Conheça o curso de Engenharia Civil na UniNorte

Cálculos, geometria, geologia, mecânica, química e outras dezenas de temas são a verdadeira paixão dos alunos que amam exatas. E a junção de todos esses conceitos resulta em um dos mais antigos cursos, existente desde o início do processo de urbanização: a Engenharia Civil.

Monitorar o processo de obras, instruir operários, gerir e fiscalizar os processos de produção são algumas das responsabilidades desse profissional que, depois de formado, encontra uma ampla área de atuação no mercado, desde construções até consultorias.

A UniNorte, maior centro universitário do Norte do país, oferece a melhor opção de curso para os alunos, unindo laboratórios munidos de equipamentos de última geração, corpo docente extremamente qualificado, aulas ministradas em locais acessíveis e condições de financiamento para todos os bolsos.

A seguir, você vai entender os motivos que fazem do curso de Engenharia Civil na UniNorte a melhor opção para o aluno que deseja ingressar na carreira e obter sucesso na vida profissional. Acompanhe!

Como é o curso de Engenharia Civil?

Durante os dez semestres em que o curso é ministrado, o aluno tem contato com conteúdos muito abrangentes. Além de estudar os conceitos matemáticos citados acima, o estudante conclui sua formação com noções de arquitetura, geotecnia, recursos hídricos, transporte, estrutura de construção civil e muitos outros.

O principal objetivo das aulas é capacitar os profissionais para resolver pendências referentes à infraestrutura de regiões urbanas. Sendo assim, o estímulo de ideias criativas, voltadas à resolução de problemas e estudos dos aspectos sociais, econômicos e ambientais, é muito comum em sala de aula.

O profissional formado em Engenharia Civil é apto a atuar em áreas de construção urbana, gerência de recursos prediais, hidráulica, saneamento e infraestrutura, passando por construções complexas como estádios de futebol, aeroportos e viadutos, até o gerenciamento de obras de barragens, redes de captação e tratamento de água e esgotos.

É importante destacar que a área de exatas deve ser dominada por todo engenheiro. Todas as disciplinas exigem dos alunos a compreensão dos conceitos físicos, químicos e matemáticos. Portanto, a familiaridade com os números é fundamental.

O perfil do estudante de engenharia

É cada vez mais variado o perfil dos estudantes que ingressam nessa faculdade. Considerando o equilíbrio de gênero — que vem aumentando gradativamente — e idade, o aluno de Engenharia Civil é bem decidido. Não é comum achar alguém que “caiu de paraquedas” na sala de aula. Eles já chegam com um vasto conhecimento sobre o campo e as opções de atuação.

Enquanto isso, os mais novos — recém-chegados do ensino médio, em sua maioria — têm vontade de trabalhar com a “mão na massa”, ou seja, participando ativamente dos processos de construção.

Entre os mais velhos, destacam-se os profissionais que já têm uma formação e buscam um complemento para a carreira, ampliando o campo profissional e se qualificando melhor para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Quais os diferenciais do curso de Engenharia Civil na UniNorte?

A UniNorte configura-se hoje como a maior rede universitária do Norte do Brasil e única multinacional da região. A instituição faz parte do grupo Laureate International, que possui outras 11 universidades e mais de 80 mil alunos espalhados pelo Brasil e 500 mil pelo mundo.

O sistema integrado da rede permite o contato com os melhores profissionais do Brasil por meio de aulas ministradas por videoconferência, além da facilidade de intercâmbio dos alunos entre os câmpus.

Particularidades curriculares

Como dito acima, a grade do curso conta com aulas teóricas e práticas, por meio das quais os professores estimulam o contato com a profissão de forma bastante empírica.

Construções de estradas, implantação de redes de drenagens e outros tipos de obra fazem parte do dia a dia dos estudantes e funcionam como uma extensão da sala de aula. Sempre acompanhada por um professor, a turma participa ativamente de atividades que acontecem pela região.

Com o auxílio de um professor-tutor, os estudantes estão aptos a prestar consultorias de clientes reais, em que colocam em prática os ensinamentos da sala de aula.

Laboratórios

Com uma das melhores estruturas laboratoriais do Brasil voltados à área de Engenharia Civil, a UniNorte conta com mais de 10 laboratórios equipados com diversos instrumentos usados no mercado de trabalho.

Na oficina de hidráulica, por exemplo, é possível ter contato com um sistema simulador de condições reais do comportamento hidráulico, capaz de avaliar vazões, diferença de pressão e fluxo de carga. No espaço, os alunos também têm acesso a um tanque real com bombas e aparelhos de simulação para áreas de saneamento, o que contribui para a aquisição do conhecimento necessário para, futuramente, atuarem na região, que é rodeada por bacias hidrográficas.

Enquanto isso, o laboratório de química conta com o mais moderno cromatógrafo a gás — aparelho que colabora com a técnica de separação de componentes —, e o de mecânica de solos possui todos os elementos necessários para a prestação de consultorias.

Corpo docente

O corpo docente do curso de Engenharia Civil na UniNorte é formado, exclusivamente, por doutores e mestres. Grande parte dos profissionais possui sua própria empresa de consultoria, o que permite a boa interface entre teoria, realidade de mercado e prática de campo, com base na experiência dos professores.

Inserção no mercado

A UniNorte oferece a possibilidade de estabelecer convênios com diversas empresas em Manaus para todos os cursos. Essas parcerias visam encaminhar os alunos para oportunidades de estágio em instituições reconhecidas no mercado nacional e internacional — no caso da Engenharia Civil, figuram empresas como Honda e Direcional Engenharia.

Para facilitar as condições de formação complementar, a universidade aceita contratos de estágio concedidos por todas as instituições voltadas à área da Engenharia, não só com as empresas parceiras. A intenção é facilitar as vias de ingresso dos estudantes nos programas de estágio.

Localização

Localizada em Manaus, a instituição não concentra alunos em uma só unidade. É possível cursar Engenharia Civil em vários câmpus espalhados pela cidade, o que facilita o acesso para pessoas de regiões distintas.

O curso pode ser encontrado em regiões centrais 11) e na Cidade Nova (Unidade 20), além da mais recente unidade do Shopping Manaus Plaza, localizado em uma via de fácil acesso para todas as áreas da cidade.

Quais opções de crédito universitário a UniNorte oferece?

Trabalhando com todos os programas oferecidos pelo governo federal, como FIES e ProUni, a UniNorte oferece também o crédito universitário PraValer, que permite o parcelamento das mensalidades com condições especiais.

Além disso, o programa municipal Bolsa Universidade tem a finalidade de fornecer bolsas para estudantes de acordo com o seu perfil socioeconômico. O cadastro é simples e pode ser feito pelo site da Prefeitura Municipal de Manaus.

Viu só? As oportunidades de crescimento profissional na Engenharia Civil, aliadas aos diferenciais oferecidas pela UniNorte, permitem que você desenvolva seu interesse e aptidões na área e facilitam os primeiros passos de uma carreira promissora.

Gostou das informações apresentadas aqui e tem interesse em conhecer ainda mais o curso de Engenharia Civil ou outras modalidades oferecidas pela UniNorte? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This