Entenda como fazer uma redação e se sair melhor no vestibular

Você se prepara o ano todo para o vestibular ou Enem, mas quando chega a hora da redação não sabe organizar as ideias. Muitos estudantes têm dificuldade para entregar um texto de qualidade e, dessa maneira, perdem pontos importantes na prova.

Mas como fazer uma redação? Como entender o que está sendo pedido no tema? Como ter bons argumentos e estruturar o texto da forma correta?

Se você também tem essas dúvidas, precisa conferir o nosso post! Acompanhe dicas certeiras para você se preparar bem para essa prova e conseguir a tão sonhada vaga na faculdade!

Leia bastante

Se você quer saber como fazer uma redação, a primeira dica é ler bastante. Isso mesmo! É fundamental que o aluno tenha o hábito da leitura para aprender a escrever bem.

Acompanhar outros textos ajuda a ficar craque na interpretação e na ortografia. Você também se acostuma com o uso correto das vírgulas, dos termos conectivos e demais regras da gramática para escrever uma boa redação.

Vale ler livros, artigos e notícias de sites e revistas. Ter esse costume vai ajudar ainda no entendimento das outras questões do exame.

Então, na sua preparação para o vestibular, reserve um período para a leitura. Pode ser meia hora por dia. Em pouco tempo você vai ver que escrever não é tão complicado quanto parece e, com isso, vai arrasar na redação.

Mantenha-se atualizado

Além da leitura, o aluno que quer escrever uma redação campeã precisa se manter atualizado. O Enem e vestibulares pedem um texto dissertativo-argumentativo a respeito de um tema. Exigem, portanto, uma visão crítica sobre algum acontecimento recente ou assunto que está em discussão na sociedade.

E você só vai saber argumentar se estiver a par dos fatos, certo? Ninguém precisa assinar jornais e revistas para se manter atualizado, basta acompanhar portais de notícias. Mas, atenção: escolha sites de credibilidade, pois tem muitas fake news circulando por aí.

Fique atento aos principais acontecimentos e reflita sobre os temas, considerando sempre os dois lados da história. Assim, você chega afiado para fazer um bom texto no vestibular.

Treine a escrita

Por que surge aquela insegurança na hora de escrever a redação? Você se prepara o ano todo, sabe como deve montar o texto, mas trava justamente quando precisa mostrar o seu melhor.

Isso ocorre porque muitos alunos simplesmente não treinam. Escrever bem é como um esporte, exige que você se dedique com muito treino. Assim, é importante fazer muitas redações para se acostumar com esse formato de texto.

Para isso, pesquise os temas pedidos em provas dos anos anteriores e coloque as ideias no papel. Você pode também se arriscar a escrever sobre os assuntos do momento. Quem sabe um desses temas não será justamente o pedido no seu vestibular?

Quanto mais você pratica, mais simples fica escrever uma boa redação. Então, inclua esse treino no seu plano de estudos. Você pode, por exemplo, escrever um texto por semana.

Anote as ideias principais

Tem muito estudante que chega na hora da prova, lê o tema da redação e acha que já deve produzir o texto final. Muita calma nessa hora! Depois de ler o que está sendo pedido, é preciso refletir sobre o tema e anotar as ideias principais.

Escreva tudo o que vier à mente sobre o assunto. Assim, fica fácil você pensar nos argumentos que vai utilizar para defender uma ideia e você fica mais tranquilo para fazer o rascunho.

Os vestibulares não esperam que você tenha uma ideia inovadora sobre determinado assunto. Exigem apenas que você saiba como defender seu ponto de vista com argumentos coerentes e sem erros de português.

Organize o texto

Se você quer entender como fazer uma redação de qualidade, saiba que a palavra de ordem é organização. Desse modo, depois que você souber os argumentos que vai utilizar, chega a hora de estruturar seu texto dissertativo-argumentativo.

O texto deve ter um formato lógico e ser dividido em:

  • introdução — é o parágrafo inicial, momento para você apresentar suas ideias;

  • desenvolvimento — são 3 ou 4 parágrafos em que você explica e defende seus argumentos;

  • conclusão — é o último parágrafo, em que você faz o fechamento da sua ideia.

Seguindo essa sequência simples, você fica mais seguro na hora de escrever a redação e consegue expor com clareza seus argumentos.

Escreva de forma concisa e coerente

Agora você já sabe como estruturar o texto, certo? Mas isso não é tudo! A dica de como fazer uma redação que seja bem avaliada é não ficar enrolando. Seja objetivo e vá direto ao ponto porque você não tem tanto espaço assim para escrever.

Seja conciso e coerente: não faça parágrafos muito longos para não se perder e explore bem as conexões entre frases e ideias, por meio de uma sequência lógica entre elas.

O texto não pode ser um emaranhado de frases soltas. Por isso, abuse de termos como “entretanto”, “assim”, “dessa maneira”, “mas”, entre outros, para fazer a ligação entre as frases.

Veja também se o seu texto tem sentido, ou seja, se você transmite sua mensagem de forma clara. Para isso, evite ser redundante, ambíguo ou contraditório.

Faça o rascunho

Ficou atento às nossas dicas? Mas antes de você sair escrevendo na folha oficial da redação, vale a pena fazer um rascunho. Você escreve o texto e faz uma boa revisão para saber se não há erros, como os de vírgula ou ortografia, que podem tirar pontos da prova.

No rascunho, é possível analisar também se você seguiu a estruturação correta e se as ideias estão conectadas. Com tudo no lugar, chega o momento de pegar a caneta, caprichar a letra e passar a redação definitiva para o campo indicado.

Viu só como fazer uma redação é simples? Ninguém precisa perder as noites de sono com medo dessa parte do vestibular. Com muita leitura, treino e calma você pode escrever um texto de qualidade.

Se você gostou deste post, vai curtir outros conteúdos que publicamos em nossas redes sociais. Acompanhe dicas para se dar bem no vestibular e sobre carreira, seguindo as nossas páginas do Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This