Gestão do tempo: descubra 6 apps ideais para melhorar sua produtividade

Se você já quis que o seu dia tivesse mais de 24 horas para dar conta de tudo o que precisa fazer, provavelmente está entre aquelas pessoas que têm dificuldade com a gestão do tempo.

Geralmente, essa dificuldade assume formas específicas — como procrastinação, falta de foco e capacidade de priorizar tarefas — e traz algumas consequências indesejáveis, como a queda da produtividade, prazos expirados, estresse e ansiedade.

É claro que todo mundo está sujeito a pequenos imprevistos, mas a falta de organização e as distrações desnecessárias são um desperdício enorme de tempo, o que é extremamente prejudicial para quem deseja equilibrar o tempo gasto com trabalho, estudos, descanso e lazer.

Felizmente, a tecnologia tem criado a cada dia mais e mais ferramentas que facilitam as nossas vidas. Por isso, neste post, resolvemos compartilhar com você estes 6 aplicativos que vão ajudá-lo a gerenciar seu tempo de maneira mais eficaz. Vem com a gente!

1. Evernote

O Evernote é um aplicativo de notas que serve para praticamente tudo. Nele, você pode escrever suas ideias e formatá-las com rich text, listas de verificação, listas rápidas de tarefas e lembretes para as anotações mais importantes de tudo o que você precisa fazer.

Arraste arquivos ou use a ferramenta de câmera integrada para digitalizar documentos e controlar tickets, recibos e formulários. Em seguida, organize tudo com notas e tags para criar um sistema de produtividade personalizado ou confie em sua ferramenta de pesquisa, que reconhece o texto dentro de imagens e digitalizações.

Quer salvar alguma coisa legal que você viu on-line? O Evernote Web Clipper permite que você junte artigos, receitas e referências às suas anotações. Você também pode usar as ferramentas de câmera dos aplicativos móveis do Evernote para extrair dados de cartões de visita e transformar notas de papel em notas digitais. Com todas essas funcionalidades em mãos, vai ser difícil errar na gestão do tempo!

O Evernote também está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

2. Google Keep

O Google Keep funciona mais ou menos como um post-it virtual. O aplicativo é ótimo para fazer listas de tarefas, criar memorandos de voz, gerar lembretes e categorizar suas anotações por nome, cor ou rótulo. É também ideal para quem precisa anotar algo rapidamente quando está em movimento — alô, alô, gestão do tempo.

O Google Keep também está disponível para Android e iOS.

3. Todoist

O Todoist é um dos aplicativos de gerenciamento de tarefas e gestão do tempo mais populares do mundo. Nos últimos anos, ele apareceu em centenas de listas e milhares de vezes nas mídias sociais como uma das melhores maneiras de organizar atividades.

Com ele, um usuário pode se lembrar das tarefas que precisa concluir, anotando-as rapidamente no aplicativo como se estivesse enviando mensagens a um amigo. O app interpreta a mensagem e define uma tarefa para você com base no idioma utilizado. Detalhe: dá até para usar uma hashtag para categorizar o lembrete.

Por exemplo, se você escrever “envie o rascunho final do trabalho de física amanhã às quatro da tarde #física”, o aplicativo irá definir um lembrete para você às 4 da tarde do dia seguinte em seu projeto “Física”. Ele também permite gerenciar com eficácia os trabalhos em grupo, atribuindo tarefas a pessoas diferentes.

Além disso, você pode integrar o app com mais de outros 60 aplicativos, incluindo Amazon, Alexa, Dropbox e Slack, tornando-o uma ótima opção para quem deseja conectar sua lista de tarefas pessoais à lista de tarefas do trabalho.

O Todoist também está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

4. RescueTime

Você passa muito tempo checando o seu telefone? Sabe quais são os aplicativos e sites que você mais visita? Ou quanto tempo você passa navegando em cada um deles?

O RescueTime é um dos melhores apps para a gestão do tempo, já que ele mostra exatamente como e quanto tempo você está gastando ao telefone. Para isso, ele inclui um banco de dados de programas para saber quais são produtivos (digamos, Word ou Google Docs) e quais são distrativos (incluindo redes sociais e sites de vídeo).

O app rastreia todos os aplicativos e sites que você visita, registra o tempo gasto em cada um deles e, em seguida, mostra um gráfico da sua produtividade diária e semanal, como um lembrete sutil para manter o foco durante o dia de trabalho. Dá também para definir metas e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

Os planos premium bloqueiam sites que causam distração, mandam notificações quando você gastou mais tempo do que deveria (de acordo com suas metas) em aplicativos improdutivos e fornecem relatórios bem detalhados sobre sua produtividade.

O RescueTime também está disponível para Android e iOS.

5. Trello

O Trello é um app de gerenciamento de tarefas altamente visual, o que o torna super intuitivo. Os usuários podem dividir grandes projetos em partes menores, organizando as etapas em cartões, distribuídos em diferentes colunas. Conforme as tarefas são concluídas, os cartões podem ser facilmente arrastados de uma coluna para a próxima.

Se você estiver desenvolvendo um trabalho em grupo, no qual cada um é responsável por uma parte diferente do projeto, usar o Trello é uma ótima maneira de garantir que todos estejam na mesma página e conscientes do progresso geral. O app possui também recursos que permitem aos usuários anexar documentos, vídeos e fotos.

O Trello também está disponível para Android e iOS.

6. Wunderlist

O Wunderlist é um ótimo aplicativo de gerenciamento de tarefas, profissionais e pessoais, para quem precisa melhorar a gestão do tempo. Use esse app de produtividade para criar tarefas, definir lembretes e colaborar com outras pessoas compartilhando listas, atividades, calendários, itinerários de viagem etc.

Com a extensão de navegador da Web, dá para incluir qualquer coisa da internet diretamente em suas listas. Você também pode transformar e-mails em tarefas com apenas um clique, encaminhando-os para o aplicativo.

O Wunderlist também está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Se você deseja aumentar sua produtividade para atingir metas de estudo e de trabalho, precisa entender onde é que você está desperdiçando suas horas. Uma gestão do tempo adequada envolve priorizar tarefas, eliminar distrações desnecessárias e, definitivamente, parar de procrastinar.

Esperamos que tenha gostado do post e que esses aplicativos ajudem você a otimizar e a aproveitar seu tempo ao máximo, para que melhore sua produtividade e encontre um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional.

E agora que você já sabe como a tecnologia facilita a vida, que tal seguir nossa página do Facebook e ficar sempre por dentro das nossas dicas?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This