Conheça o curso de Direito na UniNorte

O Direito sempre foi fundamental para a manutenção e o equilíbrio da sociedade. E essa realidade permanece nos dias de hoje! Todo ano, profissionais capacitados se formam para ingressar em um mercado de trabalho que simplesmente não para de crescer, apresentando inúmeras possibilidades de carreira. Na UniNorte não é diferente: aqui, os alunos recebem uma formação completa, condizente com o que o mercado pede.

Que tal conhecer mais detalhes sobre os diferenciais do curso de Direito da UniNorte, aproveitando para descobrir se essa realmente é a área certa para você?

Sobre o curso

Nosso principal objetivo é formar bacharéis em Direito, ciência que estuda a aplicação e o cumprimento das normas jurídicas de um país a fim de nortear e zelar pela boa convivência em sociedade. Temos o compromisso de formar profissionais munidos das seguintes habilidades e competências:

  • capacidade de leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos;
  • facilidade para executar as normas técnico-jurídicas;
  • capacidade de pesquisa e de uso da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • atuação técnico-jurídica em diferentes áreas (administrativas ou judiciais), incluindo o entendimento de processos, atos e procedimentos;
  • emprego adequado da terminologia jurídica e dos termos relativos ao Direito;
  • aplicação de raciocínio jurídico, de argumentação, persuasão e reflexão crítica;
  • capacidade de julgamento e tomada de decisões;
  • domínio de tecnologias e métodos para a compreensão e a aplicação do Direito.

O curso de Direito da UniNorte é formado por 10 períodos, normalmente realizados em um intervalo de 5 anos. O bacharelado é presencial, com 20% do curso ofertado no formato de Educação a Distância (EAD). Os turnos oferecidos são o vespertino e o noturno.

Perfil do aluno

Quem ingressa no Centro Universitário do Norte (UniNorte) para cursar Direito deve ter em mente algumas referências indispensáveis ao exercício da justiça e da cidadania, como:

  • formação generalista e humanística;
  • sólidos fundamentos éticos e morais;
  • capacidade de análise;
  • domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
  • poder de argumentação;
  • capacidade de interpretação e de valorização dos fenômenos jurídicos e sociais;
  • atitude reflexiva e crítica;
  • aptidão para aprendizagem autônoma e dinâmica.

Além disso, o aluno desse curso deve ter muita curiosidade, vontade de aprender e inclinação para compreender a maneira como a sociedade se estrutura. Habilidade para questionar é uma característica igualmente imprescindível, bem como a capacidade de argumentação e a facilidade para trabalhar em equipe.

Perspectiva do mercado

Engana-se quem acha que o mercado de trabalho atual está muito saturado para os formados em Direito. Muito pelo contrário, aliás, um levantamento publicado pelo G1 mostra que esses profissionais têm os maiores salários entre as 10 carreiras mais procuradas no Sisu!

Vale lembrar que o curso de Direito é o único a formar profissionais para atuar no Poder Judiciário, seja ingressando como juiz ou trabalhando em funções associadas, como promotor, defensor público e advogado. Como a advocacia é primordial para a administração da justiça, a área sempre demandará profissionais especializados. Além disso, é possível atuar no serviço público, como delegado de polícia ou servidor dos tribunais, das promotorias e defensorias.

Mas as possibilidades não param por aí! Também existem muitas áreas promissoras no setor privado. Que tal apostar em soluções extrajudiciais de conflitos, por exemplo, em que o profissional pode atuar como mediador, conciliador e árbitro? O formado em Direito ainda é indispensável na estruturação e na constituição de empresas, por meio da emissão de pareceres legais e do acompanhamento de contratos. É possível, assim, construir uma ótima carreira na área corporativa.

Para fechar esse breve panorama, precisamos lembrar que um bacharel em Direito sai da graduação perfeitamente qualificado para atuar em sua própria comunidade, agindo na defesa dos direitos humanos e da cidadania.

Estrutura da UniNorte

O curso de Direito da UniNorte está localizado em um campus amplo, com 3 prédios exclusivamente dedicados à especialidade. Tais edifícios oferecem uma variedade de espaços e serviços, dentre os quais se destacam:

  • serviço administrativo;
  • núcleo de práticas jurídicas;
  • salas de aula e de estudo;
  • biblioteca;
  • coordenação do curso;
  • sala de apoio;
  • auditório;
  • cantina com 2 lanchonetes;
  • laboratórios de informática;
  • vagas de estacionamento.

Grade curricular

A grade curricular do curso de Direito da UniNorte é formada por:

  • eixo de formação fundamental: objetiva contextualizar o estudante, unindo o Direito com outras áreas do conhecimento, como Antropologia, Economia, Filosofia, Sociologia, Ciência Política e História;
  • eixo de formação profissional: destina-se a usar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, relativos à evolução do Direito e à sua aplicação na sociedade — incluídos aí estão Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Penal, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Internacional e Direito Processual;
  • eixo de formação prática: tem como objetivo integrar os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais eixos ao estágio curricular supervisionado e a outras atividades complementares.

Diferenciais da instituição

De acordo com levantamento do MEC, a UniNorte tem nota máxima no curso de Direito. Além disso, o Centro Universitário do Norte estimula o aluno a buscar boas oportunidades no mercado de trabalho, incentivando até experiências internacionais por meio de programas institucionais específicos — como o UniNorte Carreiras e o International Office. Esse suporte é essencial para a formação de profissionais de destaque.

Há também opções de financiamento para aqueles alunos que não conseguem arcar com os valores integrais do curso. Confira algumas possibilidades!

PraValer

Modalidade de crédito universitário que permite ao aluno parcelar as mensalidades com condições especiais, sem aperto no final do mês. Faça uma simulação!

Fies

Em parceria com o governo, a UniNorte disponibiliza vagas aos interessados todos os semestres. Fique atento ao período de inscrições!

ProUni

Concedendo bolsas de estudo integrais e parciais, o ProUni é destinado a estudantes de graduação. O benefício pode ser adquirido em qualquer período e as inscrições são divulgadas no site do programa.

Bolsa Universidade

O Bolsa Universidade é um programa municipal de caráter socioeducativo que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda.

Seguro Universitário UniNorte

Esse seguro garante o pagamento de até 4 mensalidades em caso de desemprego. É uma inovação da UniNorte para ajudar os estudantes que passam por algum imprevisto.

Agora que você já tem mais informações sobre o curso de Direito, entre em contato com nossa equipe para tirar as últimas dúvidas e fazer sua escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This