Fazer gestão de redes sociais pode ser sua profissão. Descubra aqui!

Se você cresceu com o surgimento e a popularização da internet, sabe como muitos aspectos das nossas vidas foram facilitados. De fato, o que ocorreu foi uma revolução que impactou diversos setores, inclusive o mercado de trabalho. As possibilidades de carreira hoje são variadas, e uma delas é a gestão de redes sociais.

Embora possa parecer entretenimento, cuidar de uma ferramenta social é um trabalho muito sério e que requer conhecimento.

Você tem interesse de saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post a seguir e fique por dentro dessa tendência!

As oportunidades da Era Digital

Não dá para negar que o avanço da tecnologia mudou o mundo. Se antigamente as profissões eram basicamente divididas em três grandes áreas (Engenharia, Direito e Medicina), hoje é possível explorar funções bem diferentes.

A Era Digital fez com que a presença de equipamentos eletrônicos — especialmente os computadores — se tornasse imprescindível nos ambientes de trabalho. Esse é um tipo de recurso que não dá mais para ficar sem.

Consequentemente, a habilidade em lidar com tais dispositivos passou a ser um requisito muito relevante. Quem viveu essa transição teve que aprender muita coisa para não ficar desatualizado, mas aqueles que já nasceram tecnologicamente familiarizados saíram ganhando (lembre dos millennials e da geração Y).

As oportunidades se multiplicaram para todos com o surgimento de novos cargos e carreiras. Quem imaginava que existiria um programador para a web ou uma vaga para arquitetos da informação? O mesmo aconteceu com as redes sociais, já que o crescimento do acesso a elas gerou novas perspectivas.

A importância das redes sociais

Passado o grande “boom” da internet, as empresas começaram a perceber que ter uma forte presença digital era um tipo de investimento essencial para alcançar o sucesso. A percepção de que os consumidores estavam conectados era mais do que suficiente para apostar nessa estratégia.

Se antes a publicidade era segmentada em alguns meios de comunicação (como revistas, jornais e TV), a proeminência do ambiente virtual atraiu todas as atenções. Tanto que é difícil pensar em algum negócio que não tenha pelo menos um site ou um perfil em uma rede social.

Esse é o meio mais utilizado atualmente para falar com o público e se posicionar no mercado. Todo mundo está na rede, e ignorar esse fato é uma grande falha.

Contudo, não basta simplesmente marcar presença de qualquer forma. Cada vez mais é preciso se preocupar com uma comunicação efetiva e que consiga colocar a marca em uma posição diferenciada, que ajude a atrair os seus clientes.

Diante de tudo isso, fica claro que as redes sociais têm um papel de extrema importância não só pelo lado pessoal mas também profissional.

A gestão de redes sociais

A forma como essa gestão é feita deve ser sempre avaliada com cuidado. Não por acaso, existem formações específicas para capacitar pessoas interessadas em gerir essas redes.

No Brasil ainda não há uma faculdade de analista de mídias sociais, por exemplo, mas algumas instituições de ensino oferecem esse tipo de conhecimento na grade curricular de certos cursos — o que pode acontecer em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Relações Públicas, Comunicação Social, entre outros.

Portanto, ter essa competência no currículo é recomendável para quem deseja atuar na área. É claro que a experiência prática pode trazer um aprendizado significativo, sendo que essa é uma atitude indispensável para quem deseja ter uma boa desenvoltura.

Cada rede possui características próprias que devem ser aproveitadas quando for conveniente. Enquanto o LinkedIn tem um caráter mais sério e corporativo, a linguagem e o público do Instagram costuma ser mais informal.

Saber identificar essas peculiaridades é um bom começo, para depois começar a entender melhor o funcionamento de cada uma das ferramentas. Nesse sentido, a curiosidade é um traço que contribui bastante na preparação e qualidade do profissional.

O trabalho com as redes sociais

Se você já reconheceu o potencial da profissão mas ainda não sabe muito bem o que faz o gestor de redes sociais, é hora de esclarecer esse ponto.

Ainda que as tarefas possam variar de acordo com o local de trabalho de cada pessoa, ter um panorama sobre as atividades desempenhadas nessa carreira é uma boa ideia, não é mesmo?

Em resumo, o profissional é o responsável por acompanhar toda a atuação dos perfis do negócio que ele representa. Na prática, isso envolve ações como:

  • planejar campanhas;

  • fazer pesquisas de mercado;

  • entender os nichos de trabalho;

  • acompanhar a interação do público;

  • produzir ideias e conteúdos;

  • criar estratégias e divulgar posts;

  • lidar com a equipe de produção dos materiais (ou produzi-los);

  • atrair a atenção do consumidor para melhorar o engajamento.

Ou seja, esses são apenas alguns exemplos que representam as suas obrigações. É como se o gestor fosse o maestro das redes sociais da empresa (ou de várias delas). A diferença é que ele pode ser apenas o regente de uma equipe ou também pode colocar a mão na massa para entregar todos os resultados previstos.

E se você pensa que é fácil cumprir a missão de administrar redes com sucesso, saiba que não é bem assim. Trabalhar nesse segmento requer muito estudo e o desenvolvimento de várias habilidades distintas.

Só para citar dois tópicos, há muito o que entender a respeito de psicologia do consumidor e tendências de marketing para ter uma atuação efetiva. O profissional deve ser multifacetado e permanecer antenado para não se tornar ineficaz.

Assim é o mundo da tecnologia: tudo é muito dinâmico, e não estar disposto a acompanhar as mudanças é capaz de colocar toda a sua carreira em risco. É preciso ir além para ganhar destaque em meio à concorrência e potencializar os seus resultados.

Quem não gosta de seguir perfis criativos, diferenciados e interessantes? Ser um deles é um desafio maior do que se pode imaginar, mesmo que essa seja uma tarefa extremamente atrativa e instigante.

Enfim, pode-se dizer que a gestão de redes sociais é uma profissão do futuro que já está em plena atividade. Então, se você tem interesse na área, não deixe para depois e comece o quanto antes a investir na sua capacitação!

Gostou de saber mais sobre o tema? Para continuar recebendo outras dicas e novidades, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This