Metodologias de ensino: qual é o melhor tipo de curso para você?​

Não há dúvidas de que ingressar em uma faculdade pode mudar sua vida. Independentemente do curso escolhido, essa experiência proporciona o contato com novas pessoas e oportunidades que podem alavancar seu futuro profissional.

Hoje em dia, para facilitar o acesso dos alunos a esses cursos superiores, as instituições de ensino estão adaptando suas metodologias, com a oferta de modalidades de cursos que vão ao encontro das reais necessidades dos alunos.

Com o advento da tecnologia e o surgimento das modalidades EAD e do ensino híbrido, você pode optar entre o ensino presencial e o ensino a distância. Ou quem sabe uma mistura do melhor das duas metodologias de ensino?

Quer saber qual o melhor curso para você? Então continue acompanhando!

A metodologia presencial

O curso presencial é o formato mais tradicional das metodologias de ensino. Nessa modalidade o professor assume um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, sendo o principal transmissor do conhecimento aos alunos.

Para que as aulas aconteçam, aluno e professor se encontram no mesmo local e em horários fixos, que respeitam um turno — matutino, vespertino ou noturno.

Vantagens

Entre as vantagens dessa modalidade está o contato direto entre alunos e professores, o que proporciona uma valiosa troca de conhecimentos, ideias e vivências. Muitos consideram esse contato como sendo uma das principais formas de aprender, seja por meio de debates ou do compartilhamento de experiências com os colegas.

Ter o professor no mesmo ambiente também permite que o aluno tire suas dúvidas rapidamente, e já saia da sala de aula com o conhecimento consolidado.

Essa opção é ideal para alunos que se sentem inseguros estudando sozinhos e precisam da presença do professor para manter a disciplina nos estudos. Para optar por essa modalidade, você precisa ter disponibilidade de tempo para estar presente em sala de aula diariamente.

Desvantagens

Como desvantagem podemos citar a rigidez quanto aos horários das aulas. Para ser aluno dessa modalidade, você precisa ter disponibilidade de tempo para estar presente diariamente na faculdade.

Além disso, por receberem o conteúdo pronto do professor, alguns alunos podem se acomodar e sentir a falta do desafio de ir em busca do conhecimento. Sem falar no valor das mensalidades, que costuma ser mais alto que o das demais modalidades.

A metodologia EAD

A modalidade de ensino a distância surgiu como uma verdadeira revolução na educação, aproveitando o advento da tecnologia para facilitar o acesso a curso superiores para aqueles alunos que têm pouca disponibilidade de tempo ou de dinheiro.

Nessa modalidade, a transmissão do conhecimento se dá por meio do uso da tecnologia. Dessa forma, não há necessidade de horários e locais preestabelecidos para que as aulas aconteçam.

No Brasil, a oferta desse tipo de curso cresce em ritmo acelerado, e a cada dia surgem novas opções para quem deseja estudar de maneira 100% virtual.

De acordo com um estudo realizado pela Sagah — empresa que desenvolve tecnologias para EAD — em 2016 a modalidade já representava 26% da educação superior no país, e até 2023, poderá corresponder a 51% do mercado, superando o número de cursos presenciais.

Vantagens

Essa opção proporciona flexibilidade ao aluno, que pode acessar o curso a qualquer hora e de qualquer lugar. Dessa forma, possibilita-se também o acesso em regiões onde o ensino presencial é dificultado.

A metodologia EAD garante um conteúdo com tanta qualidade quanto a do presencial, e seu diploma tem a mesma validade, sendo igualmente reconhecido pelo MEC. E as mensalidades desses cursos costumam ser mais acessíveis que as dos cursos tradicionais.

Para se adaptar a esse tipo de curso o aluno precisa ter bastante disciplina, visto que vai ter autonomia para controlar seu ritmo de estudos. Mas não se preocupe: na UniNorte, mesmo optando pela modalidade EAD, você pode contar com o apoio de um professor sempre que sentir necessidade.

Desvantagens

No ensino a distância (EAD) o procedimento de construção do conhecimento acontece sem que aluno e professor estejam em contato presencial, o que pode ser considerado uma desvantagem. Alunos indisciplinados e acomodados tendem a sentir dificuldades nesse tipo de curso.

A metodologia flex

A graduação flex, também conhecida como ensino híbrido ou semipresencial, surgiu com o intuito de oferecer ensino de qualidade para pessoas que têm uma rotina corrida e, na maioria das vezes, precisam conciliar os estudos com o trabalho.

Nessa modalidade, a transmissão do conhecimento se dá por meio da união da educação presencial, em sala de aula, com o ensino a distância, fazendo uma mescla do melhor das duas modalidades. Com isso, personaliza-se o processo de aprendizagem, respeitando o ritmo do aluno e suas necessidades.

Para isso, as aulas presenciais têm menor duração e o restante da carga horária é preenchido com aulas transmitidas por EAD, o que concede flexibilidade e autonomia ao aluno, que pode complementar os seus estudos na hora e local que for mais cômodo para sua rotina.

Vantagens

Os horários são flexíveis, com aulas presenciais ministradas de manhã ou à noite, em duas vezes na semana, permitindo que o aluno estude em seu tempo disponível. Outra vantagem é em relação ao preço das mensalidades, que é mais acessível que o dos cursos tradicionais de graduação.

Esse tipo de curso é ideal para quem deseja vivenciar a experiência de um curso presencial — em que pode estar em contato direto com professores e outros alunos em sala de aula — com as vantagens do curso EAD, que concede flexibilidade de horários e mensalidades reduzidas.

Com isso, o aluno pode contar com o auxílio do professor para consolidar seu conhecimento, mas não perde a autonomia de conduzir e gerenciar seu próprio aprendizado.

Desvantagens

Por ser uma inovação no processo de ensino-aprendizagem, a maior dificuldade dessa modalidade talvez seja a adaptação ao equilíbrio entre ensino presencial e EAD. Apesar de ter parte de suas atividades em sala de aula, ainda assim o aluno precisa ter muita disciplina e comprometimento para ter um bom aproveitamento do curso.

A melhor escolha

É importante ressaltar que todas as modalidades de ensino acima citadas são reconhecidas pelo MEC, e que seus diplomas têm a mesma validade e aceitação pelo mercado de trabalho. A escolha de qual curso realizar depende do seu perfil e de suas necessidades enquanto estudante.

Na UniNorte você encontra opções nas metodologias de ensino presencial, EAD e Flex, que tornam mais fácil seu acesso a cursos de graduação de qualidade, em ambientes modernos, com ótima infraestrutura e com o apoio de professores reconhecidos.

Sem falar nas facilidades de acesso. Com nossos diferentes tipos de bolsas e descontos, fica muito mais fácil realizar seu sonho de entrar em uma faculdade e conquistar melhores condições de vida. Pouca disponibilidade de tempo e de recursos financeiros já não são mais motivos para você ficar longe de um curso superior, não é mesmo?

E aí, decidiu qual a melhor modalidade de ensino para você? Então entre em contato agora mesmo e conheça as nossas opções de curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This