Educação Física na UniNorte: quais são os principais diferenciais

Anda pensando em cursar uma faculdade, mas não sabe bem que caminho seguir? Já cogitou diversos cursos e faculdades, mas ainda não chegou a uma conclusão definitiva? Pois estamos aqui para ajudar. Que tal começar sabendo mais sobre a graduação em Educação Física na UniNorte?

Nosso estabelecimento de ensino oferece cursos em diversas modalidades, conta com horários flexíveis e custo acessível. Além disso, a UniNorte tem certificação internacional e oferece total apoio aos estudantes quando chega o momento de buscar um estágio ou mesmo um emprego.

Continue a leitura do post para saber mais sobre o curso de Educação Física, aproveitando para conhecer também os principais diferenciais oferecidos pela UniNorte!

O curso e o perfil dos estudantes

A graduação em Educação Física é dividida em licenciatura e bacharelado, ambas as modalidades oferecidas pela UniNorte. As principais diferenças entre elas estão na área de atuação e no currículo.

Na licenciatura, o profissional vai atuar, basicamente, no ambiente escolar, como professor de Educação Física em escolas ou como recreador em outros espaços. O bacharel, por sua vez, vai trabalhar em esferas ligadas ao treinamento, em academias ou coordenando atividades ao ar livre, por exemplo.

Diante disso, é preciso ter em mente que os objetivos do curso acabam sendo diferentes de acordo com a modalidade escolhida, ok?

Já em relação ao perfil dos estudantes, gostar de esportes, ter o hábito de praticar atividades físicas e ser adepto de uma alimentação balanceada não são as únicas características que devem ser observadas em quem pretende cursar a faculdade de Educação Física.

É preciso lembrar que nem todos se exercitam porque gostam. Muitas vezes, isso se dá por motivos relacionados à saúde ou simplesmente por fazer parte da grade curricular, já que é disciplina obrigatória na Educação Básica, por exemplo. Sem contar que algumas pessoas podem preferir uma determinada atividade em detrimento de outra, não é verdade?

Assim, além do que já foi citado, é indispensável ao futuro profissional ter facilidade para socializar, ser paciente, conhecer as diversas modalidades de exercícios existentes e focar realmente na saúde das pessoas. E aí, você tem os requisitos necessários?

O mercado de trabalho

Saiba desde já: o profissional que tem curso superior em Educação Física vai encontrar diversas oportunidades no mercado de trabalho. Ele pode trabalhar como professor em escolas, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como pode orientar atividades físicas em academias de ginástica, clubes e clínicas, por exemplo. Também é possível atuar como personal trainer ou até abrir um negócio próprio.

Nesse último caso, além das modalidades de atividades físicas oferecidas, o profissional ainda pode investir na venda de suplementos alimentares e de determinados alimentos voltados para atletas ou para quem quer manter uma alimentação mais equilibrada.

Em geral, a remuneração é satisfatória, variando de acordo com o nicho de mercado em que o profissional resolve atuar.

As áreas de atuação

Mas atenção: se você pensa que a atuação do profissional de educação física se resume a escolas e academias está enganado! Como até já citamos, é possível migrar para vários outros setores.

Você gosta de esportes radicais? Nesse caso, o setor turístico pode ser a escolha ideal, incluindo desde atividades de entretenimento em hotéis até o acompanhamento de exercícios físicos ao ar livre. Passeios em cavernas, montanhismo e trilhas também são ótimas opções, trabalhando o condicionamento físico e a promoção do turismo ecológico ao mesmo tempo.

O acompanhamento físico voltado para grupos especiais, como idosos, pessoas com deficiências físicas ou mentais e gestantes também é um campo que está em alta para o graduado em Educação Física.

Além disso, ainda é possível atuar como personal trainer, seja em academias, orientando treinamentos individualizados, ou como profissional contratado por um determinado cliente para fazer seu acompanhamento em outros espaços.

O curso de Educação Física na UniNorte

Na UniNorte, o curso de Educação Física na modalidade bacharelado é oferecido nos turnos matutino, vespertino e noturno, com carga prevista de 4 anos de duração. O corpo docente é formado por melhores mestres e doutores e os laboratórios são os mais modernos da região Norte.

A grade curricular é constituída por disciplinas obrigatórias, indispensáveis para que o aluno obtenha o título de bacharel, e optativas, escolhidas pelo aluno de acordo com seu interesse, com o objetivo de assegurar uma formação mais personalizada. É possível, por exemplo, cursar Língua Brasileira de Sinais e Inclusão.

Algumas das disciplinas obrigatórias são:

  • Introdução à Educação Física;
  • Primeiros Socorros;
  • Fundamentos de Nutrição;
  • Avaliação Física;
  • Ética e Profissionalismo;
  • Práticas e Prescrição para Grupos Especiais;
  • Marketing e Organização de Eventos Esportivos;
  • Estágio Supervisionado.

E o melhor é que ingressar na faculdade de Educação Física na UniNorte é simples. Mesmo que do ponto de vista financeiro possa parecer um pouco complicado, saiba: você pode contar com recursos privados ou públicos para ajudar nessa empreitada!

O PraValer, por exemplo, é um programa de crédito universitário privado. Já o FIES e o ProUni são programas do Ministério da Educação. O primeiro disponibiliza financiamento estudantil para pessoas de baixa renda e o segundo oferece bolsas aos alunos para que estudem nas universidades particulares cadastradas. Há também o Bolsa Universidade, programa socioeducativo da cidade de Manaus que concede bolsas de estudos de acordo com o perfil socioeconômico dos estudantes.

E tem mais um último detalhe que não podemos deixar de ressaltar: quem já cursou licenciatura na área pode se tornar bacharel acrescentando só mais 1 ano e meio na graduação! Dessa forma, em 5 anos e meio, é mais que possível ter as 2 titulações!

Os cursos de pós-graduação na área

Além de todos os pontos positivos já mencionados aqui, na UniNorte, você ainda conta com vários cursos de pós-graduação para complementar sua formação. Veja:

  • Educação Física Escolar: possibilita aos profissionais relacionar as teorias a práticas pedagógicas, considerando aspectos como a pluralidade cultural e inclusão no processo educativo;
  • Avaliação e Prescrição de Exercícios: prepara os profissionais para atuarem na área da prescrição de atividades físicas;
  • Educação Física Adaptada e Inclusiva: fornece uma base sólida para os profissionais atuarem em diversos contextos, com um olhar diferenciado em relação às pessoas com deficiência;
  • Treinamento de Força e Personal Training: capacita os profissionais para trabalharem na área de treinamento de força e para acompanhar os treinamentos dos alunos no ambiente da academia;
  • Personal Training com ênfase em populações especiais: habilita os profissionais a trabalharem na área de treinamento personalizado (personal trainer) com diferentes populações e diversas faixas etárias.

Viu só como a faculdade de Educação Física na UniNorte é uma boa pedida? Se você chegou à conclusão de que esse curso atende a suas expectativas pessoais e profissionais, essa é a hora de melhorar sua vida. Escolha uma instituição que oferece ensino de qualidade e que tem o reconhecimento do MEC!

Agora que você já está por dentro das características do curso e conhece os principais diferenciais da faculdade de Educação Física na UniNorte, não perca tempo: entre em contato conosco e comece logo sua graduação!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This