Não gosto de ler. E agora? Conheça 11 opções de graduação para você!

“Eu não gosto de ler. Será que isso me prejudica?” Não necessariamente, pois isso não determina o sucesso ou o fracasso profissional de alguém. O ponto-chave aqui é encontrar um curso que seja a sua cara e seguir uma carreira compatível com esse seu jeito.

Existem opções de graduação mais favoráveis para quem não gosta de passar tanto tempo lendo textos enormes ou que detesta ter que folhear capítulos e mais capítulos para entender melhor uma matéria. A dica é procurar o que você gosta de fazer.

Adora cálculos? Mergulhe no mundo das Exatas! Tem um perfil bem hands-on? Parta para as ciências práticas, oportunidade para atuar em laboratórios e colocar mesmo a mão na massa! Gosta de organizar e documentar? Foque nas áreas administrativas. O importante é achar seu caminho, sem se obrigar a encarar leituras exaustivas.

Quer uma ajudinha no processo? Acompanhe este post (prometemos que é rápido) e confira algumas dicas para escolher a melhor opção de graduação para você!

Por que o hábito de ler pode ser bom para mim?

Antes de falarmos sobre as opções de graduação para quem não gosta de ler, vamos fazer uma última tentativa de convencê-lo a cultivar esse hábito, porque a rotina de leitura é benéfica em vários aspectos da vida. Fora isso, você também encontra diversão e prazer em boas histórias.

Além de exercitar o cérebro, estimular a criatividade e manter a mente afiada, ler com frequência ajuda a deixar os conhecimentos gerais em dia e a melhorar a comunicação (principalmente a escrita). São habilidades que vão contar pontos em qualquer carreira que você seguir.

Se você não gosta de ler, uma boa pedida é começar aos pouquinhos, com pequenos textos sobre assuntos que acha interessante. Dando esse primeiro passo, é bem possível que, em pouco tempo, você já esteja lendo livros inteiros sem nem perceber!

Além disso, para dar um ânimo extra, procure conhecer técnicas de leitura rápida! Pode apostar: aprendendo a ler em menos tempo, você vai se animar a ler mais.

Quais opções de graduação posso fazer se não gosto de ler?

Como você provavelmente ainda não criou o hábito da leitura, deve estar se perguntando quais cursos se encaixam em seu perfil. Bom, existem inúmeras opções de graduação que não exigem tanto esforço de leitura dos alunos. Separamos a seguir 11 delas!

1. Engenharias

As Engenharias são excelentes opções de curso superior que não exigem que você passe horas e horas por dia debruçado em livros e textos. A grade curricular é voltada principalmente para as Ciências Exatas, como Matemática, Química e Física.

Assim, a rotina envolve muito mais a prática de exercícios do que a leitura. Exige, portanto, que o aluno tenha habilidades com cálculos, números, seja organizado e esteja disposto a resolver problemas.

As áreas de atuação para os engenheiros são inúmeras, variando de acordo com o tipo de curso escolhido. Para você já ter uma ideia, as opções vão desde o chão de fábrica até cargos administrativos em grandes empresas.

2. Gastronomia

O curso de Tecnologia em Gastronomia é interessante para quem não gosta tanto de ler, pois foca bastante na prática. Os alunos passam muito mais tempo colocando “literalmente” a mão na massa do que lendo assuntos teóricos sobre a área.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a atuação do formado em Gastronomia não se limita às cozinhas de restaurantes. Esses profissionais também podem atuar na gestão de fornecimento de produtos alimentícios, na administração de pessoal, na área de ensino desse segmento, entre outras possibilidades.

3. Educação Física

Apesar de o curso de Educação Física ser oferecido em duas modalidades tradicionais (licenciatura e bacharelado), trata-se de uma graduação focada em praticar bastante o que é aprendido em sala de aula.

O curso é indicado para quem gosta de exercícios físicos justamente porque o conhecimento sobre como executá-los corretamente é exigido ao longo da graduação.

O formado em Educação Física tem um mercado amplo de trabalho, que vai desde a atuação em escolas como professor, passando pelas academias como instrutor, até a opção de atuar de forma autônoma como personal trainer.

Pode ainda trabalhar nas áreas de esporte, recreação e lazer, em empresas, aplicando ginástica laboral, e até com turismo ecológico, na coordenação de passeios como trilhas e montanhismo.

4. Estética e Cosmética

O curso de Tecnologia em Estética e Cosmética é uma das opções de graduação para quem busca uma carreira prática. Por ser uma formação de menor duração em comparação com o bacharelado tradicional, a faculdade forma os alunos com as habilidades exigidas no mercado de trabalho.

Quem se forma em Estética e Cosmética tem uma área de atuação bem ampla. Os profissionais estão presentes em:

  • clínicas de beleza;
  • academias de ginástica;
  • consultórios com foco em procedimentos estéticos;
  • consultorias de imagem;
  • casas de repouso;
  • estâncias hidrotermais;
  • farmácias;
  • indústrias cosmética;
  • centros de pesquisa e desenvolvimento.

