Ainda vale a pena ter um curso superior? Descubra aqui!​

Muitas dúvidas passam pela cabeça dos estudantes após concluírem o ensino médio, e não é para menos. Esse é o momento de decidirem sobre o futuro, qual caminho seguir e que profissão escolher. Por isso, muitos se veem diante de questionamentos e, nesse contexto, um dos mais comuns é: ainda vale a pena ter um curso superior?

Tudo isso é normal. Se você se vê diante de dúvidas como essa, fique tranquilo! A escolha da profissão, que vai desempenhar talvez por toda a sua vida, merece mesmo ser bem pensada. Muitos fatores precisam ser analisados, como mercado de trabalho, aptidões, possibilidades de crescimento na carreira e, claro, salários mais atraentes.

Seja qual for a sua opção e o motivo que despertou o seu interesse, essa escolha deve passar por um curso superior. Neste post, mostraremos para você a importância de uma graduação para o seu crescimento pessoal e profissional e o que tudo isso pode proporcionar para a sua vida. Acompanhe!

O que é um curso superior?

Os cursos superiores, ou graduações, constituem formas de ensino do sistema educativo realizadas por universidades, faculdades, institutos politécnicos e escolas superiores. Qualquer instituição pode oferecê-los, desde que sejam credenciadas para conceder graus acadêmicos ou diplomas profissionais.

Um curso superior está disponível para estudantes que concluíram o ensino médio ou equivalente, além de terem sido aprovados em processo seletivo escolhido pela instituição.

Ao longo de um curso de graduação, o aluno desenvolve conhecimentos específicos em determinada área, obtendo competências para atuar em diversas profissões no mercado de trabalho.

Quais as modalidades de graduação existentes?

Os cursos superiores possuem três modalidades distintas: bacharelado, licenciatura e as graduações tecnológicas (tecnólogo). A seguir, veja algumas especificidades de cada uma!

Bacharelado

Os cursos de bacharelado têm duração média de quatro a cinco anos, constituindo as principais e mais concorridas graduações das universidades do país. Possuem uma grade curricular mais extensa, mesclando disciplinas teóricas e práticas.

Essa modalidade de graduação dá ao estudante uma visão mais generalista da profissão, possibilitando ao futuro profissional uma visão crítica e analista. Como exemplos de cursos de bacharelado, temos o Direito, o Jornalismo e a Administração.

Licenciatura

Com duração média de quatro anos, os cursos de licenciatura também são graduações muito procuradas pelos estudantes. São direcionadas para pessoas que visam a carreira docente em escolas, desde a educação infantil até o ensino médio.

Portanto, se você pretende trabalhar para o aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro, ensinando os alunos na educação básica e até preparando-os para o ensino superior, as licenciaturas são as mais indicadas para você.

Pedagogia, Letras, Matemática e História são alguns exemplos de cursos que podem ser encontrados nessa modalidade.

Graduação tecnológica

Os cursos superiores em tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, possuem duração média entre dois e três anos. São muito procurados por estudantes que desejam uma formação mais específica no mercado de trabalho, em áreas de gestão e tecnologia, por exemplo.

Trata-se de uma graduação com perfil mais prático e que oferece, diferentemente de um curso técnico, diploma de curso superior reconhecido pelo MEC. Como exemplos de graduações dessa modalidade, temos os cursos superiores de tecnologia em Design Gráfico, Gestão da Produção Industrial e Segurança do Trabalho.

Quais são as vantagens de se fazer um curso superior?

Agora que você conhece melhor as modalidades de cursos superiores, veremos agora algumas vantagens que você terá ao cursar uma graduação.

Esses benefícios acompanharão você tanto durante o curso quanto após a conclusão, em seu ingresso no mercado de trabalho. Confira!

Conhecimento específico

Ao ingressar em uma universidade, o estudante passa a ter acesso a um mundo de novos conhecimentos, principalmente aqueles que o capacitarão para o exercício de sua futura profissão. Você terá aulas com professores preparados e com experiência de mercado, o que é um excelente diferencial para a sua carreira.

Com as qualificações técnicas adquiridas em um curso superior, você se torna um profissional mais qualificado e apto para atuar em empresas de diferentes portes e segmentos.

Propor soluções, pensar de forma estratégica e desenvolver trabalhos em equipe são apenas alguns exemplos de funções que você será capaz de exercer, graças ao conhecimento específico adquirido na graduação.

Crescimento e reconhecimento profissional

Outros dois importantes benefícios obtidos com um diploma de curso superior são o crescimento e o reconhecimento profissional. Geralmente, os empregadores veem com bons olhos um profissional que buscou se capacitar para o exercício da função — e isso, logicamente, ajudará você a conquistar melhores vagas.

Evidentemente, além do diploma, é preciso mostrar na prática as suas qualificações e em como elas contribuem para o sucesso da organização. Como consequência disso, não é raro profissionais com cursos superiores receberem promoções e boas oportunidades de crescimento na empresa.

Melhores salários

Possivelmente, você já ouviu falar que os profissionais que possuem curso superior têm salários mais altos com relação àqueles que não completaram uma graduação, certo? Geralmente, é isso mesmo que acontece, e os motivos não são difíceis de entender.

Profissionais com formação em cursos superiores são considerados mais capacitados para ocupar cargos mais altos e de confiança nas empresas. Isso se justifica pelo fato de essas pessoas terem acumulado mais conhecimento — principalmente por causa da graduação — e possuírem mais habilidades.

Mais oportunidades de emprego

Com um diploma de curso superior em mãos, é notável o aumento de oportunidades de emprego. Muitos cargos exigem o término de uma graduação como pré-requisito para a vaga e, portanto, sai na frente quem já possui essa qualificação.

Para quem almeja o serviço público, por exemplo, os cargos com maiores salários normalmente exigem a conclusão de um curso superior. Fica claro, então, que quem possui uma graduação tem um campo de atuação mais amplo e com mais oportunidades do que pessoas sem esse diploma.

Maturidade para a vida

Além de todos os benefícios nos campos acadêmico e profissional que um curso superior oferece, há um enorme ganho pessoal para o estudante, que ele levará para toda a sua vida. Isso por que, durante uma graduação, o futuro profissional aprende a conviver e a respeitar prazos, além de várias outras responsabilidades importantes.

Além disso, o estudante de um curso superior convive com muitas outras pessoas, com ideias e atitudes que podem ser (e serão) diferentes da sua. Esses fatores contribuem — e muito! — para o profissional que você se tornará, capaz de vivenciar e administrar diversas situações e a respeitar sempre as opiniões e vivências de outras pessoas.

Possibilidade de especialização em cursos de pós-graduação

Pensando a médio e longo prazo, os cursos de pós-graduação são excelentes opções para você se especializar e se tornar um profissional ainda mais completo. Considerando o quanto o mercado de trabalho é concorrido, uma pós-graduação é fundamental para se manter atualizado e em lugar de destaque.

Contudo, para se especializar em uma pós, é preciso ter o diploma de um curso superior. Portanto, a graduação torna-se ainda mais importante, pois fará com que você adquira uma base e, a partir daí, aperfeiçoe seus conhecimentos da área de atuação.

Viu só como ainda vale muito a pena ter um curso superior? São muitas as vantagens obtidas pelo estudante graduado, e tudo isso pode estar mais perto do que você imagina. Entre em contato com a UniNorte, conheça nossos cursos e garanta já o seu futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This