempo e direção. Portanto, acredite que vai dar certo, invista em si mesmo e aprenda algo novo sempre!

E aí, já decidiu o que fazer depois da faculdade? Compartilhe este post nas suas redes sociais para trocar uma ideia com os amigos!

Comments (2)

  1. Gostaria de saber se minha nota do Enem feito há algum tempo atrás é válida na instituição.

    1. Aceitamos nota do Enem de até três edições anteriores ao ano atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This