Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UniNorte garante aos alunos um aprendizado em que a teoria é aliada a prática. Com metodologias ativas em que o aluno é o protagonista do seu desenvolvimento acadêmico.

Assim como em outras profissões, o arquiteto está sempre se reinventando e ampliando seu leque de atuação. Hoje em dia, os arquitetos estão ocupando cargos públicos, elaborando projetos de planejamento urbano, participando de ONGs, abrindo escritórios e se fazendo notar nos mais diversos projetos voltados à ocupação do espaço físico. Parece interessante, não é mesmo?

Ao longo dos próximos tópicos, vamos conhecer um pouco do caminho trilhado pelo aluno que quer se transformar nesse profissional altamente detalhista e observador. Pronto para entender o que o curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte tem a oferecer? Acompanhe!

A profissão do arquiteto e urbanista

Com o objetivo de formar profissionais aptos a trabalhar com projetos e organizações de espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, o curso de Arquitetura e Urbanismo usa de conhecimentos científicos e cálculos estruturais para inserir as pessoas em espaços agradáveis e planejados. Isso considerando, claro, impactos sociais e ambientais.

Essa é, portanto, uma profissão de vasto campo de atuação. O profissional é capaz de trabalhar desde a comunicação visual, o paisagismo e a iluminação até a restauração de edifícios, o planejamento urbano e o mapeamento de trânsito. Além disso, o arquiteto sai do curso apto a atender em escritório, lidando com uma demanda mais pontual, que envolve projetos residenciais e comerciais de diversas escalas e magnitudes.

E preste bastante atenção para não confundir o trabalho do arquiteto com o do engenheiro civil, ok? Por mais que ambos os profissionais trabalhem com construções, o engenheiro cuida de questões técnicas da estrutura, enquanto o arquiteto foca na parte mais estética. Logo, um serviço complementa o outro.

O perfil do aluno

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo têm um perfil bastante variado. Em geral, considerando o foco do curso em um desenvolvimento de nível artístico, espera-se que os alunos tenham uma veia voltada para a liberdade criativa. A forma diferenciada de ver e questionar o mundo ao redor também é uma característica presente no aspirante a arquiteto.

A preocupação com o desenho é bem comum. É claro que a intimidade com o lápis, o papel e a régua é um traço desejável, mas nada de desespero, porque a prática é bem desenvolvida no decorrer do curso, com todo o apoio de que o aluno precisa — incluindo os mais avançados softwares de desenho.

O curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte

Focado em formar profissionais completos e capazes de atuar em todas as áreas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UniNorte passou por uma modernização de toda sua grade curricular. Agora, o ensino está voltado para os atributos artísticos dos alunos, no sentido de transformá-los em pessoas mais criativas. Obviamente, isso aumenta a qualidade de vida de quem futuramente se beneficiará dos serviços prestados por esses profissionais.

Assim, além do trabalho focado nas ciências humanas e exatas, o investimento em trabalhos externos, feiras culturais, mostras e programas sociais colabora (e muito) para proporcionar uma formação crítica mais apurada. Esse contato com o mundo fora da sala de aula transforma os alunos em pessoas aptas a resolverem problemas — que é a maior incumbência do arquiteto.

Corpo docente e grade curricular

Formado estritamente por doutores, mestres e especialistas ativos no mercado de trabalho, o corpo docente da UniNorte oferece contato com profissionais de diversas partes do Brasil e com experiências em todo o tipo de segmento dentro da Arquitetura.

A duração do curso é de 5 anos (10 semestres), com uma carga horária total de 3.600 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Supervisionados por professores, os trabalhos finais são realizados no último ano, aliados a matérias que dão o devido suporte para sua conclusão.

Infraestrutura e laboratórios

Instalado em uma região central, contando com vias de fácil acesso para todas as áreas, o curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte funciona na Unidade 8, com infraestrutura dotada de laboratórios e salas de treinamentos.

Laboratórios de conforto ambiental

Equipado com computador, caixas de som, luxímetro, bússola, termômetro de bulbo e heliodon (aparelho que simula a posição do sol sobre os edifícios no decorrer do dia), o laboratório insere os alunos nas práticas envolvendo todos os aspectos do conforto ambiental.

Sala de plástica

Esse é um espaço específico para a fabricação de maquetes e modelos, equipado com instrumentos auxiliares que colaboram para a produção interna desse material.

Salas de prancheta

São 6 salas equipadas com pranchetas reclináveis e réguas paralelas para a elaboração dos trabalhos e a introdução dos conceitos de desenho a instrumento.

Laboratório de informática

O laboratório destinado ao curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte oferece recursos computacionais específicos para a execução das atividades práticas exigidas pela grade curricular. É focado no aprendizado de AutoCAD e SketchUp, programas de domínio fundamental para o mercado de trabalho.

Ateliê

O ateliê de projetos é uma sala equipada com pranchetas para desenvolvimento de projetos de desenho e atividades complementares.

Metodologia ativa

Para ajudar a moldar a postura profissional dos estudantes e criar uma cultura de questionamento e convívio social, a UniNorte está sempre produzindo mostras, exposições culturais e visitas técnicas que garantem experiências únicas aos alunos.

No caso específico do curso de Arquitetura, são frequentes as excursões a cidades em que a obra arquitetônica é conhecida, referência de mercado e usada como material de estudo em sala de aula. Visitas técnicas a construções, paisagens e empresas conceituadas na área também são corriqueiras. O objetivo é apresentar aos alunos como os conceitos apresentados em sala são aplicados no dia a dia.

A inserção no mercado de trabalho

Muitas vezes, o aluno de Arquitetura e Urbanismo chega ao curso sem um conhecimento claro da amplitude de oportunidades que a área oferece. Pensando nisso, a UniNorte fornece um intenso trabalho de acompanhamento com um professor conselheiro, responsável por conversar e compartilhar experiências com os estudantes de modo a apresentar as oportunidades de carreira e ajudar a aflorar seu potencial.

Para enriquecer ainda mais essa experiência, a cada semestre, um ex-aluno faz uma visita ao campus a fim de contar aos alunos atuais sobre sua passagem pela universidade e sobre as perspectivas do mercado. Assim, pela vontade de formar profissionais de sucesso, a UniNorte conta com uma empresa júnior e uma central de estágios que gerencia e encaminha os alunos para empresas parceiras ou conveniadas com a instituição.

O esforço constante da UniNorte em inserir profissionais completos no mercado mostra uma preocupação humanista da instituição. E isso vale não só para o aluno, mas também para todas as pessoas que serão direta ou indiretamente atingidas por seus serviços prestados.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte? Então entre em contato conosco e conheça nossas condições de matrícula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This