Ensino híbrido: saiba como funciona e se vale a pena investir

A tecnologia já se tornou parte fundamental da vida das pessoas. As mudanças e transformações proporcionadas por essas inovações influenciam comportamentos e relações interpessoais, atingindo todas as esferas da sociedade. Pois o cenário não seria diferente na área da educação!

Sabia que as vantagens do avanço tecnológico vêm sendo usadas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem? Segundo a pesquisa Global Innovation Barometer, realizada pela Intel, de 12 mil entrevistados, 81% acreditam que o uso da tecnologia nas escolas é inevitável, enquanto 77% acham que instituições e professores devem se apoiar na tecnologia para melhorar o processo educacional.

Diante disso, as universidades têm adaptado suas modalidades de ensino para torná-las mais inteligentes, modernas e adequadas às necessidades dos alunos. Aí entra o ensino híbrido (blended learning), modelo que une tecnologia e aprendizado. Esse é um exemplo de como os cursos de graduação vêm usando as inovações digitais para oferecer oportunidades mais práticas e acessíveis.

Neste post, falaremos mais sobre esse conceito e mostraremos as principais vantagens que ele pode trazer para seus estudos. Vamos lá?

O que é o ensino híbrido?

Também conhecido como flex ou semipresencial, o modelo híbrido consiste na combinação de 2 modos de ensino: aulas presenciais em sala, com intermédio de um professor, e conteúdos on-line. A modalidade tem foco na personalização do processo de ensino e aprendizagem, respeitando o ritmo de cada aluno e sua maneira de aprender.

Apontado como uma das maiores tendências em educação do século XXI, o ensino híbrido surgiu como uma inovação, mesclando as vantagens da educação on-line com os benefícios da sala de aula convencional.

Como esse conceito surgiu?

A definição de ensino híbrido foi feita pelo Instituto Christensen, que apresentou as propostas para o uso da tecnologia na cultura escolar e inseriu tais proposições na sala de aula regular, de forma a aproveitar o melhor de ambos os mundos.

A intenção era criar um ambiente de aprendizagem onde os alunos pudessem usar as vantagens proporcionadas pela tecnologia para compreender melhor o sentido do que lhes era apresentado. Assim, os estudantes teriam um aprendizado mais adequado a suas necessidades, sendo estimulados a trabalhar em grupo, com pensamento crítico.

Por que escolher a modalidade?

São muitas as pessoas que enxergam na graduação uma oportunidade para alavancar suas carreiras. No entanto, devido à rotina puxada de trabalho, precisam lidar com muitas dificuldades para comparecer às aulas diariamente. Quando o aluno tem tempo limitado, mas não abre mão do contato pessoal com colegas e professores, os cursos semipresenciais se tornam excelentes opções!

É possível, por exemplo, estar presente em sala de aula algumas vezes na semana e estudar em casa nos demais dias. Estando on-line, é mais fácil ter controle sobre o tempo, o ritmo e o local dos estudos, o que favorece a autonomia para gerenciar e medir o próprio aprendizado.

No ambiente virtual, é possível acessar leituras, explicações, mapas conceituais, avaliações e outros conteúdos relevantes. Já a parte presencial garante a interação com outros alunos e professores, o que favorece uma troca enriquecedora de conhecimento, possibilitando a realização de discussões, trabalhos em grupo, dinâmicas, entre outras atividades.

O ensino híbrido é uma tendência?

O ensino híbrido é considerado por especialistas como uma forma de transformar a educação. A tendência é que essa modalidade ganhe cada vez mais espaço entre as instituições acadêmicas, com cursos presenciais passando a ofertar mais experiências fora de sala de aula e cursos a distância tendendo a valorizar os momentos presenciais.

Dados levantados em 2010 pelo Departamento de Educação dos EUA mostram que alunos expostos a uma metodologia de ensino tradicional combinada à metodologia digital apresentaram melhores taxas de sucesso escolar em relação aos alunos em contato com apenas um dos métodos. Professores que ofereceram essa experiência híbrida afirmam que os resultados vêm em forma de maior interesse e engajamento dos estudantes, melhor rendimento da aprendizagem e menor índice de reprovação.

Vale a pena investir no modelo?

Como vimos, a flexibilidade de horários e a adaptação ao cotidiano do aluno se destacam entre as inúmeras vantagens do curso híbrido, cujos certificados são reconhecidos pelo mercado e têm peso importante em qualquer currículo. Excelente, não é mesmo? E o melhor é que os benefícios não param por aí!

O ensino híbrido reúne as melhores características de ambas as modalidades (on-line e presencial), ainda apresentando outras vantagens, como:

  • facilitação do acesso ao conhecimento, pois o aluno pode consultar os conteúdos de onde quer que esteja;
  • incentivo ao engajamento dos estudantes nas atividades educacionais;
  • estímulo à autonomia e ao planejamento;
  • desenvolvimento de habilidades em informática e plataformas digitais;
  • otimização de tempo para alunos e professores;
  • aproximação da realidade escolar com o dia a dia do aluno;
  • possibilidade de desenvolver dinâmicas coletivas.

Na prática, cada aluno tem uma forma de pensar e um ritmo particular de aprendizado, além de várias outras nuances de individualidade. Como vimos, o ensino híbrido tem o objetivo e o potencial de usar a tecnologia justamente para se adaptar a essas particularidades.

O ambiente on-line permite que o estudante crie uma independência do professor, aprendendo a conduzir os estudos no seu próprio ritmo e a estimular seu aprendizado como achar melhor. O universo virtual ainda facilita a interação e permite que os alunos compartilhem conhecimentos adquiridos, materiais, ideias e dificuldades. Com o complemento da dimensão presencial, as relações se solidificam.

Você agora já conhece as principais vantagens do ensino híbrido e compreende como ele facilita a criação de cursos mais práticos e inteligentes, voltados para quem deseja conquistar melhores oportunidades profissionais por meio de um diploma de graduação. Na UniNorte, oferecemos condições facilitadas para acesso ao ensino, com bolsas e financiamentos que viabilizam o investimento na sua graduação, aumentando sua empregabilidade e suas perspectivas para o futuro.

Pronto para aproveitar o mundo de oportunidades que uma boa faculdade pode proporcionar? Por fim, se você gostou de saber mais sobre o ensino híbrido e quer investir em uma graduação para alavancar sua carreira, entre em contato conosco! Nós o ajudaremos a encontrar a melhor opção para você realizar logo esse sonho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This