5. Ciências Contábeis

Se você gosta de números, adora o ambiente empresarial e é bastante detalhista com contas, planejamento financeiro, impostos e assuntos desse tipo, o curso de Ciências Contábeis pode fazer seus olhos brilharem.

O contador registra a receita de uma empresa, analisa seus lucros, organiza suas despesas e controla o fluxo de caixa do negócio como um todo. O sucesso da organização e sua sustentabilidade a longo prazo dependem muito desse profissional.

Para estudar Ciências Contábeis, você precisa:

  • ser focado e organizado;
  • ter visão sistêmica, ou seja, enxergar as coisas de modo global;
  • gostar de trabalhar com prazos;
  • ter muito senso de responsabilidade;
  • apresentar facilidade com números.

Nesse curso você vai precisar ler um pouco mais do que nos outros já citados, pois o profissional da área precisa conhecer bem a legislação. Mas esse não é o foco principal dos estudos, viu?

Como contador você pode atuar com auditorias e perícias, analisando custos, verificando aspectos tributários e muito mais, tanto em empresas públicas como em organizações privadas.

6. Arquitetura e Urbanismo

Quem gosta de projetar ambientes (internos e externos) e edificações, unindo estética, conforto e funcionalidade, vai se sentir em casa nesse curso, que forma profissionais aptos a trabalhar com:

  • comunicação visual;
  • paisagismo;
  • iluminação;
  • reforma de obras e espaços;
  • mapeamento de trânsito.

curso de Arquitetura e Urbanismo proporciona um campo de atuação bem vasto e é bastante voltado para a prática. Você vai fabricar maquetes, modelos, usar bastante a prancheta e régua, além de softwares específicos de projetos. Gostou da ideia?

7. Fotografia

Uma das opções de graduação para quem não gosta de ler é o curso de Fotografia, oferecido na modalidade tecnológico, que dura cerca de 2 anos. O curso prepara o aluno para trabalhar com as técnicas mais modernas de obtenção e edição de imagens, que passam a ser capturadas com um olhar focado e crítico.

O tecnólogo nessa área pode atuar de forma autônoma, em departamentos de marketing e comunicação de empresas, estúdios, veículos de comunicação (jornais, revistas e sites), agências de publicidade ou ainda no segmento de perícia.

8. Odontologia

Se você se identifica com a área da saúde, mais especificamente diagnóstico, prevenção e tratamento voltados para a saúde bucal, pode apostar na Odontologia, que tem um viés bastante prático.

É uma das opções de graduação que tem duração de 5 anos. O aluno encontra uma matriz curricular bastante abrangente, com muitas aulas em clínicas e laboratórios. Assim, o recém-formado já sai preparado para atuar no mercado de trabalho.

Depois de formado, dependendo do perfil do dentista, é possível se especializar em áreas variadas, como:

  • Ortodontia;
  • Odontopediatria;
  • Implantodontia;
  • Odontologia Estética;
  • Prótese;
  • Odontogeriatria.

9. Enfermagem

Falando ainda na área da saúde e com um enfoque voltado para o cuidado integral do paciente, o curso de Enfermagem trabalha na promoção da saúde individual e coletiva.

O enfermeiro atua em todos os níveis de complexidade, inclusive no atendimento a pacientes mais graves. É a carreira ideal para quem quer liderar equipes, pois o profissional coordena os técnicos e auxiliares da área.

Além de trabalhar em clínicas e hospitais, o profissional formado em Enfermagem pode atuar também em:

  • serviço público (secretarias e postos de saúde);
  • home care;
  • gestão de serviços de saúde;
  • empresas, escolas e outras organizações;
  • auditorias de saúde;
  • ensino e pesquisa.

10. Jogos Digitais

Uma carreira que está em alta e pode se encaixar direitinho em pessoas que não gostam de ler é a área de jogos digitais. A graduação tecnológica, com duração média de 2 anos, prepara o profissional para a criação e desenvolvimento de games para diferentes plataformas, como computadores, smartphones, tablets e consoles de videogames.

Ele cria todo o enredo, as regras, cenários, personagens, animações, recompensas etc. Para quem se identifica com esse mundo tecnológico, gosta de desenho, animação e é bastante criativo, essa é a área ideal.

11. Agronomia

Se você quer trabalhar com plantações e rebanhos, essa é a carreira certa para você. O agrônomo pode trabalhar em todas as etapas do agronegócio, do preparo do solo à distribuição dos alimentos. Encontra espaço ainda na agroindústria, nos processos de industrialização, armazenamento e comercialização dos produtos de origem vegetal e animal.

A graduação em Agronomia é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos. O conteúdo programático é voltado para quem é mais dinâmico, ou seja, fica mais à vontade com as atividades práticas.

No fim das contas, seu “não gosto de ler” nunca será um impeditivo para que você se torne um profissional de sucesso. É claro que o hábito da leitura traz muitos benefícios para sua vida pessoal e carreira, mas você não precisa, necessariamente, se tornar um devorador de livros para fazer a faculdade dos seus sonhos. Pesquise entre as opções de graduação que apresentamos e comece a programar o seu futuro.

Gostou das dicas de cursos que apresentamos neste post? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam começar a planejar o futuro profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This