Carreira em Administração: como saber se estou escolhendo o curso certo?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em um curso superior passou de bônus a elemento obrigatório para quem deseja conseguir um bom emprego e melhorar de vida. É fato: a graduação abre um mundo de oportunidades. Estamos falando não só de aquisição de conhecimentos, mas de contato com novas pessoas e experiências, o que gera crescimento pessoal e profissional.

No entanto, com a possibilidade de ingressar em uma graduação, é muito comum que surjam dúvidas sobre qual carreira seguir. Aí entra a fase da pesquisa. Afinal, você não quer escolher sua carreira sem conhecer de fato a profissão, certo? Lembre-se: quem pula essa etapa corre o risco de engrossar as estatísticas de evasão nos anos iniciais do curso ou de se tornar um profissional frustrado.

Corra atrás de informações sobre o mercado de trabalho e oportunidades de carreira, além de se questionar se o curso em questão realmente combina com você e com o que gosta de fazer. Pense bem: você se interessa por temas ligados a empreendedorismo, negócios, relações de emprego e questões humanas? Ainda por cima se dá bem com cálculos e estatísticas? Então que tal seguir carreira em Administração?

Para ajudá-lo a saber se está fazendo a escolha certa, apresentaremos a seguir algumas respostas para os principais questionamentos de quem pensa em ser um administrador. Confira e tire suas próprias conclusões!

Que tipo de profissional o curso forma?

Acredite: o curso de Administração é o mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, de acordo com o Censo da Educação Superior, é a segunda carreira com maior número de matrículas entre os cursos superiores. A escolha é tão popular entre os jovens por oferecer muitas oportunidades de atuação.

Os profissionais graduados em Administração são capazes de usar princípios, normas e funções para gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais das organizações em que atuam, sempre com visão ética, senso crítico, criatividade e espírito empreendedor. Compondo a área de Ciências Humanas e Sociais, o curso engloba, entre outras disciplinas:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Matemática e Contabilidade aplicadas à Administração;
  • Empreendedorismo;
  • Filosofia, Sociologia e Psicologia;
  • Direito Tributário;
  • Economia e Estatística;
  • Marketing;
  • Gestão de Recursos Humanos.

Quais são as áreas de atuação do administrador?

A Administração é considerada uma área interdisciplinar, uma vez que o profissional pode atuar em praticamente todos os departamentos de uma empresa, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos. Bastante amplo, o mercado oferece um bom leque de oportunidades para atuação. Entre as principais vertentes da carreira na área estão:

  • foco na administração de empresas: cabe ao profissional gerenciar de forma coordenada todas as áreas de um negócio, desde recursos pessoais, materiais e financeiros a posicionamento mercadológico e estratégias de atuação;
  • foco na administração financeira: o administrador gerencia os assuntos relacionados às atividades financeiras de uma organização, como fluxo de caixa, capital de giro, patrimônio e análise de orçamentos;
  • foco nos recursos humanos: engloba questões envolvendo as relações entre funcionários e empresa, como recrutamento e seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho;
  • foco em marketing: o profissional vai criar estratégias de atuação e de posicionamento para a empresa a fim de atender às necessidades dos clientes com seus produtos e serviços para aumentar as vendas e os resultados.

Como está o mercado de trabalho na área?

O mercado de trabalho oferece boas oportunidades na área. Afinal, hoje são mais de 21 milhões de empresas ativas no Brasil, sendo que todas precisam, direta ou indiretamente, de um administrador. A demanda por profissionais da área é, assim, sempre significativa.

O administrador desempenha funções estratégicas em qualquer setor da economia e em empresas de todos os portes. Suas habilidades são importantes em supermercados, farmácias e lojas, até grandes empresas e multinacionais. Além disso, o profissional tem a possibilidade de atuar na administração pública, gerenciando instituições governamentais e elaborando políticas.

Ainda é possível atuar como autônomo, seja ao prestar consultorias ou abrir seu próprio negócio. Aliás, o empreendedorismo é uma grande tendência, que foi inclusive reforçada pela necessidade de driblar a crise econômica.

Uma pesquisa realizada em 2015 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que 4 a cada 10 brasileiros adultos já têm uma empresa ou ao menos estão envolvidos na criação de uma. E é fato: se o empreendedor é formado em Administração, as chances de o negócio prosperar são maiores, uma vez que o curso fornece o preparo necessário para isso.

Quais são os principais desafios?

Assim como para os profissionais de outras áreas, os maiores desafios para graduados em Administração se resumem a driblar a crise e a crescente competitividade do mercado de trabalho. E isso só é possível por meio de constante atualização e preparação, o que envolve também a compreensão das tendências do momento. O administrador moderno está sempre aberto a mudanças e inovações, além de reconhecer a importância da tecnologia nos dias atuais, usando-a a favor do seu trabalho.

A melhor forma de superar os desafios do setor é, portanto, buscando qualificação constante. Exatamente por isso, muitos administradores optam por fazer uma especialização depois de formados. A pós-graduação possibilita que os profissionais desenvolvam ainda mais suas habilidades, sempre com foco nas tendências de mercado, o que garante melhores perspectivas para o futuro.

Levando em consideração todas essas informações, esperamos que você tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre a escolha pela carreira em Administração. No fim das contas, o curso é uma excelente opção para quem se identifica com a área e está em busca de desenvolvimento profissional.

Isso sem contar que, diferentemente do que muitos pensam, há excelentes oportunidades de graduação também para aqueles que não têm muitos recursos financeiros disponíveis. Opções de financiamentos e bolsas de estudo podem dar uma forcinha para realizar o sonho de ingressar em um curso superior. Comece já a pesquisar por instituições que ofereçam essas facilidades, desde que aliadas a um ensino de qualidade, claro!

Por fim, se este post contribuiu para você tomar uma decisão sobre a escolha do curso certo, entre em contato conosco e conheça muitas opções acessíveis para você ingressar na graduação dos seus sonhos!

Comments (12)

  1. To interessada no curso de administração, mais gostaria de saber o valor

    1. Oi Valquíria, tudo bem? Ficamos felizes pelo seu interesse! Já mandei para o seu e-mail sua dúvida e por lá podemos conversar bem mais.

  2. Gostaria de saber se as unidades uninorte, oferecem o curso de arquivologia?

    1. Olá Tanise, tudo bem?

      Infelizmente não ofertamos este curso, mas oferecemos mais de 50 opções. Vou mandar para o seu e-mail. 🙂

  3. Estou inscrito no vestibular, mas gostaria de saber mais sobre o valor do curso e outras maneiras além do vestibular que eu possa ingressar em Administração que é meu objetivo, obrigado.

    1. Olá Diego, tudo certo com você? Vou lhe enviar mais informações pelo e-mail.

  4. Estou interessada no Curso de Pedagogia e gostaria de saber mais sobre o valor

    1. Oi Gabriela, como vai? Vou mandar esta informação pelo seu e-mail. 🙂

  5. Tô interessada em Estética e Cosmética qual o valor do curso!

    1. Tudo bem Wakla? Vamos mandar tudo por e-mail.

  6. Gostaria de saber o valor do curso de administração

    1. Olá Thyná, vamos mandar informações pelo seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This