Já pensou em fazer licenciatura em Matemática? Saiba mais sobre o curso

Se você tem paixão pelos números, gosta de ensinar e busca uma carreira com boas oportunidades profissionais pode se interessar pela licenciatura em Matemática. Você terá uma formação bem completa que une o conhecimento específico dessa área com as práticas pedagógicas.

É uma profissão muito gratificante para quem tem interesse em trabalhar ao lado de crianças e adolescentes, buscando formas inovadoras de despertar o prazer por essa disciplina — tão temida pelos alunos.

Quer conhecer com mais detalhes como é esse curso superior? Confira nosso post e entenda a diferença entre licenciatura e bacharelado, o que se estuda nessa graduação, o perfil do profissional, bem como o mercado de trabalho para essa área!

Quais são as diferenças entre licenciatura e bacharelado?

Ao escolher uma faculdade, além de decidir sobre uma área de conhecimento dos campos de Humanas, Exatas ou Biológicas, o candidato deve selecionar também uma das modalidades de graduação — licenciatura ou bacharelado — que diferem no enfoque do curso.

A licenciatura dura, em média, 4 anos e tem o objetivo de formar o aluno para se tornar professor. Logo, ao escolher a licenciatura em Matemática, você será preparado para dar aulas na educação básica (ensinos Fundamental e Médio), cursos profissionalizantes, educação de jovens e adultos (EJA) e até cursinho pré-vestibular.

Já o bacharelado forma um profissional generalista em um determinado campo do saber. Tem uma duração maior, de 4 a 6 anos (dependendo do curso), mas sua matriz curricular não tem um enfoque direcionado para as práticas de ensino.

Tanto o diploma de licenciatura quanto o de bacharelado permitem que o profissional dê continuidade aos estudos com os cursos de pós-graduação — lato sensu (especialização ou MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

O título de mestrado e doutorado, por exemplo, permite ingressar na carreira universitária, atuando como professor ou pesquisador.

Como é o curso de licenciatura em Matemática?

Agora você já sabe que a licenciatura em Matemática vai preparar o aluno para ser professor, por isso deve estar curioso para conhecer a estrutura da graduação. É um curso superior que dura 3 anos e 6 meses e apresenta uma matriz curricular bem diversificada.

O aluno tem uma visão completa da Matemática e de outras disciplinas correlatas para que esteja apto a dar aulas sobre qualquer assunto dessa área. Assim, no curso, ele acompanha diferentes conteúdos, entre eles:

  • Equações Algébricas;

  • Funções Polinomiais de Variável Real;

  • Geometria e Desenho Geométrico;

  • Funções Exponenciais e Trigonométricas;

  • Fundamentos de Álgebra Linear;

  • Trigonometria;

  • Análise Combinatória e Probabilidade;

  • Geometria Analítica;

  • Limites e Derivadas;

  • Estatística Descritiva;

  • Geometria Analítica Vetorial;

  • Integrais;

  • Álgebra;

  • Cálculo Diferencial e Integral;

  • Física Geral;

  • Fundamentos da Análise Matemática;

  • História e Filosofia da Matemática.

Além do conhecimento da Matemática, a licenciatura vai preparar o profissional para as metodologias e outras práticas voltadas para o campo pedagógico e gestão escolar. Dessa forma, são abordadas disciplinas, como:

  • Comunicação;

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;

  • Aspectos Sociais, Políticos e Legais da Educação;

  • Educação Inclusiva;

  • Didática;

  • História da Educação;

  • Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação;

  • Didática da Matemática;

  • Metodologia e Prática de Ensino;

  • Gestão Escolar;

  • Libras.

Estágio obrigatório

É também obrigatória a realização do estágio supervisionado, realizado em escolas públicas ou privadas. É uma oportunidade para o aluno conhecer a rotina da sala de aula e de práticas de ensino, principalmente com professores mais experientes.

Muitas vezes, quando o estagiário mostra bastante interesse e dedicação no trabalho, tem a chance de ser contratado pela instituição de ensino logo depois de formado. Por isso, essa etapa deve ser bem aproveitada pelos alunos.

Qual é o perfil do profissional da área?

Quem decide cursar licenciatura em Matemática precisa, em primeiro lugar, gostar de trabalhar com pessoas, já que sua atuação ocorre em sala de aula, principalmente com turmas de crianças e adolescentes.

Dessa forma, é fundamental ter paciência, empatia, gostar de desafios, ser organizado, comunicativo e criativo para desenvolver maneiras de ensinar a Matemática de uma forma diferenciada, que tenha relação com o dia a dia dos alunos, por exemplo.

É importante ter uma visão sensível em relação a cada estudante e tentar entender suas dificuldades. Dessa maneira, é possível transmitir o conhecimento e despertar interesse por essa disciplina, que ainda é vista como um bicho de sete cabeças por muita gente.

Além disso, o licenciado em Matemática deve gostar de estudar e, assim, buscar sempre novas ferramentas e tecnologias pedagógicas para que consiga melhorar cada vez mais suas aulas.

Quais são as perspectivas profissionais?

Se você está interessado nessa graduação, mas ainda tem dúvidas se é uma carreira promissora, temos uma boa notícia: a demanda por professores de Matemática na educação básica é alta tanto na rede municipal e estadual quanto na rede privada.

Dessa forma, é constante a abertura de concursos públicos, que garantem um emprego estável, salários competitivos e outros benefícios da carreira pública. Nas escolas privadas, o professor dessa disciplina também encontra boas oportunidades e, muitas vezes, salários mais altos.

Área pedagógica

Nas escolas de educação básica, além de lecionar, o licenciado pode trabalhar na área pedagógica (coordenação, direção ou gestão), ampliando, assim, as áreas de atuação e também o salário.

Consultoria

O diploma de licenciatura em Matemática permite também dar aulas particulares ou ainda prestar consultoria para editoras de livros didáticos ou produções educativas audiovisuais, como de televisão ou internet.

Universidade

Além disso, quem realiza a pós-graduação para ministrar aulas em universidades também se depara com um bom número de vagas. Isso é possível porque a Matemática é uma ciência básica e, assim, faz parte do currículo de uma série de cursos, como Administração, Engenharia, Ciências Contábeis, Arquitetura, entre outros.

Viu só como escolher a licenciatura em Matemática pode ser a opção ideal para um futuro profissional de sucesso? Se você se identifica com a área, escolha uma instituição de ensino de qualidade e corra atrás do seu sonho: em pouco tempo você consegue o diploma e já pode dar aulas da disciplina!

Gostou de saber mais sobre esse curso universitário e as oportunidades no mercado de trabalho? Então, fique por dentro de outros posts sobre carreira e vida universitária — é só assinar a nossa newsletter!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This