Curso superior de menor duração: conheça os 4 melhores

Após muito tempo afastado das salas de aula, não é uma tarefa tão simples retomar os estudos. Porém, é preciso se decidir entre se contentar com as contas pagas ao final de cada mês em um trabalho pouco satisfatório ou então encontrar uma forma de aprimorar o seu conhecimento e conseguir mais oportunidades.

Por isso, escolher um curso superior de menor duração pode ser a melhor opção para quem busca dar um salto na qualidade de vida, mas ainda precisa lidar com a correria e responsabilidades do dia a dia. A boa notícia é que existem diversos cursos tecnólogos no mercado para quem quer fazer uma graduação em um menor tempo.

Quer saber mais sobre essa modalidade de ensino? Então é só continuar a leitura e ficar por dentro de tudo o que envolve a realização de um curso superior de menor duração. As vantagens para a sua carreira e as melhores opções para você escolher e se especializar estão neste artigo. Boa leitura!

O que é um curso tecnólogo?

Antes de tudo, é preciso entender o que é um curso tecnólogo, conhecido por ser de menor duração. Diferentemente de uma graduação tradicional, em que o estudante precisa cumprir uma carga horária maior, os tecnólogos formam profissionais em um menor tempo, geralmente com uma duração de 2 anos.

O objetivo desse modelo de graduação é formar profissionais para atender áreas específicas de atuação — por isso, possibilita a entrada imediata no mercado. Para quem já trabalha, há uma perspectiva de melhora no salário. Já para outras pessoas, pode ser a oportunidade para conseguir um novo emprego.

Quais são as vantagens de fazer um curso superior de menor duração?

O comodismo é, muitas vezes, um grande desafio a ser superado e o principal obstáculo que separa o profissional de uma carreira melhor. Você pode até querer melhorar a sua qualidade de vida, mas se encontra em um cenário sem muita perspectiva de futuro para a sua profissão. Além disso, conciliar trabalho e faculdade não é uma tarefa muito simples de se colocar em prática.

Porém, para quem busca mais conhecimento, qualidade acadêmica e mais oportunidades dentro do mercado de trabalho, o curso superior de menor duração é a solução. Algumas instituições de ensino superior (IES) oferecem opções de graduação com um custo-benefício satisfatório, contando com uma infraestrutura de qualidade e com um corpo docente renomado.

Além de um diploma, mais conhecimento e uma grande conquista em sua vida pessoal, o curso superior de menor duração garante também maiores chances de se encaixar no mercado de trabalho e com uma maior valorização. De acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), profissionais com o Ensino Superior completo ganham, em média, 141% a mais do que os trabalhadores que só concluíram o Ensino Médio.

Quais são os melhores cursos tecnólogos do mercado?

Para ajudar você a vencer essa indecisão, separamos as 4 melhores opções de cursos tecnólogos do mercado. Além das avaliações do Ministério da Educação (MEC), levamos em consideração também outros fatores como valorização financeira da área de atuação e oportunidades no mercado de trabalho. Veja quais são eles:

1. Gestão Financeira

O cuidado com as finanças de uma empresa sempre foi uma preocupação para os gestores. Por esse motivo, o mercado busca por profissionais cada vez mais capacitados nessa área para garantir a saúde financeira de diferentes tipos de negócio. Com o diploma do curso de Tecnologia em Gestão Financeira, o profissional vai poder atuar em órgãos públicos e empresas em geral, desde pequenos comércios até grandes corporações.

Entre as funções a serem executadas após a realização do curso de Gestão Financeira estão:

  • elaborar indicadores quantitativos para a tomada de decisões;

  • buscar soluções para o fluxo de caixa;

  • gerenciar diferentes processos financeiros das empresas.

O salário para quem atua nessa área também é outro atrativo para começar uma graduação.

2. Marketing

O mercado exige, cada vez mais, um maior conhecimento sobre os desejos e o comportamento dos consumidores. O curso de Tecnologia em Marketing, com duração de 2 anos, visa formar profissionais para uma área que vem ganhando bastante espaço, e a tendência é de uma grande oferta de emprego para os próximos anos.

A abordagem do curso é bem ampla, com matérias como Fundamentos da Administração e Empreendedorismo, assim como aulas mais específicas como Comportamento de Compra e Consumo. Quem quiser se especializar nessa área de atuação pode trabalhar, por exemplo, com a concepção de produtos e estratégias de venda até o Marketing Digital.

3. Segurança do Trabalho

A preocupação com a saúde e a segurança dos profissionais no ambiente de trabalho é um requisito indispensável para as empresas, estimulado principalmente pelos conceitos de Governança Corporativa. Com 3 anos de duração, o curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho forma profissionais capacitados para fiscalizar e avaliar as condições de trabalho, além de coordenar atividades preventivas.

O profissional formado pode conseguir oportunidades em pequenas empresas ou até em multinacionais. Pode, também, realizar concursos para trabalhar em algum órgão governamental com a fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas.

4. Recursos Humanos

Outra área de atuação com grande valorização no mercado de trabalho e sempre muito importante para qualquer empresa é a de Recursos Humanos. Para trabalhar nesse setor, você pode apostar no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, que, durante 2 anos, ensina a gerenciar planos de carreira, elaborar estratégias institucionais, planejar ações de recrutamento e realizar treinamentos de pessoal.

É uma excelente opção para quem busca se reinserir no mercado de trabalho, afinal, assim como o curso de Gestão Financeira, essa graduação oferece ao profissional diversas opções de áreas de atuação.

Ficou claro como um curso superior de menor duração pode ser uma opção viável e eficiente para que você consiga alcançar os seus objetivos? Além da qualificação e maior conhecimento, você pode se reinserir mais facilmente no mercado de trabalho ou até mesmo conseguir uma maior valorização financeira na sua profissão.

Agora que você já entendeu como um curso superior de menor duração pode ser importante para o seu futuro profissional, que tal entrar em contato com a UniNorte para saber como podemos ajudar você?!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This