Graduação semipresencial vale a pena? Descubra neste post

A escolha do curso que você vai fazer na graduação não é nada fácil! Quantas listas de prós e contras de cursos você já não fez nessa vida? Mas não é a única escolha que você tem pelo caminho. É preciso decidir ainda pela modalidade de ensino da sua graduação, por exemplo, educação a distância (EAD), presencial ou semipresencial.

É sobre esta última que vamos falar neste post. A graduação semipresencial une o melhor dos dois mundos e é indicada para quem precisa de flexibilidade nos horários, até porque muita gente trabalha, estuda e tem que cuidar da família, ou seja, um respiro na correria diária é mega bem-vindo!

Porém, o fato de não precisar ir todo santo dia para a aula não quer dizer que você terá que estudar menos. Pelo contrário: estudar sozinho exige muita (mas muita mesmo!) dedicação, como você vai entender! Antes da decisão, nós lhe damos todas as informações. Vamos lá?

Graduação semipresencial e EAD: quais são as diferenças?

Quando você opta por um curso de educação a distância, precisa levar em conta que a maioria das atividades serão realizadas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Cada faculdade tem sua própria interface na qual se encontram os conteúdos dos quais o aluno vai precisar, de videoaulas a materiais de leitura, passando pelas avaliações.

Dúvidas, consultas e demais solicitações também acabam sendo feitas pelo ambiente virtual. O contato com alunos e professores é bem pequeno, por isso você precisa de muito foco e dedicação. Os encontros presenciais acabam sendo feitos a cada dois ou três meses — isso varia bastante entre as instituições.

Já as formações semipresenciais lhe dão mais flexibilidade, visto que somente parte das aulas são online, ao mesmo tempo você ainda tem bastante contato com professores e alunos na instituição, o que faz a diferença para muita gente. Você também tem a chance de usar a infraestrutura da universidade, como laboratórios, biblioteca, assistir a palestras e participar de workshops, por exemplo.

Por que apostar na graduação semipresencial?

É uma formação que vai ao encontro de quem está sempre correndo e acredita que não tem tempo para estudar. Na UniNorte, você tem aula presencial duas vezes na semana, o que facilita muito a sua vida, como você vê a seguir:

Mais flexibilidade

Ir à aula diariamente compromete sua rotina. Da casa para o trabalho, depois para a faculdade e, quando chega em casa, você só quer dormir, confere? A flexibilidade de uma graduação semipresencial lhe dá até mais tempo para estudar e ler os conteúdos que vão ajudar na sua performance durante a graduação. Sendo assim, você se torna mais dono do seu tempo e consegue se programar.

Economia (de tempo e dinheiro) no transporte

Quem tem a sorte de poder ir andando para a faculdade por morar perto é privilegiado, sim! A maioria das pessoas precisa encarar o trânsito e longas distâncias para chegar todo dia à aula. Quando você assiste às aulas semipresenciais na UniNorte, ganha três dias por semana de tranquilidade, zero trânsito e ainda economiza o dinheiro do transporte!

Liberdade para estudar

Cada pessoa tem seu processo de aprendizagem. Enquanto alguns precisam rever algumas vezes o conteúdo para entender e absorver, outros aprendem na primeira explicação.

Com um curso semipresencial, você faz as aulas no seu tempo, pode rever o conteúdo e ainda, na UniNorte, você conta com um professor para tirar dúvidas presencialmente, o que facilita bastante.

Diploma reconhecido

Assim como um curso presencial, o semipresencial tem diploma válido e reconhecido pelo MEC, pois o fato de fazer boa parte das aulas a distância não descaracteriza o ensino. E você precisa se dedicar tanto quanto em uma graduação tradicional, pois há avaliações e trabalhos a serem feitos.

Possibilidade de networking

Uma das grandes desvantagens de uma graduação 100% EAD é que ela não lhe permite trocar experiências com alunos e professores. Já no curso semipresencial, você terá dois encontros semanais e professores disponíveis para tirar dúvidas pessoalmente.

A dica é aproveitar esses encontros para trocar ideias e estreitar laços que podem abrir portas no futuro. Lembre-se de que o networking é essencial para quem quer novas oportunidades de emprego ou mesmo conquistar a primeira vaga!

Infraestrutura da universidade

Cursos semipresenciais permitem que você utilize a estrutura da biblioteca. Por exemplo, pegar livros emprestados para se aprofundar em algum módulo e até frequentar palestras e mesas redondas que as universidades sempre trazem são alguns dos benefícios da ida ao campus.

Na UniNorte, você conta uma biblioteca com um vasto acervo, laboratórios de última geração e muito conforto e modernidade nas instalações.

Quais são os desafios do estudo semipresencial?

Estudar a distância, mesmo que parcialmente, é uma conquista muito pautada pelos avanços da tecnologia e que faz com que a educação seja até mais democrática.

Mas uma coisa não mudou: estudar e se sair bem pede dedicação e comprometimento em qualquer tipo de estudo. Em casa, alguns desafios podem surgir, mas ajudamos você a contorná-los. Confira:

Falta de planejamento

Você é dono do seu tempo, por isso, planeje-se! Separe o tempo das aulas e das tarefas e realmente faça o que precisa ser feito. Deixar acumular aulas acaba fazendo com que você não assista a elas com a mesma dedicação e, assim, a absorção do conteúdo não é tão proveitosa.

A tentação das redes sociais

Quem nunca se perdeu no meio de vídeos de gatinhos e desabafos aleatórios do Facebook e esqueceu o que tinha que fazer de verdade? Ao ligar o computador para estudar, esqueça e-mail, redes sociais e sites de notícias.

Se você tiver foco, consegue fazer todas as atividades relacionadas à aula e ainda acaba com tempo para ficar nas redes sociais. É só uma questão de definir suas prioridades!

Dúvidas sempre surgem

Estudar sozinho pode fazer com que muitos questionamentos surjam, tanto relacionados a alguma explicação quanto aos exercícios. Evite deixar isso passar, pois pode comprometer seu aprendizado.

É importante anotar todos os pontos que geraram alguma dúvida e usar os encontros presenciais para esclarecê-los, ok?

Cursar uma graduação semipresencial vale a pena, sim, e pode ser o empurrão que faltava para muita gente que acredita não ter tempo de estudar. Você mesmo faz seus horários, não perde tempo indo e vindo das aulas todos os dias e ainda tem dois encontros semanais, úteis para tirar dúvidas e encontrar colegas e professores para dividir experiências.

Pode dar preguiça em algum momento? Pode! Mas lembre-se de que estudar é um investimento em si mesmo e abre muitas portas!

Se você está interessado em um ensino semipresencial, entre em contato com a UniNorte para conhecer os nossos cursos e começar o quanto antes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This