Gosta de ajudar pessoas? Conheça mais sobre o curso de Psicologia

Você é aquela pessoa que gosta de conversar, que no grupo de amigos e na família sempre está interessada em ouvir o que os outros têm a dizer e que está sempre disposta a ajudá-los a descobrir suas habilidades e superar obstáculos? Então, Psicologia pode ser a carreira certa para você!

Mas, para se destacar no mercado de trabalho, além de muito estudo e dedicação, é importante investir em uma formação de qualidade para garantir um diploma e conhecimentos aprofundados tanto na teoria quanto na prática da profissão.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você conheça um pouco mais sobre a graduação, o perfil profissional do psicólogo, e outras informações importantes que, com certeza, vão ajudá-lo a tomar a sua decisão com mais tranquilidade. Boa leitura!

Que conhecimentos são adquiridos na faculdade de Psicologia?

Com uma duração média de 5 anos, a faculdade de Psicologia conta com disciplinas ligadas às áreas da Saúde e Humanas, além de conhecimentos específicos relacionados ao estudo do comportamento e do desenvolvimento humano nas diferentes etapas da vida e às diferentes correntes de pensamento filosófico.

A seguir, vamos listar algumas das matérias que compõem a grade curricular desse curso de graduação:

  • Anatomia;

  • Antropologia;

  • Fisiologia;

  • Gestão de clínicas e consultórios;

  • Neurologia;

  • Psicologia clínica, escolar, organizacional e social;

  • Psicologia do desenvolvimento;

  • Psicopatologia;

  • Psicofarmacologia;

  • Saúde coletiva;

  • Sociologia;

  • Teoria psicanalítica;

  • Trabalho e saúde mental.

Além da aprovação nas disciplinas, os alunos devem, ainda, realizar um estágio obrigatório ao longo dos semestres e, ao final, apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) para conquistar o diploma de graduação.

Em que áreas o psicólogo pode atuar?

Em seu dia a dia de trabalho, o profissional tem a função de estudar, diagnosticar, prevenir e tratar transtornos de cunho psicológico, emocional e distúrbios de personalidade.

No entanto, diferentemente do que muitos pensam, esse campo de atuação vai muito além do atendimento em clínicas e hospitais. E, neste tópico, vamos destacar alguns dos principais segmentos. Confira!

Orientação profissional

Esse campo é dedicado especificamente ao aconselhamento de estudantes a respeito da profissão que desejam seguir no futuro, ajudando-os a descobrir se possuem o perfil exigido pela área de atuação escolhida e qual faculdade devem cursar para atingir seus objetivos e desenvolver suas habilidades.

Psicologia esportiva

Como o próprio nome indica, nesse campo de atuação o psicólogo lidará diretamente com atletas de diferentes modalidades esportivas, por meio de orientação e preparo emocional, contribuindo com o bom desempenho individual e coletivo das equipes durante as competições.

Psicologia educacional

Ligado diretamente ao ambiente escolar, o psicólogo da área educacional tem a importante função de orientar pais, educadores e os próprios alunos para ajudá-los a solucionar problemas ligados à aprendizagem e a convivência com os colegas.

Psicologia da saúde

Essa área permite que o psicólogo atue em conjunto com outros profissionais, como médicos e assistentes sociais para realizar projetos de assistência à saúde, fornecendo atendimento aos pacientes e também aos seus familiares.

Psicologia jurídica

Nesse campo, o profissional trabalha com profissionais da área do Direito e assistentes sociais, acompanhando processos de adoção, guarda de filhos e casos violência contra menores, além de realizar a avaliação psicológica em detentos.

Psicologia organizacional e do trabalho

No departamento de Recursos Humanos (RH), o psicólogo trabalha tanto nos processos de recrutamento e seleção quanto na manutenção do bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho, desenvolvendo programas de orientação de carreira e reestruturação das políticas corporativas.

Psicologia social

Voltada à saúde mental da população, essa área da Psicologia engloba estudos, pesquisas e também o desenvolvimento de programas de saúde mental em espaços como penitenciárias, asilos e instituições para crianças e adolescentes.

