Conheça o curso de Odontologia na UniNorte

O curso de Odontologia é uma opção sempre muito procurada pelos estudantes na hora de considerar as opções para o vestibular. O detalhe é que, para toda essa demanda ser adequadamente absorvida, as instituições de ensino precisam preencher alguns requisitos, como contar com um corpo docente qualificado, ter laboratórios modernos e uma estrutura que ofereça suporte aos alunos do primeiro período até a entrada no mercado de trabalho. Pois a UniNorte oferece tudo isso e muito mais!

Você por acaso pensa em seguir por esse caminho? Que tal conhecer um pouco mais sobre a área antes de tomar uma decisão definitiva? Selecionamos aqui as principais informações sobre o curso de Odontologia na UniNorte para você se sentir mais preparado para seguir em frente, caso seja esse mesmo seu sonho!

Sobre o curso

O curso de Odontologia habilita e capacita o profissional da área para cuidar da saúde bucal das pessoas, desde a mastigação até questões estéticas. O dentista é o profissional responsável por prevenir e tratar cáries, tártaro e gengivite, entre outras doenças bucais. No caso da estética, esse profissional busca melhorar o aspecto dos dentes a partir de clareamentos, uso de facetas e lentes de contato, além de inúmeros outros procedimentos, com o objetivo de melhorar a relação do paciente com a aparência de sua arcada dentária.

Nossa graduação de Odontologia prepara o aluno para as mais diversas áreas de atuação existentes no mercado. O profissional graduado na UniNorte estará apto a usar todas as técnicas da profissão, atuando plenamente tanto em consultórios particulares quanto na saúde pública.

Perfil do aluno

Muitas vezes, quando um estudante pensa no curso dos seus sonhos, vem à tona o seguinte questionamento: será que eu tenho o perfil para me dar bem nesse caminho? A verdade é que o curso de Odontologia é bem aberto em relação a perfis. No entanto, por mais que não exista um tipo certo para a carreira, algumas características são sim importantes para que você consiga sair na frente no mercado de trabalho.

Além da facilidade de se comunicar com o outro, do senso de cuidado, da atenção com o próximo e do gosto pela área da saúde, existe uma outra característica muito importante, frequentemente destacada por professores da UniNorte: a organização.

São muitas disciplinas para dar conta durante o curso, além de uma vasta gama de materiais odontológicos e tratamentos diferentes durante a carreira. Fora que é preciso ter um senso de organização apurado para não se perder em meio a tantos casos e pacientes, uma vez que as consequências de um erro aí podem ser bem sérias. Assim, quanto mais sistemático e organizado o aluno for, maior será sua produtividade e eficiência!

Perspectiva do mercado

De acordo com o Atlas Global de Odontologia, existem cerca de 280 mil dentistas no país. Isso resulta em uma média de 1 profissional para cada 710 habitantes. Ainda há, portanto, bastante espaço para a chegada de novos profissionais! O melhor é que, como são diversas áreas na Odontologia, a perspectiva de mercado vai bem além do consultório em si, oferecendo ótimas opções de crescimento na carreira.

Atualmente, o setor público é responsável por empregar a maior quantidade de dentistas do país, seja no programa Saúde da Família, que contempla a presença do dentista no atendimento à população, ou no programa Brasil Sorridente, que tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento odontológico em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do SUS.

Já se o caminho levar o profissional à carreira como autônomo, vale ficar de olho nas seguintes áreas, que são muito promissoras:

  • Implantodontia;
  • Dentística Restauradora;
  • Endodontia;
  • Odontopediatria.

Áreas de atuação

Por falarmos em áreas de atuação, confira agora quais são as possibilidades entre as quais um profissional de Odontologia pode escolher:

  • Clínica Geral, para implantar próteses, restaurar e extrair dentes;
  • Dentística Restauradora, para clarear e corrigir a estética dos dentes, assim como restabelecer sua forma e função;
  • Endodontia, para tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes;
  • Estomatologia, para diagnosticar e tratar doenças bucais;
  • Acupuntura Odontológica, para tratar dores faciais aplicando os princípios da Acupuntura;
  • Odontologia para pacientes especiais;
  • Implantodontia, para fazer cirurgias e próteses;
  • Odontologia do esporte, para tratar da saúde bucal de atletas, colaborando com a melhora de seu rendimento físico;
  • Odontogeriatria, para cuidar da saúde bucal do idoso;
  • Periodontia, para cuidar das gengivas e dos ossos dentários — por meio de cirurgias e raspagens, por exemplo;
  • Odontopediatria, para tratar problemas bucais e dentes de crianças;
  • Radiologia, para diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares — por meio de imagens de radiografias, tomografias e prototipagem em 3D;
  • Prótese Dentária, para projetar e confeccionar próteses de dentes danificados.

Estrutura da UniNorte

A UniNorte oferece um ambiente de ponta, contando com laboratórios para as disciplinas básicas, bem como laboratórios de simulação e de áreas específicas. Temos também uma clínica de Odontologia que recebe aproximadamente 300 pacientes por dia. Lá, os alunos desenvolvem técnicas e procedimentos relativos à atividade odontológica. Existem também 2 centrais de esterilização para garantir a segurança tanto do paciente quanto do aluno, além de aparelhos de radiografia. Tudo para formar os melhores profissionais do mercado!

Grade curricular

A formação básica do curso de Odontologia abrange disciplinas das Ciências Biológicas e da Saúde, como Anatomia Humana aplicada à Odontologia, Interações Patológicas, Homeostase, Epidemiologia, Ética e Bioética, entre outras. Sobre as matérias profissionalizantes, estão incluídas as seguintes:

  • Radiologia;
  • Práticas Odontológicas Laboratoriais;
  • Endodontia;
  • Periodontia;
  • Cirurgia;
  • Próteses;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia;
  • Anestesiologia;
  • Cardiologia e Dentística.

Diferenciais da instituição

O curso de Odontologia na UniNorte conta com uma das melhores estruturas de toda a cidade, com 96 equipamentos odontológicos ao todo, além de oferecer metodologias que colocam o aluno no centro do aprendizado. Todo o corpo docente é formado por mestres e doutores, reforçando o objetivo do Centro Universitário de capacitar os melhores profissionais para o mercado de trabalho.

Os alunos são incentivados a buscar oportunidades profissionais tanto nacional quanto internacionalmente, por meio de programas institucionais específicos — como o UniNorte Carreiras e o International Office. Obviamente, esse suporte é importantíssimo para a formação de profissionais de destaque.

Há também opções de financiamento para aqueles alunos que não conseguirem arcar com os valores integrais do curso. Confira algumas possibilidades!

PraValer

Modalidade de crédito universitário que permite ao aluno parcelar as mensalidades com condições especiais, sem aperto no final do mês. Faça uma simulação!

Fies

Em parceria com o governo, todos os semestres a UniNorte disponibiliza vagas aos interessados. Fique atento ao período de inscrições!

ProUni

Concedendo bolsas de estudo integrais e parciais, o ProUni é destinado a estudantes de graduação. O benefício pode ser adquirido em qualquer período e as inscrições são divulgadas no site do programa.

Bolsa Universidade

O Bolsa Universidade é um programa municipal de caráter socioeducativo que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda.

Seguro Universitário UniNorte

Seguro que garante o pagamento de até 4 mensalidades em caso de desemprego. É uma inovação da UniNorte para ajudar os estudantes que passam por algum imprevisto durante o curso.

Depois de todas essas informações, pense: você acredita que o curso de Odontologia na UniNorte pode ser a opção ideal para seu futuro? Entre em contato com nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This