Faculdade de Pedagogia: conheça as 5 principais áreas de atuação

Para quem se interessa pelo campo da educação, a faculdade de Pedagogia é uma ótima escolha. Afinal, essa é uma área que se dedica ao estudo da educação e do processo de ensino-aprendizagem como um todo.

Nesse sentido, o curso não se limita a formar professores, mas prepara profissionais que podem atuar tanto dentro quanto fora da sala de aula. Desse jeito, o pedagogo encontra um leque amplo de oportunidades no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre a faculdade de Pedagogia? Este post traz informações imperdíveis sobre o curso, incluindo uma lista com as principais áreas de atuação do profissional. Confira!

Como funciona o curso de Pedagogia?

No Ensino Superior, existem duas modalidades principais de graduação: a licenciatura, que é voltada para a formação de professores, e o bacharelado, que é direcionado a outras áreas do mercado de trabalho. Assim, a faculdade de Pedagogia é uma licenciatura, embora também permita que o profissional encontre outras possibilidades que transcendem a sala de aula.

O curso tem duração de 4 anos e estuda as metodologias para ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais e Naturais, História e Geografia na alfabetização e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, a grade curricular ainda inclui disciplinas como:

  • Didática;

  • Educação Inclusiva;

  • Gestão Escolar;

  • História da Educação;

  • Leitura e Produção Textual;

  • Letramento e Alfabetização;

  • Literatura Infantil;

  • O Pedagogo e a Função Social da Escola;

  • Organização da Ação Pedagógica na Educação Infantil;

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Como é o perfil de quem faz a faculdade de Pedagogia?

Para atuar na área da educação, principalmente com o público infantil, algumas características pessoais são necessárias. A seguir, conheça um pouco do perfil de um pedagogo.

Habilidade para ensinar

Assim como todo professor, seja ele de qualquer nível da educação ou campo do conhecimento, o pedagogo precisa saber ensinar. Essa necessidade talvez seja ainda mais forte na Pedagogia, pois o profissional lida com alunos muito jovens, ainda em desenvolvimento, de modo que tem um papel fundamental na formação deles.

No entanto, isso não significa que só pode ser professor quem nasce com uma espécie de dom para ensinar. Um dos focos da licenciatura é justamente desenvolver essa habilidade por meio do estudo dos métodos de ensino — a Didática, por exemplo, é uma disciplina que contribui bastante para isso.

Facilidade para se comunicar

Independentemente de estar à frente de uma sala de aula ou atuando em outros setores da escola, o pedagogo deve ser alguém que se comunica com facilidade. Além de ministrar aulas, esse profissional tem a função de guiar os alunos em sua jornada escolar, o que evidencia a importância de uma comunicação empática, isto é, que compreende o outro e suas demandas.

Desejo de melhorar a sociedade

A consciência de que a educação é uma ferramenta de transformação social é o que atrai muitas pessoas para essa área. Assim, o pedagogo precisa reconhecer o poder da educação e querer fazer parte da formação de cidadãos conscientes do mundo em que vivem. Por isso, é preciso ter uma vontade real de contribuir para uma sociedade cada vez melhor.

Quais são as principais áreas de atuação de um pedagogo?

Os profissionais formados na faculdade de Pedagogia têm a opção de trabalhar não só em escolas, mas em qualquer lugar que desenvolva ações relacionadas à educação. Para que você entenda como isso funciona, destacamos algumas áreas de atuação do pedagogo.

1. Ensino Infantil e Fundamental

A atuação mais conhecida do pedagogo é, sem sombra de dúvida, na sala de aula. Vale ressaltar, porém, que o professor formado em Pedagogia é habilitado a lecionar exclusivamente no Ensino Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, quando cada turma tem um único professor que ministra várias disciplinas.

Logo, o profissional trabalha com crianças de até 10 anos de idade (em média) e com jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. Nesse caso, a metodologia de ensino é adaptada para atender às necessidades desse público diferenciado.

2. Gestão Escolar

Nessa área, o profissional pode ocupar diversos postos dentro de uma escola. Um deles é a coordenação pedagógica, no qual busca melhorar cada vez mais os processos de ensino-aprendizagem e os métodos de avaliação dos alunos. Na orientação educacional, por sua vez, o pedagogo presta apoio aos alunos para que se desenvolvam intelectual e socialmente.

Outra possibilidade é a supervisão educacional, voltada para o acompanhamento dos professores e a busca da melhora na qualidade da educação oferecida pela escola. Para quem almeja um cargo de liderança, o pedagogo também pode ocupar o posto de diretor da escola.

3. Pedagogia Social

Fora do ambiente escolar tradicional, a Pedagogia Social é uma área que se preocupa com as práticas de ensino-aprendizagem que visam a inclusão social. Assim, o profissional atua em prol da educação de crianças carentes, pessoas portadoras de deficiência, quilombolas, moradores da zona rural, população carcerária, entre outros grupos marginalizados.

4. Pedagogia Hospitalar

O pedagogo também é necessário no ambiente hospitalar. Nesse local, sua atuação é focada no desenvolvimento de crianças e adolescentes que se encontram impossibilitados de frequentar a escola por não estarem em boas condições de saúde. Desse jeito, o profissional leva a educação até estudantes que estão passando por uma longa internação devido a acidentes ou tratamentos prolongados, por exemplo.

5. Desenvolvimento de materiais de ensino

Em editoras, os pedagogos também são requisitados para trabalhar no desenvolvimento de materiais didáticos. Nesse sentido, o profissional tem a importante função de colaborar com a construção de uma gama de materiais educativos que não só levem os conteúdos curriculares até os alunos, mas que despertem o interesse deles pelas aulas.

Diante dessas informações, é possível notar como a faculdade de Pedagogia abre portas no mercado de trabalho. Essa é uma formação que, ao mesmo tempo, consegue proporcionar realização profissional e pessoal. Junto a todas as possibilidades de atuação, vem a certeza de que o trabalho pedagógico impacta positivamente a vida de tantas pessoas, especialmente crianças e adolescentes.

Você já conhece a faculdade de Pedagogia da UniNorte? Acesse agora mesmo a página do curso e confira mais detalhes sobre essa graduação que pode transformar o seu futuro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This