Faculdade de Nutrição: como é o curso da UniNorte?

Que o profissional da Nutrição se dedica a recuperar e a manter a saúde alimentar de seus pacientes você já deve estar cansado de saber, certo? Que as oportunidades de carreira para profissionais qualificados são amplas, podendo atuar em hospitais, clínicas, restaurantes e até na indústria, você também já deve ter ouvido falar. Mas então o que há de novo para aprender sobre a área?

No post de hoje, vamos nos concentrar na faculdade de Nutrição da UniNorte. Aqui, você verá quais são os maiores diferenciais do curso e do corpo docente responsável por ministrar as disciplinas, que atividades extracurriculares e práticas são disponíveis e até o que dizem os alunos sobre o curso. Separe alguns minutinhos para conhecer seu futuro!

Como realmente é a faculdade de Nutrição?

A faculdade de Nutrição da UniNorte é do tipo bacharelado, com duração de 4 anos, sendo oferecida nos turnos matutino e noturno. A grade curricular é multidisciplinar, englobando conceitos de diversas áreas da saúde necessários para a formação de um profissional capacitado e engajado — como Anatomia, Fisiologia, Psicologia e Bioquímica.

E já pode ir se acostumando com a ideia, porque o nutricionista usa muitos conhecimentos de outros campos em seu dia a dia, viu? Se você consultar a grade curricular do curso, verá que essa multidisciplinaridade fica clara em disciplinas como Programa de Integração Saúde Comunidade, Estrutura e Função Humana, Ética e Profissionalismo, Bioquímica dos Alimentos, Bromatologia e Controle Higiênico e Sanitário dos Alimentos.

O curso também oferece uma base forte de atividades extracurriculares e aulas práticas nos laboratórios, que são bem equipados e contam com uma equipe de apoio. Isso sem falar na possibilidade de extensão em atendimentos e monitoria na Clínica de Atendimento Nutricional da própria universidade.

O que dizem os alunos da UniNorte?

Um dos principais feedbacks recebidos de alunos e ex-alunos diz respeito ao empenho da universidade em garantir sua empregabilidade e constante atualização na área.

Em parte, isso se dá graças ao time de professores, mas também por conta da instituição fazer parte da Laureate, que disponibiliza um centro para estágios e incubadoras para estudantes que querem desenvolver projetos próprios. Além disso, por ser uma rede internacional de universidades, a Laureate também promove programas de intercâmbio.

Outro ponto bastante destacado está relacionado ao fato de a UniNorte se diferenciar por proporcionar experiências relevantes para a futura prática profissional de seus alunos, antecipando os desafios do mercado de trabalho e prezando por uma formação mais completa. Os estágios supervisionados obrigatórios ao final do curso devem ser feitos em empresas conveniadas, o que facilita a imersão dos formandos na rotina da profissão.

Qual é o diferencial dos professores?

Em relação aos professores, é fundamental destacar que, apesar de apresentarem currículos tipicamente acadêmicos, com titulações como mestres, doutores e especialistas, eles são profissionais atuantes na área da saúde. Não abordam, assim, apenas a teoria da Nutrição, mas também como ela se concretiza no cotidiano do nutricionista, seja em hospitais, restaurantes, indústrias ou clínicas.

No fim das contas, todos estão engajados em prol da construção de uma aprendizagem ativa por parte do aluno. A ênfase na prática vem justamente daí!

Existe alguma garantia de qualidade do curso?

A garantia da qualidade da faculdade de Nutrição da UniNorte se dá pela constante atualização de alunos e professores. Trata-se de um campo do conhecimento humano fortemente influenciado pelas descobertas de áreas como Psicologia e Neurologia, bem como pelos avanços da tecnologia na área médica em geral. A reciclagem de conhecimentos é, assim, fundamental.

A participação massiva dos alunos em eventos e a possibilidade de realização de cursos complementares (como de Gastronomia) também foram maneiras que a UniNorte encontrou para fomentar habilidades e competências necessárias aos profissionais da Nutrição.

Todo esse engajamento com atividades extracurriculares e também com as últimas novidades científicas do campo são ótimos indicativos da qualidade do curso. Além, claro, da ênfase na atuação prática dos estudantes desde os primeiros ciclos do curso.

Quais são os caminhos da especialização na área?

Sabia que são inúmeras as possibilidades de atuação profissional no campo da Nutrição? Se você sentir que o curso de graduação foi completo o suficiente e desejar atuar como profissional generalista, ótimo. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais receptivo a nutricionistas em geral. Contudo, se quiser ir mais a fundo, estudando sobre um tema específico dentro da Nutrição, é só seguir em frente com uma especialização!

Para você ter uma ideia e já ir pensando nas possibilidades, conheça agora as especializações mais comuns em Nutrição:

  • Nutrição esportiva;
  • Nutrição infantil;
  • Fitoterapia nutricional;
  • Nutrição hospitalar.

Vale dizer que os profissionais que se especializam tendem a conseguir melhores cargos e salários.

Como se preparar para a graduação?

Um dos principais aspectos de preparação para o ingresso na faculdade de Nutrição (ou em qualquer outra) é ler sobre o assunto — como você está fazendo agora. Também indicamos buscar diferentes pontos de vista de profissionais já formados e atuantes, pois suas experiências podem funcionar como motivação para você seguir em frente ou pensar melhor sobre seu futuro.

Sabemos também que um bom planejamento financeiro é uma preocupação comum entre os estudantes. Pensando nisso, a UniNorte traz para seus alunos de Nutrição algumas oportunidades de bolsas e financiamentos. Confira!

ProUni

O ProUni é um programa do governo para candidatos à graduação vindos de escolas públicas ou privadas, desde que tenham estudado com bolsa integral. Os candidatos são contemplados com bolsas integrais ou parciais, considerando para isso seu desempenho no ENEM.

FIES

O FIES, também encabeçado pelo governo federal, é um programa destinado ao financiamento estudantil durante a graduação.

PraValer

Similar ao FIES, o PraValer é um sistema de crédito estudantil privado que traz muitas facilidades de pagamento para os alunos. O objetivo é manter o aluno matriculado e estudando até a formatura!

Bolsa Universidade

Já o Bolsa Universidade é uma iniciativa da prefeitura de Manaus para a concessão de bolsas também aos estudantes da graduação.

Com tantas opções de acesso, não tem como ficar de fora, não concorda?

Agora queremos ouvir de você: o que achou das ideias e dos diferenciais da nossa faculdade de Nutrição? Acha que o curso reflete seus valores e suas expectativas? Então que tal entrar em contato conosco?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This