Gosta de controlar seus horários? Conheça a graduação flex da UniNorte

Trabalhar e estudar é uma tarefa puxada. Após um dia de trabalho, nem sempre sobra energia para ir à aula, fazer os trabalhos ou ler o material deixado pelo professor. Ainda mais quando é necessário enfrentar o trânsito para chegar à universidade. Pensando nisso, a graduação flex pode ser uma boa opção. Flexibilidade de horários, custo acessível… Gostou da ideia?

Tem mais! Uma graduação flex mistura a praticidade do ensino a distância, que permite a você assistir às aulas no conforto da sua casa, por exemplo, e utilizar a infraestrutura da universidade quando quiser e ainda fazer networking com colegas e professores. Continue a leitura e entenda o quanto estudar com flexibilidade pode alavancar sua vida!

Como uma graduação flex funciona na prática?

Essa metodologia de ensino foi desenvolvida pela UniNorte e configura um curso de EAD (ensino a distância) híbrido. Apesar disso, ele tem o mesmo valor que um presencial e é reconhecido com nota 4 do MEC (a nota máxima da escala é cinco) — o que atesta a qualidade da educação.

O foco é facilitar sua vida como estudante. De acordo com Viviane Novo, coordenadora do curso de Administração e gerente da Escola de Negócios da UniNorte, “muitos dos nossos alunos trabalham em empresa multinacional e têm uma vida mais corrida. A graduação flex torna possível ao aluno estudar com tranquilidade, quando puder e onde quiser”.

Quais as vantagens de apostar nessa graduação?

Estudar não precisa ser sua única ocupação do dia — e na maioria das vezes nem é: muitos têm que trabalhar e cuidar da família ainda. Por isso, suavizar os compromissos é sempre uma boa opção. Entenda o quanto você ganha com a graduação flex!

Flexibilidade de horários

De acordo com a legislação para cursos híbridos EAD, você precisa de três encontros semanais no primeiro período. A partir do segundo período, a necessidade dos encontros presenciais cai para dois e, depois, no último, para apenas um.

Aproveite os encontros para trocar ideias com os alunos e tirar dúvida com os professores pessoalmente também. Isso ajuda a aumentar seu networking, superimportante para contatos profissionais.

Você pode assistir às aulas a distância quando se encaixar melhor em sua rotina e também fazer as atividades nos horários que forem possíveis, sem a obrigação de ir todo dia à universidade.

Interatividade

Fazer tudo no conforto da sua casa, ok. Mas como ter total contato com professores e alunos? Isso é possível graças à tecnologia da plataforma empregada, chamada Blackboard. Nela, os professores postam seus conteúdos, vídeos, fazem fóruns, debates…

Assim, com interatividade, você acaba nem sentindo falta de estar fisicamente em sala de aula, pois há várias formas de contato.

Preço acessível

O custo das mensalidades dos cursos flex é menor se comparado a uma graduação presencial. Mas com igual qualidade: “são os mesmos professores do curso presencial, que são titulares e muito preparados”, explica a coordenadora.

Professores disponíveis

O fato de boa parte das aulas ser EAD não significa que você terá pouca interação com seus professores. Pelo contrário. Como já foi dito, você tem os contatos nos encontros presenciais, mas não só isso.

Caso surjam dúvidas enquanto estiver vendo conteúdos virtuais, você pode aproveitar os fóruns marcados pelos professores para discutir assuntos em tempo real, usar o chat da plataforma ou mesmo enviar suas dúvidas via e-mail. Os canais são vários, basta aproveitar!

Diploma igualmente válido

O fato de a graduação flex configurar um curso híbrido de ensino a distância não dá a ela menor valor. O diploma é igualmente válido, como explica Viviane Novo: “o aluno que se forma na graduação flex pode seguir normalmente em um mestrado ou doutorado”.

Um curso flex tem tanto conteúdo quando um presencial e cabe a você fazer as leituras e se dedicar. A dedicação, aliás, é item obrigatório, como você vê a seguir.

Como se dar bem em uma graduação flex?

Não se engane: um curso flex não é sinônimo de facilidade e de pouco estudo. Muito pelo contrário, é preciso se dedicar bastante!

“O mercado exige um profissional que seja organizado e disciplinado. Um curso pede mais disciplina e dedicação, porque é o aluno com ele e ele mesmo. Não adianta esperar que o professor faça tudo”, alerta a coordenadora Viviane.

Para se dar bem, algumas dicas precisam ser seguidas. Vamos a elas!

Tenha disciplina

Fazer boa parte das aulas e leituras em casa não significa que você pode optar por ir deixando pra depois e nunca fazer. Organize seu tempo e tire um tempo para assistir aos vídeos, ler os conteúdos propostos, pensar em seus esquemas de estudo e fazer os exercícios.

Marque em sua agenda um tempo para isso e foque. Esqueça a televisão e as redes sociais, assim você não interrompe seu raciocínio e rende muito mais!

Seja comprometido

A graduação flex usa uma plataforma, como já foi dito. Nela, há sempre materiais postados, mas não para aí. “Dentro dele existem mais 20 links, aí você multiplica a quantidade de material que há pra ler e estudar”, conta a coordenadora do curso de Administração.

Dessa forma, vale a pena fazer calendários de estudos para não se perder. Se você deixa acumular material, tem boas chances de não absorver tão bem tudo o que precisa quando for estudar de fato.

Não esqueça a proatividade

Uma das características das provas é que elas não se prendem apenas ao conteúdo ensinado em aula, pois se baseiam também nas leituras de apoio e em todo o material proposto.

“Um aluno que fica preso a um conteúdo e não busca mais informação pode não ir bem”, relata Viviane. Ou seja, cabe a você ter sede de conhecimento e não ficar acomodado. Isso faz a diferença até no mercado de trabalho, no qual profissionais interessados são sempre bem-vindos!

Por que a graduação flex na UniNorte?

Além de toda a flexibilidade, professores competentes e ótima avaliação do MEC, a UniNorte tem alguns diferenciais competitivos que contam demais, como:

  • certificações intermediárias: terminando até o quarto período, você recebe um certificado dizendo quais habilidades e competências foram adquiridas ao cursar as disciplinas. Esse certificado pode (e deve) ir para o seu currículo!

  • apoio na busca por emprego: graças ao setor de carreiras e empregabilidade, você tem ajuda no cadastro de currículos. A UniNorte também tem parceria com empresas, disponibilizando currículos de alunos e ex-alunos, o que ajuda bastante na busca por uma colocação!

  • infraestrutura de ponta: mesmo sendo um curso híbrido de EAD, você pode aproveitar a estrutura da UniNorte, que tem nota máxima na avaliação do MEC e conta com laboratórios de informática, cadeiras acolchoadas e Wi-Fi, por exemplo. Além, é claro, do prédio, todo construído de acordo com as normas de acessibilidade.

Você já viu que, por mais corrida que seja a sua rotina, não precisa deixar de estudar, certo? Uma graduação flex cabe no orçamento e na sua agenda. Além disso, são cursos de muita qualidade, que vão impulsionar seu futuro no mercado de trabalho. Para ir bem, também é preciso se dedicar. Lembre-se: você é responsável por suas conquistas!

Sentiu necessidade de ir além e estudar? Entre em contato com a UniNorte agora mesmo e transforme seu caminho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This