Estudar de noite: como se dar bem em um curso noturno?

Além das dúvidas sobre curso superior, instituição de ensino e outras questões que tiram o sono dos vestibulandos, também é importante pensar sobre o melhor horário para estudar. Estudar de noite ou de dia? Qual opção é mais vantajosa?

Na verdade, isso depende da rotina e da disponibilidade de cada um. Quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo, por exemplo, vai se beneficiar bem mais com um curso noturno. Mas essa não é a única vantagem de quem estuda de noite. Acompanhe nosso post até o final, saiba mais sobre esse assunto e veja 4 dicas essenciais para ter um bom aproveitamento acadêmico!

Existe diferença entre os cursos diurnos e noturnos?

A grade curricular não difere entre os cursos matutinos, vespertinos e noturnos. Portanto, o aluno não deve se preocupar com a possibilidade de absorver menos conteúdo, caso decida estudar de noite.

O que pode gerar confusão é pensar que os cursos diurnos, em geral, são realizados em período integral. Ocorre que algumas opções, especialmente em universidades públicas, seguem uma rotina de estudos um pouco mais extensa, podendo distribuir as aulas em diferentes turnos.

Então, caso você esteja com dúvidas sobre estudar de noite ou de manhã, é bom saber que o conteúdo programático é o mesmo em ambos os horários. Da mesma forma, seja qual for o período escolhido, a bateria de provas, trabalhos e estágios supervisionados também é semelhante. O que muda, na verdade, é a forma como o estudante gerencia o seu tempo.

Nesse sentido, as diferenças entre os turnos de aula dependem mais de uma análise particular. Por exemplo, há quem tenha mais facilidade para se concentrar e raciocinar nas primeiras horas do dia, enquanto o cérebro está descansado. Por outro lado, existem aqueles que levam um bom tempo até pegar o ritmo e, por isso, têm mais facilidade para estudar na parte da tarde ou da noite.

Há ainda várias outras questões envolvidas na preferência entre um curso noturno ou diurno. Um dos principais fatores que levam o aluno a estudar de noite, por exemplo, é a facilidade para conciliar os estudos com um trabalho integral.

Por que estudar de noite é uma boa opção?

Se uma faculdade noturna se encaixa melhor na sua rotina, mas você ainda não está seguro de que essa seja a melhor opção em termos de aproveitamento acadêmico, veja algumas vantagens de quem decide estudar de noite!

Flexibilidade de horário

Seja para conciliar estudos e trabalho, seja para ter mais tempo livre para se dedicar a outras atividades, estudar de noite é uma opção viável para quem precisa de flexibilidade de horário. 

Como dissemos, essa é uma alternativa buscada por quem já tem vida profissional ativa ou por quem pretende encontrar um emprego em horário integral. Além disso, mesmo que você decida se dedicar exclusivamente à faculdade, o fato de estudar de noite permite que o estudante tenha mais tempo livre para focar em outras experiências acadêmicas, como: 

  • estágios;

  • cursos de extensão;

  • voluntariado;

  • grupos de estudo;

  • programas de monitoria;

  • iniciação científica.

Disposição 

Acordar cedo não é fácil para todos. Ainda quando se trata de levantar para ir trabalhar, fazemos um esforço maior, porque sabemos das consequências negativas da falta de responsabilidade no emprego. Já no caso dos estudos, encontramos algumas brechas para justificar a preguiça: “ah, hoje não tem nenhuma matéria importante” ou “depois eu pego o conteúdo com os colegas”.

A vantagem é que, no período noturno, já estamos mais dispostos e no ritmo das atividades do dia. Assim, fica mais fácil sair e encarar as aulas. Claro que estudar de noite também tem seus desafios e, da mesma forma, é preciso ter muito comprometimento para vencer a vontade de ficar em casa ou até de assumir compromissos aleatórios.

Networking 

A rede de contatos também pode ser mais favorável para quem estuda de noite, porque boa parte dos estudantes do período noturno já faz parte do mercado de trabalho, alguns até já estão inseridos na área da futura profissão. 

O fato de participar de atividades complementares, como citamos acima, também amplia as possibilidades de networking. E você já deve saber o quanto uma rede de contatos profissionais pode facilitar o seu desenvolvimento de carreira, não é mesmo?

Como ter um bom aproveitamento nos cursos noturnos?

Seja no curso noturno, seja no horário diurno, é preciso levar a faculdade a sério e criar uma rotina que priorize os estudos. Afinal, a graduação é coisa de gente grande, tem uma carga intensa de conteúdos e atividades e exige uma alta dose de responsabilidade. Então, para estudar de noite e garantir um bom desempenho acadêmico, aproveite as dicas que preparamos a seguir!

Organize sua rotina

Fazer uma boa gestão de tempo não significa assumir menos compromissos para ter mais tempo livre, e sim saber organizar sua rotina para deixá-la produtiva. Mesmo sem perceber, costumamos perder algumas horas por dia com tarefas desnecessárias, em vez de manter o foco no que realmente importa.

Aproveite o tempo ocioso 

Acabamos de destacar a importância de organizar suas tarefas diárias e saber priorizar os compromissos mais importantes. Quem estuda de noite, mas não trabalha durante o dia, por exemplo, tem bastante tempo livre. Nesse caso, a melhor forma de aproveitar as horas vagas é com compromissos que acrescentem mais conhecimentos ao universitário, como as atividades extracurriculares

Defina metas 

Trabalhar com metas diárias é um recurso válido para otimizar a produtividade. Sabe por quê? Porque nós somos movidos por objetivos, ou seja, estamos sempre em busca de algo. Nesse sentido, a sensação de dever cumprido no fim do dia é uma forte motivação para manter a disciplina.

Respeite o seu tempo de descanso 

Assim como não é aconselhável deixar para depois as tarefas que você pode fazer hoje, também não vale a pena adiar o seu período de descanso. O ideal é não trocar suas horas de sono por madrugadas em claro, além de evitar estímulos como celular ou televisão. Você pode até discordar, mas o seu corpo sente o efeito no dia seguinte, sobretudo as funções cognitivas, como atenção e memória.

Como você viu, estudar de noite tem suas vantagens, em especial o tempo livre ao longo do dia. Essa é uma ótima opção para o estudante que pretende iniciar a vida profissional mais cedo e conciliar faculdade e trabalho. Também é uma alternativa favorável para quem tem a intenção de potencializar seu aprendizado com práticas extraclasse. Mas não se esqueça de que o bom aproveitamento depende do seu compromisso com os estudos.

Gostou deste post? Então, você também gostará de saber como é possível conciliar trabalho e estudos. Leia mais sobre o assunto e aproveite nossas dicas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This