videoentrevista

Os processos seletivos para oportunidades de emprego têm seguido a modernização pela qual o mundo passa na forma de se relacionar. Ferramentas tecnológicas como os testes aplicados virtualmente, as redes sociais corporativas e a realização de videoentrevistas no processo de recrutamento são cada vez mais frequentes.

Muitos candidatos com vasta experiência podem se sentir intimidados em uma videoentrevista. Concorrer a uma vaga de emprego pode trazer ansiedade no momento para qualquer pessoa. Não é preciso adicionar mais nervosismo nessa receita pela forma como ela vai ocorrer.

A videoentrevista é uma realidade e, como para qualquer outro processo seletivo presencial, também é possível se preparar para ela. Conheça as nossas 8 dicas para você ficar cada vez mais confortável com esse método e melhorar a sua performance! Boa leitura!

Quais são os benefícios da videoentrevista?

O recrutamento tradicional pode limitar a busca das empresas por profissionais fora da região de atuação, porque nem todos estão dispostos a investir em deslocamento para concorrer à vaga oferecida.

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet banda larga, que permitiu o acesso a uma conexão com a velocidade adequada para uma conferência virtual, a videoentrevista se tornou uma realidade. Ela expandiu tanto a chance do profissional em busca de reinserção quanto o escopo de recrutamento das empresas.

Uma entrevista por vídeo é tão produtiva quanto um encontro presencial. Mas atenção: não confunda uma videoentrevista com uma conversa por Skype com um amigo. Você ainda passa por um processo avaliativo e não deve ter um comportamento inadequado ou uma postura excessivamente informal.

Elas podem ser feitas em tempo real com o auxílio de softwares de conversa por vídeo, como o próprio Skype. Também pode ser solicitado ao candidato que grave um vídeo com respostas a um questionário ou com uma breve descrição de suas aptidões e habilidades, por exemplo. Alguns processos seletivos podem envolver as duas etapas, tanto o envio de vídeos quanto uma conversa ao vivo.

Independentemente do número de fases e de como o vídeo vai ser utilizado no recrutamento, não precisa se preocupar! Siga as dicas que vamos apresentar a seguir para ter um ótimo desempenho!

Como se preparar uma videoentrevista?

1. Teste seu equipamento

videoentrevista

Verifique a qualidade de transmissão e de gravação do seu equipamento antes de começar o processo seletivo. Faça uma conferência com um amigo ou conhecido e peça para ele anotar caso tenha algum problema na transmissão tanto da imagem como do áudio.

É importante manter o teste por um período não tão curto. Faça uma transmissão de ao menos cinco minutos para que ela fique sujeita a falhas de conexão. Somente assim você terá um resultado que reflita verdadeiramente a qualidade da sua videoentrevista.

2. Procure uma alternativa

videoentrevista

Se notar algum percalço que pode atrapalhar a sua desenvoltura ou prejudicar de alguma forma o entendimento do entrevistador na videoentrevista, busque uma forma de sanar esses problemas.

Pegue emprestado um computador com uma configuração melhor de algum amigo ou procure um sinal de Wi-Fi com uma velocidade superior para se conectar. Não deixe dificuldades técnicas se tornarem um obstáculo entre você e a vaga de emprego.

3. Vista-se adequadamente

videoentrevista

Prefira um visual discreto e de acordo com o perfil da vaga de emprego para a qual vai concorrer. Escolha sua roupa da mesma forma como escolheria para participar de uma entrevista presencial. É preciso demonstrar já na vestimenta o seu comprometimento e a sua preparação para a ocasião.

4. Escolha um local apropriado

Um ambiente clean e organizado é essencial para a entrevista fluir de maneira adequada. Quartos com muita informação visual podem ser uma fonte de distração não apenas para você, mas também para o seu entrevistador.

Locais públicos, como cafés com Wi-Fi, são escolhas perigosas, pois são ambientes sem controle e sujeitos a ruídos. Escolha um cômodo com boa luminosidade e que lhe dê a tranquilidade necessária para participar da videoentrevista.

5. Certifique-se de que não haverá interrupção

videoentrevista

Essa dica complementa a anterior. Avise aos familiares ou aos amigos com quem você divide a casa que participará de um processo seletivo virtual. Deixe bem claro que não deve ser atrapalhado. Se tiver tranca nas portas, passe a chave.

Cuide também para deixar de fora do cômodo da entrevista o animal de estimação. Por mais amor que você tenha pelo seu pet, se ele começar a latir ininterruptamente, por exemplo, pode atrapalhar o seu rendimento.

6. Demonstre capacidade de comunicação

É importante manter uma conversa com seu entrevistador. Busque trazer o maior número de informações sobre você em cada resposta. Enalteça, sempre que possível, seus pontos fortes, mas sem fugir do assunto em questão.

Se você costuma dar respostas monossilábicas, tome cuidado. Quanto mais completas forem suas respostas mais próximo você estará da vaga.

7. Prepare-se com antecedência

videoentrevista

Busque informações sobre a empresa para a qual você vai se candidatar e as tendências de mercado da área de atuação da organização. Pesquise também sobre os principais concorrentes. Demonstrar que você se preocupou para entender mais sobre o segmento para o qual tem ambição de entrar é fundamental.

8. Tenha seu currículo na ponta da língua

videoentrevista

O marketing pessoal é muito importante. Não perca a chance de demonstrar suas principais realizações e destacar suas competências. Faça isso com propriedade e encare a câmera como se olhasse nos olhos do entrevistador. Passar segurança e adotar uma postura profissional vai impressionar quem estiver do outro lado da videoentrevista.

Viu como participar de um processo seletivo a distância não é um bicho de sete cabeças?! Basta se preparar como você faz para uma entrevista de emprego tradicional. Tome os cuidados necessários e faça o seu processo seletivo de forma tranquila e com propriedade.

A tecnologia permitiu que as perspectivas aumentassem e as oportunidades se tornassem mais acessíveis. Aproveite a possibilidade de fazer uma videoentrevista e as vantagens que ela traz para ampliar o seu sucesso profissional!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas e consigam um bom desempenho na próxima entrevista em vídeo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This