Bullet Journal, uma maneira fácil e divertida de se organizar

O final de ano é cheio de celebrações, mas também é época de avaliar o que passou e planejar os próximos passo. Com a chegada do novo ano, que tal organizar – ou pelo menos tentar – manter as coisas mais organizadas?

O Bullet Journal pode ser uma ferramenta poderosa para isso. Criado pelo designer Ryder Carroll em 2013, o “bullet journal” é, nas palavras dele, um “sistema analógico para registrar o passado, organizar o presente e se planejar para o futuro”. Para os organizados, é mais um método bacana para testar, e para quem tem dificuldade em organizar as obrigações acadêmicas, pode ser a solução para um 2019 focado.

O que é?

Na prática, é uma mistura de agenda com diário, onde são registradas tarefas, metas mensais e anotações, preenchidas de acordo com o método criado pelo designer.

Por que funciona?

Em uma época de aplicativos de celular para tudo, em que as pessoas praticamente perderam o hábito de escrever à mão, essa atividade tem feito surpreendente sucesso e conquistado muitos adeptos. Estudos comprovam que escrever o que precisa ser feito diminui a ansiedade de concluir a tarefa e aumenta o foco na execução.

Fazer isso em papel no lugar de uma tela digital não apenas dá um descanso para olhos como dá outra perspectiva às tarefas: itens escritos à mão não podem ser deletados.

Como fazer?

Originalmente, o método exigia apenas um caderno e alguma vontade, mas o estilo acabou ganhando variações, como alguns bastante artísticos, cheios de floreios, desenhos e Lettering (fontes desenhadas à mão), fazendo sucesso no Instagram.

A melhor parte disso tudo, é fazer o BuJo, (como carinhosamente muita gente chama), do seu jeito.

Ainda assim, o método original está ao alcance de qualquer um, e existem tutoriais excelentes disponíveis, como o escrito pela publicitária amazonense Bruna Guimarães para o blog da Umbler, empresa de marketing digital e hosting. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Não custa nada tentar, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This