Descubra se Odontologia é o curso certo para você

Você já considerou realizar a graduação em Odontologia? Saiba que a especialidade é muito procurada entre jovens interessados pela área da saúde. Afinal, a carreira no setor demonstra-se promissora, com várias oportunidades de crescimento e bons salários — depois de Medicina, a profissão é considerada a segunda mais rentável do Brasil.

Se você possui dúvidas sobre o curso, não se preocupe! Sabemos que a escolha por uma graduação que seja a sua cara pode ser um processo complexo. Por esse motivo, preparamos um conteúdo especial para lhe apresentar os caminhos e possibilidades da Odontologia. Acompanhe o post a seguir!

Entenda o que faz o profissional de Odontologia

Em suma, o profissional formado em Odontologia é responsável por zelar pela saúde e estrutura da arcada dentária, boca e ossos da face. Ele também se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que acometem essas regiões, como a língua, a gengiva e as bochechas.

Além disso, efetua diversos procedimentos estéticos — como clareamento e colocação de facetas e lentes de contato — com o objetivo de buscar a harmonia facial e melhorar a relação de um paciente com a aparência de seus dentes.

Conheça o perfil do profissional formado nessa área

Para alcançar o sucesso em qualquer carreira, é fundamental atentar ao perfil que ela exige. Com a Odontologia não é diferente. Antes de encarar a profissão, certifique-se que você gosta de cuidar de pessoas e que consegue lidar com diversos tipos de pacientes e suas respectivas particularidades.

Lembre-se de que será importantíssimo exercer a paciência sempre, além de transmitir confiança e demonstrar muita empatia. A função exige que você seja livre de preconceitos e encontre maneiras de lidar com as diferenças de quem atender — sejam crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Além de tudo isso, a Odontologia exige uma boa coordenação motora, autocontrole, organização e senso de responsabilidade. A busca pela qualificação contínua também é fundamental para que você cresça na carreira e permaneça em destaque no mercado de trabalho.

Descubra quais são as principais disciplinas da grade curricular

Agora que você já compreendeu o que faz um odontologista e descobriu qual o perfil desejado do profissional formado no setor, é o momento de conhecer como a graduação funciona e, ainda, quais são as principais matérias da grade curricular.

O curso possui duração de cinco anos, é presencial e formado por disciplinas voltadas para a prática e a teoria da profissão. Nos primeiros semestres, os alunos têm contato com assuntos e conceitos básicos da área e, conforme os ciclos avançam, os conhecimentos práticos são introduzidos.

Elencamos a seguir as principais matérias da graduação. Acompanhe:

  • Estrutura e Função Humana;

  • Sistema Estomatognático;

  • Terapêutica Medicamentosa;

  • Odontologia Estética;

  • Fundamentos de Nutrição;

  • Bioestatística e Epidemiologia;

  • Odontologia Digital;

  • Cirurgia Oral;

  • Processos Biológicos;

  • Reabilitação Oral.

Confira as principais áreas de atuação da Odontologia

Uma das coisas mais bacanas da Odontologia é que a especialidade oferece diversas opções de atuação para os profissionais. Então, se você realmente deseja ingressar nessa carreira, saiba que existem, pelo menos, 15 áreas disponíveis para apostar. Bom, não é?

Destacamos abaixo as principais áreas de atuação da profissão. Confira qual é a mais atrativa para você:

Clínica geral

Esse setor abrange os procedimentos mais comuns, como extração, limpeza e restauração de dentes.

Dentística restauradora

O profissional dessa área é responsável por clarear e corrigir a estética da arcada dentária e, ainda, reconstruir sua forma e função.

Endodontia

A endodontia trata dos temidos canais — especificamente as alterações na polpa e na raiz dos dentes.

Estomatologia

O profissional dedicado ao setor de estomatologia previne, diagnostica e trata de diversas doenças bucais e ainda estruturas anexas (aparelho estomatognático).

Acupuntura odontológica

A especialidade cuida das dores faciais dos pacientes, aliando-se aos princípios da acupuntura.

Implantodontia

O especialista nessa área é habilitado para realizar implantes dentários e também procedimentos cirúrgicos.

Odontologia do esporte

É o setor responsável por tratar da saúde bucal de atletas.

Odontogeriatria

Relativamente nova, a odontogeriatria zela pela saúde bucal de idosos, além de promover a qualidade de vida e o envelhecimento saudável desses pacientes.

Periodontia

A periodontia cuida da saúde das gengivas e dos ossos dentários. O especialista atuante na área trata placas bacterianas, gengivite e periodontite, por exemplo.

Odontopediatria

A Odontopediatria zela pela arcada dentária das crianças, contribuindo para a evolução de processos de fala e mastigação — principalmente nos primeiros anos de vida dos pequenos.

Radiologia

O ortodontista atuante no setor realiza o diagnóstico de problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de radiografias, tomografias e prototipagem em 3D.

Prótese dentária

Os especialistas nessa área são responsáveis por repor dentes perdidos. Assim, estão habilitados para projetar e confeccionar diversos tipos de próteses — as famosas dentaduras.

Saiba mais sobre a atuação após a formação

Gostou de tudo o que conheceu sobre a Odontologia até agora? Então, atente ao próximo tópico — vamos lhe contar exatamente como é a vida do profissional especialista na área. Vamos lá?

A rotina do dentista depende do setor em que ele escolhe dedicar-se, porém, os procedimentos do dia a dia desses profissionais costumam ser semelhantes. É certo que uma coisa não mudará nunca: quem deseja apostar no ofício, terá de lidar com diversos pacientes diariamente.

Em relação aos locais onde esses especialistas atuam, destacamos o setor público — o maior empregador de dentistas do país. Existe a possibilidade de trabalhar em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou hospitais estaduais e municipais, por exemplo.

E as opções não param por aí: há oportunidades em clínicas particulares, empresas e escolas. Se você busca independência, pode investir em um consultório próprio. Se curte a vida acadêmica, vale a pena apostar em uma carreira como pesquisador e professor — mas só após a conclusão de mestrados e doutorados.

Falando em vida acadêmica, não podemos esquecer de mencionar uma questão essencial sobre a Odontologia. Após a formação, é imprescindível realizar especializações na área, viu? O setor é altamente competitivo e, para se manter em destaque, é preciso atentar às suas principais atualizações e inovações.

Outra coisa muito importante é o CRO — o registro do Conselho Regional de Odontologia. Sem ele, não é possível trabalhar tranquilamente. O documento deverá ser obtido logo após a conclusão da sua graduação.

Neste post, você compreendeu o que é a Odontologia e descobriu qual o perfil profissional requerido pelo setor. Além disso, conheceu as principais disciplinas que compõem a grade curricular da graduação e as inúmeras oportunidades que a especialidade oferece.

Como você pode perceber, a carreira apresenta grandes possibilidades de atuação e ainda boas remunerações. No entanto, é preciso lembrar-se sempre de que ela exige dedicação e esforço! Para manter-se sempre em destaque no setor, é preciso arregaçar as mangas e preparar-se para estudar e atualizar-se continuamente.

E aí, você acha que a Odontologia tem tudo a ver com você? Então, entre em contato conosco agora e tire todas as suas dúvidas sobre o curso. Estamos prontos para auxiliar você no que for preciso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This