Conheça o curso de Serviço Social na UniNorte

Você já ouviu falar da faculdade de Serviço Social? Esse curso prepara profissionais para a carreira de assistente social, que tem como foco a coletividade e a integração do indivíduo na sociedade, atuando no combate às desigualdades.

Se você deseja contribuir com o mundo e ainda investir em uma profissão que promova melhorias em suas condições de vida, essa graduação pode te interessar bastante. Quer saber mais sobre o curso de Serviço Social da UniNorte? Então acompanhe!

Como é a faculdade de Serviço Social?

A profissão de assistente social é regulamentada. Por isso, só pode exercê-la quem é graduado em Serviço Social em uma instituição reconhecida pelo MEC — como é o caso da UniNorte. Com o diploma em mãos, o profissional está apto a obter seu registro no Conselho Regional de Serviço Social para poder trabalhar na área.

A faculdade de Serviço Social é, portanto, o curso de ensino superior que prepara profissionais para atuarem em prol da diminuição das desigualdades sociais, da preservação dos direitos humanos e da reintegração social de indivíduos excluídos ou marginalizados.

Podendo ser feito com crianças, adolescentes ou adultos, o objetivo geral desse trabalho é sempre promover o bem-estar coletivo e a integração.

O intuito da graduação em Serviço Social é, primeiramente, desenvolver uma visão crítica sobre os problemas sociais, trazendo a capacidade de análise e compreensão dos desafios existentes.

A partir daí, o estudante aprende a planejar, implementar, coordenar e avaliar programas sociais e políticas públicas que auxiliem na integração e na diminuição da desigualdade. Para tanto, a formação aborda disciplinas diversas, desde Sociologia até Política.

Qual é o perfil dos alunos?

Como perfil profissional, o futuro assistente social deve ter muita vontade de promover o bem-estar físico, social e psicológico de indivíduos em situações de risco, prestando assistência em sua reintegração na sociedade.

Nessa área, um bom trabalhador é aquele que apresenta sensibilidade para ouvir, compreender e auxiliar. É importante, assim, gostar de ajudar o próximo, independentemente do projeto, do órgão ou da empresa em que se trabalha.

Entre as atribuições do assistente social estão:

  • a orientação de indivíduos ou grupos de pessoas em relação a seus direitos sociais;
  • a elaboração, execução e avaliação de programas e políticas sociais;
  • a elaboração de pareceres sociais;
  • a realização de pesquisas sobre a realidade social de determinado grupo de pessoas;
  • a prestação de consultoria e assessoria a órgãos públicos, empresas, ONGs ou movimentos sociais;
  • a implementação de programas de benefícios sociais.

Quais são os principais campos de atuação?

Os assistentes sociais podem atuar em diversas instituições de natureza pública, privada ou do terceiro setor. Alguns exemplos são prefeituras, juizados, hospitais, empresas, associações de moradores, entidades patronais de serviço social e sindicatos. Listamos as áreas mais comuns de atuação a seguir. Veja!

Saúde

Na área da saúde, os profissionais de Serviço Social atuam como agentes de interação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas sociais. Nesse campo, o principal objetivo é assegurar a integralidade das ações.

Também é papel do assistente social desenvolver atividades de incentivo e educação para que a comunidade participe das ações de prevenção de doenças, recuperação e controle da saúde.

Educação

Nas escolas, os assistentes sociais tratam a educação de forma integral, envolvendo as relações familiares, comunitárias e sociais. Tudo para que os estudantes se desenvolvam como cidadãos de uma forma completa.

Assistência social

Na área de assistência social, o profissional trabalha no fortalecimento das políticas públicas e da manutenção dos direitos dos cidadãos.

ONGs

Nas Organizações Não Governamentais, os assistentes sociais prestam serviços, planejam programas, acompanham tanto indivíduos como grupos, encaminham benefícios e informam sobre direitos, entre outras atividades.

Quais são os diferenciais da UniNorte?

Referência regional e global

A UniNorte é a instituição de ensino superior líder de Manaus. Além disso, faz parte da rede Laureate International Universities, que está presente em mais de 20 países e conta com mais de 1 milhão de alunos.

Apoio à atuação profissional

Por meio do UniNorte Carreiras, o aluno tem total apoio na hora de conseguir um emprego. O programa de carreira da faculdade auxilia os estudantes a entrarem no mercado de trabalho, além de oferecer oportunidades de intercâmbio pelo International Office. 

Estrutura da universidade

Na UniNorte, os cursos de humanas, biológicas e exatas estão divididos em diferentes escolas. São elas: Escola de Ciências da Saúde, Escola de Negócios e Hospitalidade, Escola de Arquitetura, Engenharia e TI, Escola de Comunicação, Educação, Moda, Artes e Design, além da Escola de Direito.

Como é o curso de Serviço Social da UniNorte?

A graduação em Serviço Social da UniNorte tem duração de 4 anos, sendo oferecida nos turnos matutino e noturno. Entre as disciplinas estudadas estão:

  • Desenvolvimento Humano e Social;
  • Formação Sócio-histórica e Política do Brasil;
  • Fundamentos Filosóficos;
  • Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos;
  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Economia Política;
  • Psicologia Social;
  • Classes e Movimentos Sociais;
  • Direitos Humanos;
  • Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente;
  • Ética e Profissionalismo;
  • Trabalho e Sociabilidade;
  • Metodologia Científica;
  • Políticas Sociais;
  • Práticas em Serviço Social;
  • Gestão e Planejamento;
  • Saúde Coletiva.

Há programas de incentivo para o ingresso?

A UniNorte conta com programas de financiamento e incentivos de bolsa que podem ser aproveitados por quem deseja entrar na faculdade.

A prefeitura de Manaus, por exemplo, oferece bolsas parciais e integrais (de 50%, 75% ou até 100%) a alunos que não têm condições de custear sua graduação. A iniciativa se aplica às instituições particulares de ensino superior da cidade, incluindo a UniNorte.

Há também oportunidades por meio de programas do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas parciais e integrais. Além disso, existem ainda modalidades de bolsa auxílio que auxiliam em questões como moradia, alimentação ou transporte.

Como você viu, a carreira de assistente social é indicada para pessoas que gostam de ajudar o próximo e que querem contribuir para a redução das desigualdades sociais no mundo. Se você sente que sua missão de vida pode estar relacionada a essa profissão, por que não buscar mais informações sobre o assunto?

Se você gostou de aprender sobre a faculdade de Serviço Social, entre em contato conosco para tirar dúvidas e saber ainda mais sobre o curso da UniNorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This