Psicologia do trânsito

Da avaliação psicológica de futuros motoristas ao desenvolvimento de ações educativas e de conscientização para a população, o psicólogo desse segmento lida diretamente com problemas relacionados ao trânsito e às relações entre pedestres e condutores no dia a dia das cidades.

Comportamento do consumidor

Nessa área, o psicólogo vai trabalhar diretamente junto aos profissionais do marketing e da publicidade, analisando diferentes cenários de mercado e acompanhando pesquisas para avaliar a opinião dos consumidores com relação a determinadas marcas, produtos ou serviços.

Neuropsicologia

Responsáveis por pesquisar e diagnosticar questões relacionadas à cognição, ao comportamento, às emoções e à personalidade de seus pacientes, os profissionais especializados em Neuropsicologia têm como função relacionar esses itens ao funcionamento do cérebro para, assim, identificar o tratamento mais indicado para cada caso.

Psicomotricidade

Utilizadas em escolas, centros esportivos, hospitais e clínicas de reabilitação, as técnicas de psicomotricidade são essenciais tanto para o desenvolvimento quanto para a recuperação de movimentos e atividades psicomotoras.

Como é o perfil do bacharel em Psicologia?

Ter vontade de ajudar as pessoas e estar disposto a escutá-las para compreender suas dificuldades são os principais pré-requisitos para se sair bem na carreira como psicólogo.

Além disso, o profissional deve ter gosto pela leitura e uma boa capacidade de interpretação não apenas dos textos específicos da área mas também da comunicação verbal e não verbal dos pacientes.

É importante destacar, ainda, o quanto é importante que o psicólogo desenvolva um amadurecimento pessoal saudável e esteja bem como as suas próprias questões emocionais e de personalidade para conseguir atender plenamente às necessidades de seus clientes.

Quais são as principais teorias psicológicas?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso, os campos de atuação profissional e sabe quais são as características ideais para se tornar um psicólogo de sucesso, vamos listar algumas das principais linhas de estudo seguidas pelos profissionais da área.

Psicanálise

Criado pelo famoso médico neurologista Sigmund Freud, esse ramo da Psicologia é um dos mais conhecidos e investiga as diferentes fontes dos transtornos mentais dos pacientes a partir do relato de suas experiências.

Behaviorismo

Também conhecido como cognitivo comportamental, no behaviorismo, o paciente reflete sobre as diversas questões que o incomodam e, com o auxílio do psicólogo, busca formas de solucioná-las em seu dia a dia.

Psicologia social

Diferentemente das demais linhas, esse campo é focado na compreensão do indivíduo a partir das suas interações sociais. O profissional deve reunir os conhecimentos de sua área de atuação aos da Sociologia para analisar como o comportamento das pessoas varia de acordo com as relações com os seus diversos grupos de convivência.

Humanismo

Outro nome para a terapia Gestalt, a Psicologia humanista trabalha o desenvolvimento individual de cada ser humano para que, assim, ele consiga aperfeiçoar o seu próprio potencial para identificar e resolver problemas com maior consciência.

Como está o mercado de trabalho para os psicólogos?

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o Brasil conta, atualmente, com mais de 320 mil profissionais na área. É um segmento bastante concorrido, mas, em contrapartida, repleto de oportunidades, principalmente devido ao aumento do estresse e dos sintomas de ansiedade típicos da sociedade moderna.

A média salarial pode variar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, de acordo com a especialidade escolhida e a região do país em que o profissional se encontra.

Por fim, é importante ressaltar que, para exercer a profissão, o psicólogo deve obter não apenas o diploma de conclusão da graduação, mas também o registro profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia.

E aí, gostou deste post e acredita que a carreira em Psicologia pode ser uma boa escolha para o seu futuro profissional? Ou quer saber mais informações sobre o curso? Então, entre em contato conosco e conheça os benefícios que uma formação de qualidade pode trazer para você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This