Em busca de inovação na graduação? Conheça o INOVATEC da UniNorte

Qual é a sua ideia de rotina ao ingressar em uma universidade? Frequentar as aulas, estudar antes das provas, fazê-las e se preparar para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)? Mais nada? Se for isso, saiba que não é bem por aí…  Ao entrar em uma instituição de ensino superior, uma dica é se informar sobre como ela investe na inovação na graduação, que é importante para sua formação profissional, inclusive.

Ter um projeto de pesquisa, inovação ou extensão é uma das formas de ir além na construção de conhecimento. A partir de pesquisas, torna-se possível progredir no campo da ciência, da tecnologia e cultural, unindo teoria e prática. A importância desse tipo de projeto vai além, pois acaba proporcionando vantagens competitivas e posicionamento diferenciado a todos os envolvidos, sejam as pessoas do projeto ou mesmo a comunidade em que ele está inserido.

Por isso, uma instituição de ensino superior que apoie e incentive a pesquisa, com laboratórios e professores disponíveis para auxiliar você nesse processo, é também um item importante a ser observado quando você for escolher sua graduação. Neste texto, você conhece o INOVATEC da UniNorte, que é um dos diferenciais para sua formação. Entenda melhor!

Afinal, o que é o INOVATEC?

A sigla quer dizer Centro de Inovação e Tecnologia da UniNorte. O INOVATEC vai impactar muito a sua graduação, pois oferece suporte ao desenvolvimento, pesquisa e inovação em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é colaborar com excelência da sua formação, facilitando a integração com o mercado de trabalho.

“O projeto surgiu em maio de 2015 por iniciativa dos gestores dos cursos de exatas junto ao Centro de Empreendedorismo da UniNorte. A principal finalidade nessa fase era dar suporte à Escola de Exatas e também, de forma mais abrangente, fomentar a tecnologia e a inovação para as outras áreas da universidade”, recorda Ramdas Lopes, coordenador da Incubadora Uninorte.

Ao participar de um projeto de pesquisa ou extensão do INOVATEC, você amplifica seus conhecimentos e desenvolve seu lado empreendedor, já que une os conteúdos acadêmicos à prática. Dessa forma, é possível ter uma posição privilegiada em candidaturas de emprego, com experiências que, futuramente, serão um diferencial ao tentar uma chance em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido.

Como funciona na prática?

O INOVATEC é um acelerador de iniciativas, tanto de professores quanto de alunos, e isso vai desde a pesquisa até o desenvolvimento de protótipos, o que alicerça os conhecimentos trabalhados em sala de aula e os converte em projetos experimentais.

Esses projetos, inclusive, quando materializados, acabam impactando positivamente a comunidade na qual são inseridos. Pode ter certeza de que a teoria colocada em prática é uma forma de garantir que o aprendizado vá além!

Como os alunos podem participar?

É simples! “A partir do momento em que você é aluno da UniNorte e tem alguma ideia que acredita que possa ser desenvolvida, vale a pena conversar com seus professores para que, juntos, vocês possam estruturar e avançar nos projetos”, explica Ramdas.

Desenvolver esse tipo de pensamento e correr atrás, já durante sua graduação, é uma postura que vai fazer muita diferença em sua formação, possibilitando que você se torne um profissional mais completo e com atitudes proativas.

Quais as oportunidades geradas?

Trabalhar em projetos do INOVATEC melhora seu conhecimento prático, teórico e ainda ajuda você a desenvolver habilidades que são úteis a qualquer profissional. Conheça quais são!

Trabalhar em equipe

Em um projeto de extensão ou pesquisa, você aprende a delegar funções e entende que seu desenvolvimento também está ligado ao de outras pessoas.

Ter capacidade de liderança

Em grupos de trabalho é possível despontar as primeiras noções de influência, que você desenvolve ao longo de toda sua vida profissional.

Relacionar-se melhor

Aqui, falamos de inteligência emocional. Você aprende a respeitar limites, entende como discordar quando necessário, além de desenvolver empatia.

Aumentar seu espírito de pertencimento

Estar em um projeto faz com que você se sinta aceito, valorizado e perceba que seu progresso está ligado a um resultado conjunto.

Melhorar sua autoestima

Cada feito em um programa de extensão mostra sua capacidade. Além disso, autoestima também é entender que erros podem acontecer e, mesmo assim, é possível seguir em frente e fortalecido.

Quais projetos o INOVATEC já desenvolveu?

As inovações na graduação feitas pelo INOVATEC foram várias e incluem o monitoramento de qualidade de águas urbanas, robô de resgate, manutenção de cadeiras de rodas, desenvolvimento de quadricópteros, scanner biométrico, braço remoto etc.

Alguns podem ser mais detalhados para o seu conhecimento. Veja um pouco mais sobre eles!

Projeto Pegasus

O foco é promover competições universitárias entre cursos variados com objetivo de envolver o aluno e ajudá-lo a desenvolver suas habilidades. Um exemplo de competição é a Gravity Racer, na qual os alunos são desafiados a construírem carrinhos movidos por meio da gravidade.

Projeto Agendamento de Laboratórios

Desenvolvido pelo curso de Ciência da Computação, aqui a ideia é criar um sistema informatizado para controle dos Laboratórios da Escola de Saúde. Isso vai facilitar a reserva de laboratórios, disponibilidade de uso  dos materiais etc.

Projeto Gerenciamento da Clínica Odontológica

Criado em conjunto pelos alunos de três cursos (Ciência da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão em Tecnologia da Informação), o foco é melhorar a organização dos horários de atendimento, administração de dados dos pacientes e consultas.

Lembrando que todos esses projetos “contam ou contaram com envolvimento efetivo de alunos e professores, impactando cerca de 300 pessoas da sociedade local”, afirma o coordenador Ramdas.

Por que uma instituição precisa de inovação na graduação?

O aprendizado vai muito além dos livros e da sala de aula. É preciso colocar em prática os conhecimentos, trabalhando com pesquisa, objetivos, metas, barreiras, riscos, tecnologias e gestão. Inovar se transforma em um diferencial competitivo.

Tudo isso acaba impactando e transformando sua vida acadêmica de forma positiva, pois garante mais dinamismo ao aprendizado e faz com que a vida profissional aconteça de forma mais natural.

Na UniNorte, o INOVATEC é uma forma de agregar valor à sua vida profissional, desenvolvendo espírito crítico e diversas competências que farão a diferença na hora de montar seu currículo ou passar por um processo de seleção.

Optar por uma universidade que tenha qualidade de ensino e aposte em inovação na graduação é sua garantia de ir além no conhecimento, e aperfeiçoar-se sempre, isso já durante os estudos, antes mesmo de chegar ao mercado de trabalho!

Agora que você sabe a diferença que faz inovar na graduação e sabe do que o INOVATEC é capaz, entre em contato conosco na UniNorte para começar seus estudos o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This