Entenda mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda é um dos mais procurados por quem deseja entrar no Ensino Superior. No entanto, nem sempre os candidatos sabem exatamente o que encontrarão na graduação e na carreira. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho de um publicitário pode ir muito além da criação de campanhas.

Neste post, mostraremos o que é possível esperar do curso e como é a sua grade curricular. Além disso, falaremos sobre o que faz um profissional do ramo e quais características pessoais abrem portas para o sucesso.

E então, quer descobrir mais sobre o curso e a carreira em Publicidade e Propaganda? Continue a leitura!

Como o curso funciona e qual é a sua duração?

O bacharelado tem duração de quatro anos. Algumas instituições oferecem a opção de tecnólogos, possibilitando a formação em apenas dois anos. Normalmente, é necessário que o aluno faça um estágio (ou outros tipos de atividades complementares) e entregue um trabalho de conclusão de curso para concluir a graduação.

O nome do curso varia de uma faculdade para outra, podendo ser chamado de “Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda”, “Marketing e Publicidade“, “Propaganda e Marketing” etc.

A grade curricular da graduação é direcionada à formação do profissional que atuará nos diversos tipos de emprego que utilizam a publicidade como um dispositivo de desenvolvimento de organizações e da sociedade.

Dessa maneira, o aluno é preparado para a elaboração de estratégias de comunicação por meio do aperfeiçoamento de diversas competências, como o planejamento, execução e administração de campanhas publicitárias que envolvem diferentes públicos, veículos e clientes.

A formação visa comunicar produtos, projetos e ideias, buscar o fortalecimento de uma empresa ou marca e estudar estratégias de propaganda, promoções de marca, cultura comportamental, moda, esporte, varejo, cultura digital, inovação e empreendedorismo.

Que matérias são estudadas durante o curso de Publicidade e Propaganda?

Pode-se dizer que o curso é dividido em quatro grandes áreas: as disciplinas laboratoriais, as relacionadas à criatividade, os assuntos voltados ao estudo da sociedade e os que envolvem a área da Administração.

Algumas das matérias do primeiro grupo, que fornecem técnicas de criação e produção, são:

  • Redação publicitária;

  • Fotografia;

  • Laboratório de rádio, TV e cinema;

  • Estratégia transmídia (experiência criada através de diferentes formatos e plataformas, como internet, filme, televisão, livros e quadrinhos).

Os assuntos enquadrados na categoria de criatividade são, principalmente:

  • Redação;

  • Fotografia e direção de arte.

Já as matérias que estudam o comportamento da sociedade são:

  • Comunicação Política;

  • Pesquisa de Mercado;

  • Psicologia da Comunicação.

E, por fim, as matérias voltadas à área da Administração são:

  • Gestão Estratégica de Marketing;

  • Legislação e Ética Publicitária.

Quais são as possibilidades de atuação no mercado?

O profissional formado em Publicidade e Propaganda pode atuar tanto no departamento de marketing de empresas — ocupando cargos como analista, coordenador, gerente ou diretor — quanto em agências de publicidade. Dessa maneira, o publicitário pode trabalhar nas áreas de:

Atendimento

O cargo serve como um elo entre o cliente e a agência de publicidade, levantando os dados que orientarão as campanhas de divulgação da marca ou do produto.

Criação

Na área da criação, o profissional produz campanhas publicitárias baseando-se na análise de pesquisas sobre um produto e o mercado consumidor.

Gerência de produto

Aqui, a função do profissional é administrar as ações de promoção de vendas e da publicidade de um produto.

Marketing

A área envolve planejar e desenvolver um determinado serviço ou produto, estabelecendo todas as estratégias de preço, distribuição e venda — que vão desde a campanha até a aproximação da marca com o consumidor.

Mídia

O profissional tem como objetivo escolher os veículos de comunicação mais adequados para a propagação de uma campanha. Ele também negocia a compra de espaço para anúncios em TVs, outdoors, revistas e internet.

Pesquisa

O setor busca obter dados sobre o perfil, necessidades e hábitos do consumidor, bem como avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre um determinado público.

Produção

Na parte de produção, o publicitário pode fazer comerciais, criar jingles e escrever anúncios em TVs, rádios, revistas, outdoors e websites.

Como está o mercado de trabalho?

Muitas empresas têm sua sede em cidades grandes, logo, conseguir emprego nas capitais é relativamente mais fácil. Por outro lado, companhias menores, que estão iniciando no mercado, também precisam de publicidade para alavancar e deixar sua marca conhecida.

De qualquer maneira, tanto as empresas grandes quanto as pequenas, necessitam dessa área para lançar seus projetos e manter uma boa imagem. Além disso, até mesmo as instituições governamentais contam com publicidade para mostrar o que os setores do governo fazem para melhorar a qualidade de vida da população.

Sendo assim, o mercado de publicidade oferece sempre boas oportunidades aos profissionais, seja dentro de uma empresa, seja no mundo online — nas áreas de marketing digital, mídias sociais e comércio eletrônico.

Qual é o perfil ideal para um futuro publicitário?

Criatividade

Sem dúvidas, a criatividade, ou seja, a capacidade de pensar em soluções inovadoras e até mesmo inéditas para um problema, é importante para esses profissionais, uma vez que seu trabalho consiste em atrair e convencer o público a agir de determinada forma.

Mas, caso você não se sinta tão criativo, não pense que é preciso desistir. Essa é apenas uma das muitas características que constituem o perfil do publicitário e, como todas as outras, pode ser desenvolvida com o tempo.

Curiosidade

As técnicas e abordagens para alcançar o público de forma eficaz evoluem o tempo todo, logo, ser curioso é crucial ao publicitário. Somente as pessoas mais curiosas conseguem acompanhar esse progresso e entender os padrões que envolvem a criação de tendências.

Bom relacionamento interpessoal

Você já deve saber que ninguém cria nada sozinho, não é mesmo? Essa máxima é especialmente válida quando se trata de campanhas publicitárias. São muitos os departamentos envolvidos no desenvolvimento de cada peça e, para alcançar o sucesso, é preciso haver uma comunicação constante entre todos.

Sendo assim, os profissionais que não gostam de interagir, entrar em discussões abertas sobre os temas relevantes às campanhas e, ocasionalmente, ouvir e aceitar críticas construtivas, precisam pensar duas vezes antes de entrar no curso.

Agilidade

Nesse mercado, não há espaço para quem não trabalha com agilidade. Por quê? Os prazos costumam ser apertados, as metas são sempre ambiciosas, e a soma desses dois fatores faz com que a cobrança por resultados seja grande.

Quem não tem essa característica se perde em um cenário como esse e torna insustentável uma carreira de longo prazo.

Pensamento analítico

O pensamento analítico caminha lado a lado com todas as outras qualidades citadas. Tudo no marketing deve ser medido para que os resultados andem de acordo com as metas estabelecidas.

Tal acompanhamento acontece por meio de ferramentas de análise e toda empresa precisa de pessoas qualificadas para usá-las e interpretar os dados coletados.

Podemos concluir que o curso de Publicidade e Propaganda é bastante dinâmico, englobando desde o Marketing até a Psicologia. Vimos que a criatividade e o bom relacionamento interpessoal facilitam o sucesso na carreira de publicitário, mas não são determinantes. Assim como qualquer outra habilidade, essas características podem ser praticadas e adquiridas ao longo do curso.

E você, deseja estudar e atuar nesse segmento? Independentemente da sua decisão, assine a nossa newsletter para ter acesso a novos conteúdos. Ao cadastrar seu e-mail, você receberá artigos em primeira mão para ajudar na sua faculdade e carreira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This