Descubra como estudar de maneira eficiente para o Enem em 2018

Se você pretende fazer o Enem em 2018, já sabe que precisa se preparar desde agora, certo? Pode parecer que ainda falta muito para a prova, mas a verdade é que o tempo passa voando. E quando você não estuda, os dias escoam ainda mais rápido!

Por isso, é importante aproveitar cada momento para se preparar para a data do exame. Não é que você tenha que estudar 24 horas por dia, todos os dias. O mais importante é definir quando, como e o que precisa aprender.

Para ajudar você a planejar seus estudos e ter o máximo de eficiência, a gente elencou as dicas mais importantes neste post. Então, continue a leitura e mãos à obra!

Elabore um plano de estudos

O primeiro passo é definir como você vai estudar. O que vem primeiro? Exatas? História? A resposta a essa pergunta varia: vai depender de você. No que tem mais facilidade?

Uma sugestão é começar com o que você sabe mais ou aprende mais fácil. Assim, você consegue pegar o ritmo, pois é mais complicado iniciar com algo em que você tem dificuldade.

Além disso, se você começar a estudar com antecedência, vai ter tempo de sobra para revisar tudo e focar no que não ficou tão claro. Portanto, vá do mais fácil para o mais difícil, combinado?

Decida também como vai ser sua rotina de estudos. Algumas pessoas preferem tirar dias específicos para ler e aprender as matérias, com outros apenas para fazer exercícios. Se você achar que fixa melhor o conteúdo assim, ótimo!

Caso contrário, tente fazer as duas coisas simultaneamente: estude uma parte, faça exercícios e parta para o próximo capítulo. Na dúvida, teste as possibilidades e veja a que é mais eficaz para você.

Separe dias e horários específicos para estudar

Acredite: se você não fizer isso, vai acabar sempre deixando os estudos para o dia seguinte. Portanto, pegue um calendário e marque os dias que vão ser dedicados à sua preparação para o Enem em 2018.

Além disso, especifique o horário de estudos, que não pode ser muito curto nem longo demais. Afinal, à medida que você cansa, perde aproveitamento. Uma boa opção para períodos mais longos é separar pequenos intervalos, de dez a quinze minutos, para relaxar a mente, comer alguma coisa ou ir ao banheiro.

Desenvolva bons hábitos

Você sabia que sua disposição mental está bastante ligada ao seu preparo físico? Quando você se exercita, libera hormônios que equilibram seu organismo e trazem diversos benefícios, como:

  • sensação de bem-estar;
  • aumento da concentração e do poder de memorização;
  • redução dos riscos de depressão e estresse;
  • melhor oxigenação dos músculos e do cérebro.

O mesmo acontece com a alimentação! As frutas e verduras são extremamente benéficas ao funcionamento do corpo. Além disso, beba bastante água e coma alimentos saudáveis, como grãos e cereais integrais. Também vale incluir no cardápio alimentos que fazem bem para o cérebro. Veja algumas opções:

Mirtilo

Fruta que protege o cérebro do estresse oxidativo, melhorando a capacidade de aprendizado e habilidades motoras.

Salmão

Peixe rico em Ômega-3, substância anti-inflamatória e essencial para o bom funcionamento cerebral.

Oleaginosas

Nozes, castanhas e avelãs, por exemplo, são ricas em vitamina E e ajudam o cérebro a se manter mais saudável.

Abacate

Fruta que contribui para a melhoria da circulação sanguínea, essencial para que o cérebro desempenhe bem suas atividades.

Erva-mate

O chá e outras bebidas preparadas com a erva-mate contêm cafeína, que melhora a memória, a concentração e o humor — desde que tomadas sem exageros!

Procure um lugar calmo

Também é importante não ter muitas interrupções no seu ritmo de estudos. Cada parada faz você perder a concentração e, depois, é preciso refazer todo o raciocínio. E, se você for daqueles que trabalha e estuda, esse tipo de problema pode minar o que resta da sua atenção depois de um dia cansativo.

Procure, então, um local organizado e tranquilo para estudar. Se ficar difícil fazer isso em casa, você pode tentar uma biblioteca pública ou um outro espaço silencioso.

Fique por dentro das últimas notícias

No Enem, boa parte das questões envolve conhecimento de mundo. Você já percebeu que os enunciados das questões frequentemente contam uma “historinha”? Isso não é coisa que se aprende nos livros. Na verdade, essa é uma forma de o exame testar sua capacidade de entender o contexto, e não apenas o problema.

Por isso, esteja antenado ao que acontece ao seu redor. Leia jornais, veja notícias pela internet e procure absorver o máximo de conhecimento sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Isso vai abrir sua mente e facilitar até na hora de fazer a temida redação!

Resolva muitos exercícios

Uma das melhores formas de fixar conteúdo é resolvendo exercícios. Com eles, você vê se realmente absorveu a parte teórica. Às vezes, a gente até entende os textos, mas trava na hora de responder as questões. Portanto, não economize nos exercícios!

Faça provas e simulados

Quer saber como está se saindo? Nada melhor que fazer simulados e provas. Você pode pegar cadernos de edições anteriores do Enem e testar seus conhecimentos. Se quiser, cronometre o tempo e compare com o horário oficial das provas.

Os simulados familiarizam você com aquele jeitinho tagarela que as questões do exame possuem. Eles ajudam você a entender a dinâmica do exame, focando no que é realmente essencial em cada questão.

Use a internet a seu favor

Com o WhatsApp chamando e o Facebook notificando o tempo todo, é bem possível que a internet seja seu maior inimigo na hora de estudar. É importante que o seu smartphone fique longe. E não só no silencioso! Guarde-o dentro da gaveta para não cair na tentação de olhar cada piscadinha.

Por outro lado, aproveite o lado bom de estar conectado. A internet está lotada de material de estudo. Nela, você pode encontrar:

  • provas anteriores do Enem em PDF;
  • videoaulas no YouTube;
  • explicações para questões difíceis;
  • grupos de estudo online.

Abuse dessa riqueza toda! Se antigamente você precisava pagar um cursinho para ter acesso a tanto material, agora ele está na mão gratuitamente, graças à internet.

Viu só? É fundamental que você se concentre e organize sua rotina para focar no Enem em 2018. Lembre-se que essa prova abre muitas portas. Por meio dela, você concorre a vagas em diversas faculdades, consegue bolsas de estudo pelo ProUni, participa da seleção para o Fies e ainda obtém desconto em muitas universidades particulares.

Gostou das nossas dicas? A UniNorte quer ajudar você durante o ano inteiro. Assine nossa newsletter e receba os novos conteúdos e dicas diretamente em seu e-mail!

Comments (2)

  1. gostei….muito das dicas…..vocês realmente são demais….

    1. Que bom que gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This